quinta-feira, 25 de agosto de 2011

The show must go on

O Pinto da Costa veio apoiar os árbitros. Nada que não esperasse se o Sporting não caísse na esparrela de criticar as arbitragens dos outros jogos e dessa forma e por iniciativa própria transformasse esta “guerra” numa “guerra” com o Porto. O Sporting não caiu nessa esparrela nem na tradicional esparrela do “sistema” (depois de todos serem ilibados no Apito Dourado, se esse foi chão que nunca deu grandes uvas muito menos o dá agora).

Como disse há dias, os árbitros precipitaram-se e ao fazê-lo meteram-se num buraco. Agora não sabem como sair dele. Por isso andam aos avanços e arrecuas. Dizem que vão continuar o boicote e no momento seguinte garantem que vão arbitrar o próximo jogo do Sporting. Dizem que querem que o Sporting se retrate e no momento seguinte querem negociar um acordo com a sua Direcção. É muito difícil sair deste “buraco” sem se desautorizarem e desautorizarem com eles toda a estrutura da Liga, que lhes deu apoio e cobertura.

Como o Sporting continua no lugar onde sempre esteve e não se mexe um milímetro, o Pinto da Costa teve que vir a jogo para ajudar toda esta gente, que apoiou e promoveu, a sair do buraco onde se meteu, transformando tudo numa “guerra” entre Porto e Sporting. O Sporting tem que deixar Pinto da Costa a falar sozinho. Nada de respostas. É deixar isso para os comentadores. Se assim proceder, vai-se verificar que o Pinto da Costa veio a jogo mais cedo do que devia e numa posição que não lhe é favorável. É que, como também já referi, só uma equipa pode ganhar o campeonato e mais cedo do que tarde, tendo em consideração que o Porto – Benfica é à sexta jornada, as posições vão-se definir. Se o Porto ficar à frente, dá o flanco porque, com esta posição, vai ficar associado aos árbitros e às suas benesses. O Benfica, com todo o seu poder mediático, não vai perdoar. Se ficar atrás, perde margem de manobra para vir criticar o Benfica e as arbitragens.

Provavelmente quem vai ficar a ganhar num primeiro momento com isto tudo é o Benfica. Mas se o Sporting se mantiver neutral e coerente, é provável que venha a ganhar, se não no curto pelo menos no médio prazo. É só esperar um pouco mais e isto vai-se transformar como sempre numa “guerra” entre o Benfica e o Porto. Nessa altura, começam a esquecer-se de nós. Esta precipitação dos árbitros obrigou toda a gente a abrir o jogo mais cedo do que queria e a trazer para a luz do dia o tradicional jogo de sombras que dura uma grande parte do campeonato (e que só começa a ser visível quando alguém, considerando que já perdeu demasiado, o começa a denunciar).

7 comentários:

  1. Boas, Excelente visão que tens desta trapalhada e da posição que devemos ter em relação a tudo isto. Era bom fazeres chegar este post à nossa direcção. Eu e apesar de tudo tenho alguma confiança na inteligência das pessoas que estão à frente do clube e sei prefeitamente que esta estratégia estava bem delineada depois do que aconteceu nas primeiras jornadas do campeonato passado, o que demonstra por si só a perspicácia da nossa direcção. Em relação ao Benfas tenho muitas dúvidas que entrem neste jogo a nosso lado, eles estão mais preocupados com o 2º lugar e respectivo acesso à LC. Até agora têm tb sido beneficiados e só falaram abertamente de arbitragem quando nós formos beneficiados e/ou lhes mordermos os calcanhares.

    ResponderEliminar
  2. Rui, vais-me desculpar a interrupçao, mas venho apelar-te a que vejas o jogo de hoje. Esquece a radio. Ou melhor, se te puxar pelo sangue, ouve, mas nao deixes de ver.

    O Postiga deve jogar, e temos de aproveitar. Fala-se muito do Djalo, mas esse nao tem nada que se aproveite do ponto de vista criativo. E tosco, e ponto. Nao ha nada de interessante nas suas recepçoes mal orientadas.

    Ja o Postiga, e uma reliquia que temos de aproveitar. Uma bençao para a expressao artistica. Todos os genios da arte se inspiraram nos seus `Postigas´. Nos nao seremos genios, certamente, mas teremos direito, na nossa vida de adeptos, aos nossos melodramas. Mesmo que estes nos tragam infelicidade.

    Enquanto que o Djalo e aquela gaja feia que nao nos larga, o Postiga e a donzela que imaginamos poder dar-nos a felicidade ideal, mas que se tornou numa figura insuportavel, pela sua natureza de prima dona picuinhas. Oferecemos-lhe tudo o que podiamos, tentamos tudo, mas ela nao muda. E insuportavel.

    So que, ao contrario da gaja feia, esta, quando estiver longe, nao a vamos esquecer.

    Aproveita, Rui, que o futebol nao e so festejar golos. Tens de contemplar a arte do desastre. O desespero do desperdicio.

    Vai por mim, daqui a pouco o Domingos tira-o de vez, e, daqui a uns anos, das por ti, de novo, indiferente a felicidade do golo. Um dia, o Rubio marca o 3 golo contra o Gil Vicente e tu, no fim de um breve e desapaixonado festejo, viras-te para o lado e dizes para quem ve o jogo contigo: ´Eh pa, lembras-te do Postiga!´

    (desculpa os chapeus, outra vez)

    JPaulo

    ResponderEliminar
  3. Isso, mas acrescentar que devemos relembrar os meios e velhos métodos de propagação dos cirúrgicos soundbites de Pinto da Costa.

    É incrível mas esta "misteriosa" entrevista aparecida quase do além, sem voz do entrevistador e sem uma única pergunta incómoda não foi feita no Porto Canal.

    Não. Nada disso. Foi-nos oferecida, bandeja e tudo, no serviço público da RTPN.

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pela alta qualidade dos posts publicados!

    ResponderEliminar
  5. Os membros da direcção do Sporting deveriam ler este post.

    ResponderEliminar
  6. Caros leitores,

    Muito obrigado pelos comentários. Quanto ao JPaulo, vai-me perdoar mas vou aproveitar os comentários dele para uma "postada" se entretanto não tirarem o Postiga e o Djaló.

    SL

    ResponderEliminar