terça-feira, 16 de agosto de 2011

Jornais Desportivos

Lendo alguns posts mais recentes, bem como alguns dos comentários feitos pelos nossos mais fieis leitores, uma velha dúvida assalta o meu espírito: dentro do panorama jornalístico-desportivo nacional o que deve um Sportinguista ler? A Bola? Record? O Jogo?

Existirá algum jornal 'sério'? Será que um jornal desportivo pode ser 'sério' ou mesmo a sério?

Estou cansado desta hipocrisia silenciosa de pretensas isenções.


Não seria melhor se os nossos jornais desportivos se assumissem como por exemplo o fazem os jornais espanhóis? Ou como os canais de televisivos de "notícias" nos EUA?

Até que isso aconteça vou-me deixando levar pelas capas (sim sou mais velha guarda - gosto de ler o jornal em papel e ler antes que alguém o amarrote - mariquices!)

Saudações Leoninas,

P.S. Se o caro leitor tiver as mesmas dúvidas que eu, aconselho a leitura ocasional do Jornal do Sporting. Em primeiro lugar faz bem ao ego e em segundo lugar ajuda a manter o mais antigo jornal de clube da Europa.

7 comentários:

  1. Depois de sucessivos posts, meia dúzia, não mais, que descobri isto há pouco tempo, cheguei a uma conclusão:

    João Domingos e Rui Monteiro, vocês são eu. Não sei como, mas são.

    Prossigam escrevendo aquilo que eu penso. É sempre uma leitura interessante.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Senhores, excelente lembrança :) muito obrigado e vai ser isso mesmo daqui prá frente: voltemos a comprar o jornal do sporting na banca

    ao menos não engana :) tá lá tudo pq sim e Vivó Sporting!!!

    beijos e abraços

    ResponderEliminar
  3. tb compro o jornal Sporting, sempre me dá um gozo e prazer aquela leitura,
    em relaçao aos jornais desportivos, nao haveria problema se se assumissem, desde q daí obtivessem um lucro consideravel na venda dos jornais, mas isso em Portugal com a quantidade de consumidores de jornais muito inferiores aos espanhois e americanos nao seria possivel, se todos nós comprassemos o jornal Sporting e deixassemos de comprar os desportivos nacionais parciais..isso sim, seria tao bom!!

    ResponderEliminar
  4. Dentro do mau, o meu preferido é o jogo:
    A favor do Porto, contra o Benfica e neutral com o Sporting.
    SL

    ResponderEliminar
  5. Sejamos sinceros. A capa mais bombástica e de melhor apresentação é quase sempre a da "Bola". E algumas vezes até acertam. Mais vezes no que diz respeito a movimentações de jogadores que atiça mais a curiosidade. No entanto quando se passa para o recheio é um ver se te avias. Noticias dos clubes sem interesse baseadas no "diz que disse", algumas falaciosas e outras a falar no mesmo assunto aí umas cinquenta vezes (tipo novela)o que leva o leitor "interessado" a comprar o jornal até ao ultimo episódio. Mas falam muito no Benfica. Falam até demais. E depois uma tradição que o jornal tinha de fazer uma muito boa análise aos jogos jogados perdeu-se. Agora o enviado escreve meia duzia de linhas sobre o mesmo sem uma analise futebolistica coerente e com relevancia para o que de mais importante se passou, deixando para o leitor poder leer nas entrelinhas aquilo que o jornalista não soube transmitir. Os comentadores semanais habituais são tendenciosos e revelam uma grande clubite aguda.
    Por isso e como acho que a concorrencia ainda é pior, o melhor é fazerem como eu faço. Parar num posto de abastecimento e folhearem durante alguns minutos (poucos ) o que de mais relevante há para reter, o que normalmente não dá muito trabalho e economicamente não se revela tarefa despesista.

    ResponderEliminar
  6. O Record tendencialmente era do Sporting, mas quem viu o Record há uma década atrás e lê o Record dos últimos dois anos (sobretudo), não tem qualquer vontade de continuar a ler. Vou lá pelos artigos de opinião e passeio os olhos pelas fotos de gajas boas.

    A Bola, é a mesma m**** de sempre. Com o decréscimo do Record pode parecer que está melhor do que era antes, mas estaríamos a enganar-nos.

    Dos três, O Jogo é o melhor. Consegue ter coisas interessantes com mais regularidade. Quanto à neutralidade... isso é um mito.

    Quem não se lembra do Record no início da época passada em que o Alan do Braga teve uns dois ou 3 meses com um dedo, dois dedos, 3 dedos, 4 dedos, 1 pé, 1 pé e meio no Sporting? Que estava por horas, por dias, por semanas... Que só estava no cabeleireiro a arranjar o cabelo e punha-se a caminho logo a seguir?

    É por estas e por outras que agora raramento leio jornais (desportivos). A minha informação provém de blogs (uns 4 ou 5 escolhidos a dedo, na qual incluo este, a Bancada Nova, o A Norte de Alvalade, O Cacifo, o Visão de Mercado e o Lateral Esquerdo) e vou passando os olhos no site do sporting de vez em quando.

    Cumprimentos a todos e boa continuação de um bom trabalho!
    HC Marx

    ResponderEliminar
  7. Há anos que não compro jornais, folhei-os nos cafés do Bairro ou até numa estação de serviço. Como,regra geral,são hostis ao Sporting, não lhes dou um cêntimo a ganhar! Orgulho-me de todas mas todas (!) as terças-feiras comprar, com orgulho o meu único Jornal. O Jornal do Sporting.OldLionKing.S.Leoninas.

    ResponderEliminar