sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

O nosso meio campo já deu o que tinha a dar

Temos um meio campo com jogadores de características muito diferentes. O Pedro Mendes (Júlio Pereira) é um geómetra. Com ele a bola sabe o seu destino. Flanqueia bem para a esquerda e para a direita. Faz as transições ofensivas (como diz o Freitas Lobo) com a propósito, quer com passes curtos, quer com passes em profundidade, principalmente com esses. Mas, e há sempre um mas, não se mexe.

O Maniche (Sérgio Barroso) é um jogador temperamental. Com ele sabemos que as canelas do adversário nunca estão sossegadas. Pode ser expulso, agora o adversário nunca fica sem troco. Está é com peso a mais e, por isso, não aguenta o ritmo de jogo.

Sobra o André Santos (neste caso, eu próprio). Cansa só de o ver jogar. Vai à frente, vem atrás. Pressiona os adversários. Conduz a bola para o ataque em velocidade. Remata quando tem oportunidade. O problema é que o André Santos está exausto.

Ou se muda a táctica e passamos para um 4x4x2 ou um 4x5x1 e se arranja um ou dois Zapateros; ou o Pedro Mendes e o Maniche passam a correr mais; ou vamos ter mesmo que fechar a loja. Ninguém aguenta ver tantos jogos do Sporting, dar sentido às notícias estapafúrdias que a televisão, a rádio e os jornais nos transmitem como se fossem pérolas jornalísticas, pensar em personagens tão densas e interessantes como o Djaló, o Postiga, o Paulo Sérgio ou aquele tipo que veste uns fatos amaricados a quem tratam por ministro.

4 comentários:

  1. Rui,
    Mais uma vez, excelente texto!
    Concordo, na generalidade... Paulo Sérgio não se percebe, pôr Maniche quando tem Zapater no banco?! OK, Zapater não é assim tããão bom... mas também não é tãããão mau como Maniche!

    Realmente é um facto que o plantel é curto e de pouca qualidade, e não são os Paulo Sérgios dos jornais que mudarão isto!! E o pobre do adepto lá tem que levar com aquela tantas vezes penosa hora e meia de sofreguidão e ansiedade... para que o jogo acabe, e que por acaso ou não, que lá amealhe mais 3 pontinhos! "Em tempo de vacas magras, cada pedaço de relva vale por dois!!!"
    É triste, mas é assim... e seja o que 'eles' quiserem, ministros amaricados, ou misters de pança cheia...

    SL
    P.S.: Tem que começar a visitar o Sporting Visto Por Nós... combinado?! ehehe

    ResponderEliminar
  2. estas coisas que estão ai são diguenas de um sportinguista?! por amor de deus

    ResponderEliminar
  3. Não concordo, pelo contrário. O Sporting pode perfeitamente jogar com dois pivots defensivos, o ideal para as características dos nossos médios, que não são trincos e "âncoras" puras mas que também não são particularmente produtivos no ataque.

    Pedro Mendes e Santos como titulares. Zapater a discutir o lugar com o primeiro, Maniche com o segundo (ou seja, ficando no banco e jogando uns minutos de vez em quando).

    ResponderEliminar
  4. Caros leitores,

    Isto é uma simples alegoria ou um conjunto de metáforas. Só queria dizer que os meus colegas de blogue Júlio Pereira e Ségio Barroso não nadam a escvere nada e estou a ficar farto (até porque andar sempre a falar do Sporting também enjoa). Ou eles começam a escrver alguma coisa; ou arranjamos mais alguém para escever também; ou temos que acabar com isto.

    A verdade é que o texto tem muita ironia à mistura. Com efeito, muita gente se revê na caricatura que fiz dos jogadores. Mas as ironias para terem piada têm que ser verosímeis.

    Um abraço e voltem sempre, até que a gente se farte.

    ResponderEliminar