segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Peditório para a autoflagelação

Não ouvi a entrevista do Presidente do Sporting. Não costumo ouvir nem deste nem de outro qualquer. Não ajudam a compreender nada. O Sporting estava em primeiro lugar. Recebe o Rio Ave em casa e perde por três a dois com três “penalties” contra. Não há memória de tal acontecer, sendo o segundo “penalty” de gargalhada perante qualquer critério e ainda mais pelo critério do árbitro durante o jogo. A cinco minutos do fim, esse “penalty” desequilibra emocionalmente a equipa e determina o terceiro e a derrota. Não acredito que o VAR tenha validado a decisão do árbitro e, portanto, sem validação o árbitro confirmou a decisão inicial sem recurso às imagens de televisão. Em vez de continuar em primeiro, o Sporting entra em crise e despede-se o treinador. 

O Sporting preparou mal a época, é um facto. 

E o Porto? Tentaram e falharam a contratação de pelo menos dois guarda-redes. Veio o guarda-redes e mais dois em cima do início das competições. São eliminados na Liga dos Campeões por uma equipa de pernetas. Entretanto, contra o Guimarães, aos quarenta segundos, passam a jogar contra dez, depois de uma expulsão ridícula, seguida de outra, mais tarde, por o jogador discutir mais uma decisão errada do árbitro. Em Portimão, ganham por um contra uma filial depois de um “penalty” mal marcado a seu favor. 

E o Benfica? Tentaram contratar um guarda-redes aleijado. Contrataram dois avançados por cerca de quarenta milhões de euros que o Bruno Lage tem de meter  a jogar quer queira quer não queira. A equipa leva um banho em casa para a Liga dos Campões. Leva outro banho em casa contra o Porto. As vitórias são arrancadas a ferros, com a última fora contra o Moreirense precedida de falta do Rúben Dias.

Estou esclarecido há muitos anos. Não há batota nenhuma, não interpretem mal. O Porto saiu ilibado do Apito Dourado e o Benfica tem dirigentes que fazem tudo e de tudo para impressionar a direção, contra a sua vontade. O que é que o Presidente do Sporting pode dizer que não esteja à frente dos nossos olhos? Quantos presidentes, treinadores e jogadores precisamos mais para perceber o óbvio? Para o peditório da autoflagelação não dou, seja o presidente mais ou menos competente ou totalmente incompetente, como parece ser o caso.

21 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado Paulo Martins. Nós autoflagelamo-nos e gostamos. A aldrabice é tão embrulhada em intoxicação que acreditamos que a responsabilidade é só nossa.

      SL

      Eliminar
  2. Já no tempo do JR nos comiam de "cebolada" e de lá para cá tem sido um deserto SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      A última, é que o Bruno Fernandes desestabiliza a equipa. Não o conseguiram vender na pré-época, apesar de toda a vontade. Agora, o melhor jogador da equipa o melhor jogador do campeonato há duas épocas consecutivas, atrapalha. Não tarada nada, estão os sportinguistas a engolir mais esta patranha e a desvalorizar o jogador.

      SL

      Eliminar
  3. O Rui não dá para esse peditório e faz muito bem, ainda mais à luz das razões que aduziu. E o Presidente do Sporting também não devia dar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      O Varandas quer fazer de anti-BdC e está prisioneiro das suas palavras. Achou que com falinhas mansas e apoiando os árbitros eles nos iam respeitar. Não respeitam e não vale a pena nos enganarmos. Nisso o BdC tinha razão e é a luta que temos de travar.

      SL

      Eliminar
  4. As "elites" do Sporting já andam a "limpar armas" para o assalto ao poder. Dizem que não há acaso em História.
    A distância ente a Academia do Sporting e o novo Aeroporto do Montijo é 7 a 9Km. Quanto valem os terrenos da Academia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Quando vejo alguns a defender a venda da SAD, desconfio. Ainda me hão-de explicar porque é que vendendo a SAD teríamos maior sucesso desportivo.

      Talvez seja isso, mas é sobretudo muita falta de inteligência e uma vontade de protagonismo doentio. Quanto pior estiver o Sporting, mais tempo de antena terão.

      SL

      Eliminar
  5. O primeiro problema é que a intoxicação social consegue manipular de tal forma os adeptos autofágicos do sporting, que estes, não conseguem perceber que o principal catalisador das crises recorrentes no Sporting advém da falta de títulos provocada pela batota da competição. Sem dúvida, que esta crise emana desse segundo penálti inexistente no Sporting-Rio Ave. O segundo problema, é que os adeptos divididos do Sporting já nem querem saber do sistema viciado que nos atira para baixo, preferindo até ver o clube a perder só para se realizarem no caos. Os adeptos ainda não perceberam ou não querem perceber que os dirigentes dos clubes rivais, de grosso modo, não são mais competentes do que os do Sporting, fazendo, no entanto, toda a diferença, a sua inigualável competência no mundo subterrâneo da bola tuga, reduto, onde, realmente, se decidem os campeões. Bastaria aos dirigentes do Sporting tomar apenas uma medida de gestão para passarem a ser muito competentes: contratar Paulo Gonçalves para a estrutura... Com esta peça, penso que poderiam findar estas crises cíclicas do Sporting... Ainda, há quem pense que isto é tudo um problema do presidente ter mais ou menos vocação para a oratória! Vieira é um enorme tribuno à imagem dos enormes oradores da Roma Clássica... Estas crises recorrentes do Sporting ainda dão mais conforto para os apitadores massacrarem o Sporting, porque sabem que os seus erros voluntários não serão seus, mas passando antes a ser erros de planeamento dos dirigentes, erros técnicos dos treinadores, e dos jogadores leoninos. Contudo, é preocupante Varandas dizer que é preciso tempo para o Sporting criar uma máquina como a do vizinho da 2ª Circular. Ou será que quer ir pelo mesmo caminho siciliando do vizinho?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Hélder Mestre,

      Estou completamente de acordo consigo. O passe mais valioso não é o do João Félix ou do Bruno Fernandes. É o do Paulo Gonçalves.

      Com isto, vão-se legitimando as aldrabices como se elas nada tivessem que ver com os resultados. Hoje, devemos apanhar mais outra para se queimar o Silas ainda antes de começar.

      SL

      Eliminar
  6. Os árbitros....
    A corrupção...
    O bixo papão do norte...
    O bixo papão da segunda circular...
    Eternamente injustiçados...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      É disto mesmo que precisamos. De alguém que esteja com um olho no sistema de informação do Ministério da Justiça e de outro nos blogues dos adeptos das equipas adversárias.

      Quanto vale o passe? Aceitam-se propostas.

      Eliminar
  7. De súbito, a maioria dos blogs leoninos desatou a malhar em Varandas pela prestação televisiva. Ele dizer que pagou dívidas,que o Sporting esteve à beira da insolvência,na iminência de não poder ir às competições europeias. Não intereesa, o importante foi que pronunciou 342 vezes o nome Teresa e é gago.

    Para esses, aqui vai um verso de Tiririca:

    Caramba ate parece um absurdo
    É ver um mudo conquistar uma mulher
    uuummmm, uuummm, ele não fala
    mas sabe o que quer.
    GAAGGOOO EU, NÃO OBRIGAAAADDOOOO.

    João Balaia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está enganado, desatou tudo a malhar em Varandas porque, após uma preparação de epoca escandalosa e 2 vitorias em 15 jogos, muitos finalmente perceberam a sua total incompetencia. A entrevista foi apenas mais um prego no caixão.

      Eliminar
    2. Pedro Andrade
      Eu, como o caro Rui Monteiro, sou beirão.
      Um dia vim à bola e por cá fiquei. Mas já ando nestas lides há muuuitos anos, Conheço a casa muuuito bem.
      O anterior presidente era maluco, este pronuncia 351 vezes a palavra Teresa e é gago. E o próximo será o que? vai durar quanto tempo?
      Lá em cima(não é o tiroliro) esta Pinto da Costa há 36 anos e vai entrar no 15º mandato, do outro lado LFV esta à séculos.
      O Sporting desde 1986 teve onze presidentes.
      FCP(PC) -23 campeonatos
      Sporting - 2(dois).

      Há por aí vários grupinhos a lember os "beiços" para sacar a gamela.
      SL

      Eliminar
    3. Concordo, é preciso estabilidade. No entanto se já todos percebemos que não será varandas o tal para ficar e unir o clube, que seja substituido o mais rapido possivel. Já errámos tantas vezes que mais uma não fará diferença.

      Eliminar
    4. Caro João, caro Pedro Andre,

      Concordo e muito com o João Balaia embora não discorde do Pedro André. Vamos ver se me faço entender. Admito com facilidade que o Varandas é incompetente. O problema é que os resultados não se devem fundamentalmente à sua incompetência.

      A incompetência é relativa. Não acho que o Vieira ou o Pinto da Costa sejam brilhantes. Têm é sempre o mesmo colinho quando as coisas começam a correr mal. O Porto começou muito mal, mas entretanto já vai com não sei quantas vitórias seguidas. O Benfica começou com grandes expetativas, mas depois foi asneira atrás de asneira. Quando a coisa pode descambar, há sempre um árbitro a ajudar. Aquilo que poderia ser um ciclo de mau resultados, rapidamente se transforma num ciclo de vitórias.

      As vitórias dão ânimo e trazem novas vitórias. As derrotas dão desânimo e trazem novas derrotas. Uns têm ajuda para o ciclo virtuoso os outros têm ajuda para o ciclo vicioso do costume. A história repete-se há quase 40 anos e durante este tempo continuamos a discutir o mesmo.

      Se o Varandas sair vem outro que vai-se confrontar com o mesmo problema.

      Espero ter-me saído bem desta explicação. Espero também que não façam desde já a folha ao Silas ainda antes praticamente dele fazer o que quer que seja.

      SL

      Eliminar
  8. COMPARAR O ANTERIOR PRESIDENTE COM ESTE É COMO COMPARAR MERDA ( varandas ) COM AGUA DE COLONIA . HA MUITOS ANOS QUE OS ARBITROS E C.SOCIAL NOS SÃO ADVERSOS,ALIAS DESDE QUE ME LEMBRO E VEJO O SCP HÁ MAIS DE 50 ANOS.MAS NÃO FORAM ELES QUE NÃO INSCREVERAM O PONTA DE LANÇA DA EQUIPA b , que contrataram treinadores de merda ,( parece que o silas foi acertado )que contrataram jogadores de merda , que compraram caro e venderam barato , etc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Desqualificar o Varandas não lhe dá razão. Não custa admitir que o anterior presidente era superior a este. O problema é que o campeonato não é interno, entre presidente. É externo e entre o Sporting e as restantes equipas. Para esse campeonato externo, que é a única razão para sermos do Sporting, essa comparação não serve para nada ou só serve para desabafar.

      SL

      Eliminar
  9. O Sporting vs os rivais. Incompetência ou não? O Fcp e o Slb em alternância ou simultaneamente, são favorecidos, por vezes de forma grosseira, pela arbitagem. Só não vê quem não quer ver. Os jornalistas e comentadores da Tv costumam dizer que os 3 grandes são, igualmente favorecidos pela arbitragem. É uma grande mentira, mas essa gente faz parte do sistema, tem que sobreviver no sistema pois não sabe fazer mais nada. O Sporting não só não é favorecido como até é prejudicado, como se viu recentemente com o pinheiro bravo, em Alvalade. Com essa ajuda, para baixo, a incompetência dos dirigentes, treinadores e jogadores do Sporting, é revelada e até potenciada. Pelo contrário a incompetência que também existe no Fcp e Slb é camuflada ou branqueada em certos jogos, nos quais essas equipas são, escandalosamente ajudadas. Foi isso que faltou ao JJ no Sporting, aquela ajudinha das arbitragens que transforma uma derrota num emapate ou um empate numa vitória, aqules pontinhos que o Fcp e o Slb somam, quando não jogam a "ponta de um corno". Os dirigentes do Fcp são tão competentes que levaram o clube ao incumprimento (ou quase) das regras financeiras da Uefa mas, claro, que foram, sempre, muito competentes em levar chorudos vencimentos e prémios para casa, para além do calor da noite, também não sabem fazer mais nada, aliás as aventuras empresariais de PC são desastrosas. Já o LFV é um empresário de sucesso em conseguir crédito da banca e não precisa, assim, de receber vencimento da Slb Sad. Mas, esse quase analfabeto, sabe, de facto, escolher, há que reconhecer, colaboradores competentes e mais do que isso, que se respnsbilizam pessoalmente pelas falcatruas perpetradas pelo clube. É de facto extraordinário. Varandas deveria aprender com LFV, não a falar, obviamente, mas a delegar em pessoas competentes. Não estou a sugerir que o Sporting seja corruptor, como os rivais, pelo contrário, acho que o Sporting deveria desenterrar a guerra conra o sistema, não da forma destrambelhada e inconsequente, que BdC protaganizou, mas da forma " sistemática" que Dias da Cunha iniciou mas não soube desenvolver nem terminar, embora, esse, há que lembrar, tenha conseguido vencer um campeonato, contra o sistema, antes de se "enamorar" pelo inefável Peseiro, pois claro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      É preciso uma luta persistente contra a batota. Mas essa luta tem de ser persistente e inteligente. O futebol em Portugal degrada-nos como país e como povo. É a sensação de impunidade que se transmite socialmente.

      Com inteligência, é possível encontrar adeptos para esta causa. Esta causa não é clubística. É a causa da decência e, felizmente, ainda há muita gente decente em Portugal.

      SL

      Eliminar