segunda-feira, 1 de julho de 2019

No news is good news

No capitalismo faz de conta nacional, as especulações sobre a transação de um jogador podem ser promovidas pelos envolvidos no negócios na praça pública, mesmo que à mistura se encontrem empresas cotadas em bolsa, sem qualquer intervenção da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários. Nada que não estejamos habituados depois de até hoje ninguém ter sido responsabilizado pelo “insider trading” na resolução do BES. 

Explicam-nos todos os dias a importância dos empresários nestes negócios e a razão para cobrarem comissões por serviços prestados aos clubes sem produzirem qualquer valor e alimentando o rentismo. Quem não conhecesse a história do futebol, até seria levado a pensar que o mercado de compra e venda de direitos desportivos foi inventado por esses empresários. Com o Acórdão Bosman, anunciava-se a liberdade dos jogadores de futebol, que deixavam de ser propriedade dos clubes de futebol. Agora, são propriedade de empresários e de fundos de investimento. Por detrás de cada transferência glamorosa de um Ronaldo, encontram-se negócios de emigração ilegal e de autêntico tráfico, enquanto os clubes se transformam em empresas e passam a ser detidos por dinheiros de “sheiks” e de outros oligarcas de diferentes nacionalidades. É o mercado, sem se procurar compreender os seus limites morais, como nos explica Michael J. Sandel. 

Acabada a alienação a propósito do João Félix, anuncia-se outra a propósito do Bruno Fernandes. Todo o santo o dia nos informam da novidade de não haver novidade nenhuma. Não é só uma contradição nos termos, não haver novidade é o normal. Daqui a aproximadamente um mês, disputamos o primeiro título da época: a supertaça. Mantendo-se o Renan Ribeiro e o Nelson, está meio-caminho andado para o conquistarmos. Mantendo-se ainda o Bruno Fernandes, o restante está praticamente percorrido. Prefiro esse título a todos os títulos dos jornais desportivos.

9 comentários:

  1. Estava a passar canais ontem quando vi o grande Braz na TVI. O homem estava a explicar os potenciais contornos do negócio Bruno Fernandes.

    Pelo que percebi, depois de %s para o empresário, para o jogador, sampdoria, boavista, empregada de limpeza, para além de IVA, Impostos de selo, IUC, taxas alfandegárias, gorjetas, donativos e o potencial de desvalorização da libra, desconfio que ainda temos que pagar para o levarem. Isto se a CMVM não impedir o negócio por qualquer razão.

    É que descobri com o negócio JF que temos uma CMVM a supervisionar de forma tão exigente que nenhum emitente se atreveria a comunicar-lhe algum facto relevante omitindo ou distorcendo algum pormenor. Coisa nunca vista.

    A narrativa está montada. Se vendermos é mau negócio, se ficar é mau negócio.

    Na falta de outras opções, entre os dois prefiro o mau negócio que mete golos na baliza dos adversários.



    PS: A ver se o Porto falha ai outra contratação qualquer. Estavam todos tão entretidos e orgulhosos de estarem a malhar no PdC e nós aqui descansados...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      O seu comentário é delicioso. Tivemos a mesma inspiração. Ontem ouvi esse relambório. Não diria melhor: "depois de %s para o empresário, para o jogador, Sampdoria, Boavista, empregada de limpeza, para além de IVA, Impostos de selo, IUC, taxas alfandegárias, gorjetas, donativos e o potencial de desvalorização da libra, desconfio que ainda temos que pagar para o levarem".

      Esperemos que o Bruno Fernandes fique e esta malta continue entretida com o Porto.

      SL

      Eliminar
    2. Não há igual para o Braz & Cia. Na mega transferência de JF vai tudo para o Slb pois o At.Madrid é quem paga ao Fcp, pois não é de admirar já que a táctica do Simeone vai ser chuta a bola para a frente que o JF resolve. Agora que se começou a falar da lavandaria e (ainda) não há transferência do BF, há que apoucar o Sporting que terá que pagar ao agaente ao Sampdoria e aos Bancos, etc. Quando o Slb paga aos bancos (normalmente com o dinheiro dos empréstimos obrigacionistas) é um acto de grande gestão do genial LFV mas se o Sporting diminiu a dívida bancária é uma mer...Enfim para mim não restam dúvidas que o Slb tmabém paga ao Braz & Cia, uns trocos, pois claro, eles vendem-se por poouco.

      Eliminar

    3. Gosto particularmente quando essa gente que anda por ai nas TV's a dizer coisas se vira contra o Porto.

      Depois de anos e anos a levaram nas orelhas do Papa I, agora têm o Papa II, o Cardeal Moniz e o Espirito Mendes a tratar-lhe das carreiras, e sentem-se tão bem com eles próprios... Há uma certa petulância na forma como falam do Porto…uma rebeldia juvenil.
      Possivelmente vai acabar como todas as rebeldias juvenis: um par de estalos bem assente.

      Já com o Sporting vê-se que não é novidade. Já são muito anos a bater no mesmo. Há espirito de missão mas já não é aquela coisa.

      Agora a sério e relativamente aos empresários em geral e um muito em particular, quem não leu ainda pode ler umas coisas muito interessantes no livro do Pippo Russo que foi muito falado há uns anos mas que só li recentemente. Na linha dos “negócios de emigração ilegal e de autêntico tráfico” aqui referidos...sobre a imprensa portuguesa tb ...

      Eliminar
  2. Qualquer dia o pessoal chateado de ver os craques e pseudo-craques com Porches, Ferraris, Lambourgines, etc e a malta mal consegue comprar um velhinho fiat 600, vai tudo à pesca. Acabou o futebol! Sem otários também não há circo.
    SL

    João Balaia
    Ps : quando me preparava para enviar o comentario lembra-me "OJogo" que o Atlético de Madrid prepara-se para oficializar sete jogadores. Ja não me lembro do último presidente do Atlético campeão e preso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João Balaia,

      Dantes, os senhores que dispunham dos direitos de umas senhoras eram "chulos". Hoje, devem ser empresários da noite que cobram comissões pelos serviços prestados aos clientes. No futebol temos o mesmo. Ao menos que paguem os impostos devidos e não andem sempre a arranjar estratagemas. É impressionante como em Portugal ainda não temos ninguém desta gente condenada por fuga ao fisco como em Espanha, por exemplo.

      SL

      Eliminar
  3. Escreve o Rui Monteiro, duas autênticas pérolas, que raramente ou nunca vejo escritas quando se fala ou escreve sobre futebol:"emigração ilegal e de autêntico tráfico" Merece reflexão.
    Sobre o à brás(gosto mais à lagareiro), que o Ajorge trouxe à colação, deixei de perder tempo com estes indivíduos e programas, pois já se sabe qual é o único clube que faz bons negócios...Sobre o nosso Sporting; está em marcha assim como cá em casa já marcharam muitas centenas de euros em Gameboxes para a próxima época, com a mesma expectativa de sempre ganhar jogo a jogo, e no fim do campeonato, comemorar.
    J.Oliveira. SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro J. Oliveira,

      Por cada um miúdo que singra, há um sem-número de outros que alimentados por ilusões são levados para fora dos seus contextos familiares e condições muitas vezes degradantes como seres humanos. Os empresários são estes bem-feitores. Mas isto é demasiado para a cabeça do comentadorismo futeboleiro nacional.

      Quanto ao Sporting, acredito sempre. Não tenho outro remédio e ainda não pago imposto por isso. Aprendi foi a gerir as expetativas. Uma coisa de cada vez. Vamos ganhar mais uma taça, a supertaça. Depois logo vemos.

      SL

      Eliminar
  4. Caro Rui Monteiro,
    Estou completamente de acordo consigo.
    J.Oliveira. SL

    ResponderEliminar