terça-feira, 27 de junho de 2017

O mercado da mais velha profissão do mundo

Desde que a minha filha foi para Buenos Aires estudar, deixei de ter paciência para quase tudo, a não ser para planear umas gloriosas férias na Patagónia. Regressado de férias, tentei voltar a dar ao gatilho sobre futebóis. Não consegui. Não tenho paciência para ver jogos e muito menos para ouvir ou ler a malta que anda pelos jornais e televisão.

Depois do alarido sobre os emails do Benfica, armei-me de toda a paciência do mundo e vi o programa do Porto Canal com o Diretor de Comunicação do Futebol Clube do Porto. Nada do que ouvi me surpreendeu. Existe uma dimensão jurídica e criminal que outros saberão melhor do que eu. O que não me espanta são as figurinhas e figurões que protagonizam as conversas do “bas-fond” da bola. Estas moscas são diferentes de outras. Agora, estas e outras, andam sempre à volta do mesmo.

Apesar de tudo não dei o tempo por perdido. Às páginas tantas, fiquei a saber que por “200 euros é o tempo que se quiser […] se for a três são 400 euros”. Sempre achei estranho que o modelo de negócio da mais velha profissão do mundo não se tenha alterado. Há transformações sociais, económicas e tecnológicas, mas, no que respeita a essa profissão, nada parece mudar. O mercado sempre foi muito disperso e fragmentado. Está, do lado da procura e da oferta, muito próximo de um mercado de concorrência perfeita. Está assim porque, como ouvi, a função de produção apresenta rendimentos constantes à escala. Enfim, só o futebol português nos permite perceber o que é uma função de produção homogénea e homotética (por definição).

18 comentários:

  1. Agora que está de regresso pode mudar o nome do blog para "O insustentável doping de Liedson".
    http://tribunaexpresso.pt/entrevistas-tribuna/2017-06-25-Carlos-Queiroz-Sistema--Isto-hoje-e-queijo-fresco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És tão burro, tão burro, mas tão burro, que nem soubeste interpretar o que disse Queirós. E quanto a doping, penso que no Sporting se dá lições -ao contrário do que acontece noutros clubes, onde até mortes já houve.

      Eliminar
    2. Joaquim Agostinho apanhado 3 vez com doping: Volta a Portugal de 1969, Tour de 1972 e Volta a Portugal de 1973.
      http://expresso.sapo.pt/desporto/joaquim-agostinho-o-doping-que-nunca-assumiu-e-as-quedas-de-sempre=f511652

      O Joaquim Agostinho e o Sporting viram inclusive retirados títulos por causa desses casos! O Sporting correu com o dopado Joaquim Agostinho? Nada disso! Ainda foi buscar o drogadito mais tarde mais do que uma vez!

      Mas há mais...Marco Chagas desqualificado por doping após ter sido o vencedor da Volta a Portugal de 1979 (Lousã), 1984 (Sporting) e 1987 (Sporting).
      O Sporting correu com o dopado Marco Chagas? Nada disso mesmo após dois casos de doping do drogadito o Sporting manteve-o na equipa.

      "E quanto a doping, penso que no Sporting se dá lições"
      LOLADA!!!! 3 Voltas a Portugal retiradas ao Sporting por doping!

      És tão burro, tão burro, mas tão burro que emprenhas pelas orelhas toda a palha que te dão de comer sem tratares de verificares os factos.

      MMMMMMMMMMMMMMMMÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉ

      Eliminar
  2. Ui, quem diria que o Luis Bernardo Guerra Janela Calado Vieira agora vinha comentar nestes lados. Será que a porta 18 já não o satisfaz ou anda à procura de parceiros para trio a 400 euros?

    ResponderEliminar
  3. Com o dinheiro que se deposita em contas de árbitros (2000 euros) dá para muito mais do que um mero trio.

    ResponderEliminar
  4. Os anónimos que aqui vêm, bem tentam que não se fale nos emails, mas vai ser difícil, muito difícil. Agora apague tudo!

    ResponderEliminar
  5. Podem falar à vontade dos emails e espero que, havendo indícios de corrupção e/ou tráfico de influências, os emails sejam aceites como provas (ao contrário do que aconteceu com outros) e que o clube seja responsabilizado pelos actos dos seus dirigentes (ao contrário do que aconteceu com outros).

    Mas o que têm até agora é tão mas tão fraquinho, com situações análogas levadas a cabo por Sporting e Porto e sem qualquer sustentação jurídica que só entusiasma quem está numa longa travessia no deserto. Estando nesse período de seca, não têm melhores temas para abordar, tem de haver sempre uma manobra de diversão para atirar areia para os olhos dos menos esclarecidos. É das táticas mais conhecidas de contra-informação, está nos livros. Por exemplo, achas que o ponta de lança online da publicação dos emails tem algum post sobre o incumprimento do fair-play financeiro do Porto? Pois, não tem, areia para os olhos.

    Enquanto falam de emails, tal como dizia o outro, "olhem bem para nós que não vamos sair do primeiro lugar"
    http://www.sabado.pt/ultima-hora/detalhe/bruno-de-carvalho-olhem-bem-para-nos-que-nao-vamos-sair-do-1-lugar

    ResponderEliminar
  6. Falemos nos milhões que o Grande Líder Vieira deve ao BES e ao BPN que foram considerados lixo tóxico incobrável e que foram pagos pelos contribuintes portugueses. Impunidade! Até quando?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eish! Não tem andamento e toca a mudar de assunto. Mudemos então de assunto.
      Luís Filipe Vieira? pppfffff... esse Luís Filipe Vieira é um amador comparado com um que desviou 5 mil milhões de euros do BESA, um tal de Álvaro Sobrinho, sabes quem é? É só o maior accionista individual do Sporting!
      https://www.dinheirovivo.pt/empresas/sporting-esclarece-alvaro-sobrinho-controla-299-do-clube/
      http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/alvaro-sobrinho-dono-299-das-acoes-da-sad-do-sporting-cp-100170

      "De um total de 5,7 mil milhões de dólares (cerca de 5,4 mil milhões de euros ao câmbio atual), continua por esclarecer a identidade dos beneficiários de grande parte desse valor — que, segundo os indícios recolhidos pelo DCIAP, serão membros da elite política da República de Angola."
      http://observador.pt/2016/11/29/alvaro-sobrinho-alvo-de-nova-apreensao-de-bens-por-suspeitas-de-branqueamento-de-capitais/

      "Álvaro Sobrinho terá sido diretamente confrontado com as transferências suspeitas para as suas contas na célebre reunião do conselho de administração do BESA, de 3 outubro de 2013, em que foram discutidos créditos cedidos pelo banco angolano no total de cerca de 5,7 mil milhões de dólares (cerca de 5 mil milhões de euros) que não estavam a ser cumpridos."
      http://visao.sapo.pt/actualidade/mundo/2017-03-15-Alvaro-Sobrinho-esta-a-ser-investigado-nas-Ilhas-Mauricias

      "BES Angola não sabe a quem emprestou 5,7 mil milhões de dólares"
      http://www.esquerda.net/artigo/bes-angola-nao-sabe-quem-emprestou-57-mil-milhoes-de-dolares/32965

      5 MIL MILHÕES DE EUROS!!!
      LOLOL
      E vem esta aventesma falar das dívidas do Luís Filipe Vieira quando foi o maior accionista do Sporting que mandou o BES ao charco! LOLADA!!

      Vocês comem toda a palhinha que vos dão!
      MMMMMMMMMMMMMMMMMMÉÉÉÉÉÉÉEÉÉÉÉÉÉÉ

      Eliminar
    2. Este troll tirou o dia para vir conspurcar um post tão,mas tão bem escrito.

      Só não lhe respondo à letra porque já decidi que com adeptos do trafico e da corrupção simplesmente não há qualquer possibilidade de dialogo.

      Eliminar
    3. LOLOLOL
      Este fugiu ao tema que se discutia e tentou calar-me com dívidas do Vieira. Mas como levou com 5 MIL MILHÕES DE EUROS de troco, ficou sem argumentos. Depois ensaiou uma saída airosa para bater em retirada, como o vulgar cobardolas que é.

      MMMMMMMMMMMMMMMMMMÉÉÉÉÉÉÉEÉÉÉÉÉÉÉ

      Eliminar
    4. Respondo eu. Investigue-se o caso e prenda-se se assim houver razão. Pois é assim que sociedades civilizadas resolvem os atropelos à lei. SEJA DE QUEM FOR!!!

      Eliminar
  7. Agora ja sabemos porque Bryan Ruiz falhou aquele golo contra o Carnide, em Alvalade. O benfica tem um bruxo guineense nos seu quadros.
    Vale Azevedo barrado no Mónaco, Damásio detido no caso José Veiga, Vilarnho com os copos, orelhas, Kadaffi dos pneus. É isso o benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A pouco e pouco vamos percebendo melhor o futebol Português. Para além desse lance, percebemos agora como Manuel Mota anula aquele golo a Slimani, a exibição de Jorge Ferreira num Paços-Benfica ou como é que Paulo Baptista não conseguiu ver aquele lance no Nacional-Sporting... entre muitos outros!

      Eliminar
  8. Caro Rui,

    O tempo que esteve fora não o impediu de voltar e captar o essencial.

    Bem-vindo de volta e esperemos que apesar de tudo ainda haja motivação para ver e falar de futebol.

    SL,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João.

      Vou ver se me animo. Do Sporting espera-se pouco. Do Benfica e do Porto espera-se muito. Com eles não há falta de animação.

      Um abraço

      Eliminar
    2. Ânimo, caro Rui! Se não é agora, é difícil que seja depois! Afinal o Sporting está na sua melhor fase da época, a pré-época.

      Eliminar
  9. O futebol português transformou-se num negócio de "200€ levas uma, 400€ as que quiseres" e bruxos. Quem ficou atónito foi o treinador do Dortmund ao perder na Luz (1x0), "em 10 jogos destes ganho 9", disse. Pois, mas em Dortmund o bruxo estava ausente em Africa e o substituto foi incompetente. Senão?....

    ResponderEliminar