terça-feira, 2 de agosto de 2016

Pensar pequeno


Estava a ver na televisão uma peça sobre a morte de um grande homem, Moniz Pereira. Este grande senhor do desporto nacional, foi incansável no seu trabalho, foi de extrema dedicação, querer, disciplina e perseverança e assim fez de nós um país maior e um povo melhor. Infelizmente logo de seguida assisti ao vídeo promocional da Volta a Portugal que passa na RTP. Se por um lado vemos uns que se agigantam e com eles nos agigantam, por outro vemos outros que na sua estreiteza mental tudo parecem fazer para nos diminuir enquanto povo e país. Foi o reviver de uma visão bolorenta do país. 


No referido vídeo promocional vê-se, ao som de um animado e estridente grupo folclórico, uma série de figurantes com capacetes de ciclistas. A particularidade, sublinhada de forma substancial pela banda sonora, é o facto de todos os figurantes, que procuram representar os portugueses de norte a sul, envergarem trajes regionais ou de ranchos folclóricos.  

Ficou-me a ideia de que saindo-se dos arredores do gabinete onde foi imaginada esta brilhante campanha promocional, o que vamos encontrar, para além da habitual e elogiada paisagem e gastronomia, são uns rústicos, parolos ou saloios pouco importa, cristalizados no tempo a quem simpaticamente a RTP emprestou uns capacetes para lhes emprestar também a modernidade. A Volta a Portugal fica assim anunciada como uma volta por um pitoresco Portugal dos Pequeninos.

Deve ser do calor mas só posso concluir que o António Ferro fez escola na RTP e que a sua mensagem patriótica, paternalista e ruralista está para durar. Poderia perder mais algumas linhas numa análise mais profunda à deturpação sociológica e antropológica que estas mentes, provavelmente circunscrevidas pelo “brunch” nos Olivais e o “sunset happy hour” em Chelas, ou vice-versa, fazem do país onde (não) vivem, mas tenho a malta à espera na camioneta e tenho é que pegar no acordeão e fazer-me à estrada e cantar os feitos dos grandes como o Moniz Pereira e esquecer o Portugal dos pequeninos e os seus estereótipos.

6 comentários:

  1. O meu aplauso de pé, sem acordeão, bombo ou ferrinhos!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado meu caro mas olhe que por vezes um bombo faz algum jeito para sublinhar algumas ideias.
      SL

      Eliminar
  2. Outro. Ja' o acho ha' uns 30 anos...altura em que era adolescente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito pois, infelizmente, há coisas que tardam a mudar.
      SL

      Eliminar
    2. Excelente post. Aconselho apenas a rever "circunscrevida" para "circunscrita". E depois de o fazer pode apagar este comentário.
      Muito boa análise do nosso país...

      Eliminar
    3. Obrigado. Quanto ao conselho que também agradeço, não vejo necessidade de alterar pois “circunscrita” pode soar melhor mas “circunscrevida” é um sinónimo reconhecido, até pelo corretor de texto do Word e quanto ao significado pretendido, ajustada pois:
      cir·cuns·cre·ver |ê| - Conjugar
      (latim circumscribo, -ere)
      verbo transitivo
      1. Traçar em redor de.
      2. [Geometria] Traçar uma figura geométrica por fora de outra (ex.: circunscrever uma circunferência a um triângulo).
      3. Marcar os limites de. = DELIMITAR, LIMITAR
      4. Ter em si. = ABRANGER, CONTER, ENCERRAR
      5. Impedir a propagação de (ex.: circunscrever uma epidemia; circunscrever um fogo).
      verbo pronominal
      6. Ter como limite; ter determinado limite (ex.: não tem arrojo e circunscreve-se aos lugares-comuns). = LIMITAR-SE
      Palavras relacionadas:
      circunscrito, circunscritamente, limitado, limitar, circunscritivo, confinar, delimitar

      "circunscrever", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/circunscrever [consultado em 05-08-2016].

      Eliminar