quarta-feira, 20 de abril de 2016

À beira do abismo

Quando cheguei a casa não me lembrei que o Sporting estava a jogar contra o ABC em andebol. Só me lembrei quando se estava a cerca de 13 minutos do final. O resultado estava 19-16 a favor do ABC.

Fiquei surpreendido com o número de golos marcados por ambas as equipas. Pensei que o Sporting estivesse a defender bem, contrariamente ao que costumar acontecer, sobretudo desde que chegou o guarda-redes sueco. Assisti a doze minutos de completa incompetência do Sporting a defender. Praticamente todos os ataques do ABC acabaram em golo, mesmo em desvantagem numérica por duas vezes.

A sistematização do ataque do ABC foi quase sempre a mesma. Sistemáticos cruzamentos na zona central, com os calmeirões do Sporting a não acompanharem a rapidez dos jogadores do ABC que finalizaram quase sempre aos seis metros. O guarda-redes pelo caminho ainda deu dois perus.

O treinador do Sporting manteve a mesma defesa, a não ser quando entrou em desespero. Começou por mandar fazer duas defesas individuais para acabar com uma defesa homem a homem em campo inteiro. Os pequeninos e rápidos jogadores do ABC passaram a ter ainda mais espaço face aos calmeirões e lentos jogadores do Sporting.

O Sporting nos últimos campeonatos tem sido irregular, mas melhorava sempre nos "playoff". Nas finais, contra o Porto, defendeu sempre bem. Quase sempre num 5x1, com uma ou outra "nuance" táctica. Esperava-se este ano que a equipa fosse mais regular, com um bom treinador e os reforços possíveis. Não aconteceu. A equipa continua irregular e a defender cada vez pior. Mantém sempre o 6x0, quer chova, quer faça sol, isto é, independentemente do adversário e do seu jogo em cada momento. Não evoluiu. Regrediu.

7 comentários:

  1. A evolução jamais seria possivel mantendo Frederico...infelizmente foram buscar outro igual!

    Fico perplexo por se ter deixado cair as negociações com Obradovic ou não se ter procurado outra opção no mercado ( porque não C. Resende? ).

    Enquanto a secção foram gerida com tem sido nos últimos anos, jamais voltaremos a ganhar.

    ResponderEliminar
  2. A pergunta que se impõe é:
    - face ao previsível castigo de despromoção do SCP pelo caso Paulo Pereira Cristóvão, como se irá processar o alinhamento da próxima época na divisão secundária no que diz respeito à equipa B? Desce também? E como se irão encontrar os outros concorrentes tanto para a 1º como para a 2ª divisão? É mais um que desce ou sobe um a mais? Agradeço que responda quem pensa saber.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta é uma dúvida que julgo sincera de quem vê vários ex-presidentes e directores do seu clube na prisão ou em vias disso. O nosso consultório jurídico ainda não abriu mas, enquanto leigo, proponho-lhe que ligue para Tel. 21 721 95 16 / Fax. 21 721 95 50 ou, caso não consiga, tente esclarecer-se junto da Nossa Senhora do Caravaggio (não tenho o número). Boa sorte.

      Eliminar
  3. Anónimo,

    Tendo em conta esse caso do PPC e que segundo se sabe não está sob a alçada da FPF ou da Liga de Clubes, a única equipa B que terá um alinhamento diferente do habitual é do Carnide...que deverá ser colocada na série Sul do CNS.

    ResponderEliminar
  4. Sou forçado a corrigi-lo, caro RG.
    O CNS dividi-se em grupos, do grupo A ao grupo H.
    Previsivelmente, veremos o Carnide B cair no grupo G.

    Vai ser uma grande oportunidade para Gonçalo Guedes, Taarabt e companhia, defrontarem portentos como o Casa Pia ou o Sacavanense!

    ResponderEliminar
  5. Caro NPR,

    Pensava que estava em fase norte, centro e sul e então depois se dividiam em mais uma vez que tem o apuramento campeão e manutenção....

    Obrigado pela correcção!

    ResponderEliminar
  6. Meus caros,

    O tema era andebol. Os benfiquistas até tinham boas razões para virem dizer umas coisas sobre a modalidade. Ganharam ao Porto e estão na final. Vêm falar das equipas B o que não será o tema mais favorável

    SL

    ResponderEliminar