quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

União faz a força

Passámos um Natal preocupados. Tínhamos as nossas razões: era difícil prever o que iria acontecer depois da derrota na Madeira. O novo ano trazia três jogos muito difíceis logo a abrir.

A verdade é que entrados em 2016 as coisas dificilmente poderiam ter começado melhor. Estádios cheios, adeptos sempre a apoiar a equipa. Jogadores concentrados e aplicados. Treinador que não complica. Três jogos, três vitórias, dobramos o campeonato em primeiro, isolados.

Posto isto é altura de refletir sobre o que aí vem. Ao longo destes meses percebemos que podemos ganhar a qualquer equipa cá do burgo. Podemos e devemos. Do Benfica nem vale a pena falar. Do Porto devemos dizer que sofremos uma "baixa" com a saída do Lopetegui, mas o que fica do jogo de Alvalade é que os nossos jogadores queriam mais. Muito mais. Se for assim no Dragão, também podemos e devemos ganhar.

Mas também vimos que a equipa não dá para tudo. Teremos uns 16-17 jogadores que contam a sério. Muitos andam claramente a jogar acima das suas possibilidades. Adrien é o capitão e o melhor exemplo: a jogar assim torna-se ridículo não ser o titular da seleção, quanto mais suplente; mas parece sempre que vai "cair para o lado" a qualquer momento. Se isso acontecer que seja quando o William já estiver a jogar ao nível das suas possibilidades. Em princípio será suficiente para ganhar o campeonato.

Com isto sobra o União. Podemos ver essa fatídica noite como uma nódoa. Ou podemos ver como um sinal. A União faz a força. Foi isso que vimos em Alvalade contra Porto e Braga e no Bonfim. Mas se abusarmos a força vai faltar, mesmo com união. Andámos distraídos com a Taça e foi isso que faltou na Madeira: força. Que sirva de exemplo para não desperdiçarmos a melhor oportunidades dos últimos anos de sermos campeões.

5 comentários:

  1. Para acrescentar alguma coesão um central (rápido) e um ponta-de-lança (possante) são essenciais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Temos três bons centrais, por aí não penso que venha mal ao mundo. Não devemos é andar a desgastá-los na UEFA e Taça da Liga. Quanto ao ponta de lança não é só para acrescentar coesão. Não temos ninguém que sequer se aproxime do nível do Slimani. Foi isso mesmo que o Jesus disse ontem.

      SL

      Eliminar
  2. Caro João,

    Somos nós os dois e o Jorge Jesus de vez em quando (ele não pode dizer o quer nós dizemos). Temos uma oportunidade única de ganhar o campeonato. No entanto, a equipa está muito espremida. As alternativas não são muitas. Nem sequer vejo os 16-17 jogadores que refere. Vejo menos. Pode ser que as aquisições de Inverno nos surpreendam.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Rui,

      Se calhar o meu optimismo foi excessivo. A margem que temos para colmatar castigos, lesões e desgaste é nula. O que vale é que o Jesus sabe disso, esperemos que o deixem gerir a equipa para tentar aproveitar esta oportunidade.

      SL

      Eliminar
  3. Boa noite!

    Passem pelo meu blogue e leiam o meu artigo sobre Marcelo Boeck e porque o considero um suplente conformado no Sporting

    http://davidjosepereira.blogspot.pt/2016/01/o-suplente-conformado.html

    Depois deixem o vosso feedback, é importante para um debate saudável sobre o tema.


    Abraço

    ResponderEliminar