terça-feira, 10 de março de 2015

Um mau filme

Este jogo contra o Penafiel teve tudo o que costuma ter um mau filme. O argumento foi péssimo, os atores deploráveis, os realizadores piores do que maus.

Quando cheguei ao Flávio, estávamos a ganhar por dois a uma e a jogar com menos um. O Tobias Figueiredo foi um passarinho. Bastava ter acompanhado o tal de Guedes. Esse rapaz arranjaria sempre maneira de não marcar golo. Aliás, o Sarr, no jogo em Penafiel, depois de uma barracada monumental, em que deixou a bola passar-lhe por cima, limitou-se a pressionar o rapaz e ele acabou em desespero por nos ganhar um pontapé de baliza. Mas adiante.

Depois da expulsão o Marcos Silva ficou hesitante. A ideia de recuar o William Carvalho, contra uma equipa como a do Penafiel, não é má. Só o é porque entrega a cobertura defensiva do meio-campo ao Adrien. O Adrien consegue sempre a proeza de não estar no sítio certo quando é preciso. Levámos o empate depois de uma carambola na nossa área e no segundo remate à nossa baliza.

O Marcos Silva demorou a aprender, mas a muito custo lá tirou o inútil do Adrien. A equipa ganhou algum controlo de jogo e procurou pressionar mais à frente. Só que não havia velocidade. Muita troca de bola, mas pouca agressividade e vontade de marcar. Sai o Mané e entra o Carrillo. A substituição habitual. O Carrillo tira da manga um cruzamento notável para a entrada do Nani que, de cabeça, coloca-nos na frente.

O jogo estava arrumado e ainda mais arrumado ficou com a expulsão do lateral direito do Penafiel. Há um grande erro nessa expulsão. Esse jogador devia ter sido expulso quarenta minutos antes. Quando leva o primeiro amarelo, devia estar a levar o segundo. Na segunda parte corta um lance com o braço com o árbitro a fazer de conta que não viu.

Mas o pior estava para vir. A minuto e meio do fim, com o Penafiel a jogar com nove, o pateta do João Mário, em vez de segurar a bola e a trocar com os seus colegas, resolve fazer um remate à baliza de fora da área. Pontapé de baliza, disputa de bola entre um jogador do Sporting e outro do Penafiel, livre contra o Sporting, biqueirada para dentro da área, o ai-jesus do costume e por pouco o Penafiel não empatou. Valeu-nos São Patrício.

A insistência no Adrien, associada ao desplante de tentar marcar um golo de calcanhar, o remate disparatado do João Mário, que ainda sorriu, leva-me cada vez mais a pensar que o Marco Silva não tem mão no balneário. Jogam os que jogam porque são eles que fazem a equipa. Uma asneira como a do João Mário devia dar direito a banco no próximo jogo. O Adrien há muito que devia estar no banco também. Não há competitividade na equipa. Jogam sempre os mesmos, independentemente do momento de forma. A equipa arrasta-se cada vez mais e falta ânimo.

10 comentários:

  1. " Não há competitividade na equipa. Jogam sempre os mesmos, independentemente do momento de forma. A equipa arrasta-se cada vez mais e falta ânimo."

    Totalmente de acordo. E depois há quem venham criticar quem assobia e criticar quem não preserva os jogadores? Não seria no melhor interesse da equipa e do jogadores (Adrien, João Mário) poupa-los neste momento de tão evidente má forma?

    A quem é que isto servirá senão a quem defende a tese do não há soluções.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      O Adrien até mete aflição. O caso do João Mário é um pouco diferente. O rapaz está convencido que é o maior da rua dele. Mas, de facto, há jogadores fora de forma e a equipa está a cair aos bocados.

      Não há grandes alternativas, mas há algumas (eu continuo a pensar que o Wallyson tem lugar na equipa). É preciso aproveitá-las, até para descansar alguns jogadores.

      SL

      Eliminar
  2. Caro Rui,

    já estive mais longe de acreditar que MS não tem mão no balneário. Tenho a sua opinião quanto à equipa arrastar-se, mas creio que isso hoje não aconteceu. O Adrien anda uma vergonha, o João Mário é outra casta. O lance do pontapé no fim é de levar as mãos na cabeça, mas nunca tão escandaloso como o lance do 2º golo do penafiel que nasce no fantástico jogo de pés do São Patricio!

    Acredito que MS pode evoluir. Este ano fomos glutões. A meu ver, menores orçamentos implicam menores ambições. Será que queríamos ganhar o campeonato, a liga europa e a taça de portugal com 15 jogadores ? Para mim, e se tudo correr como previsto, para o ano, até Novembro tiramos a pinta definitiva ao MS. Será que aprende com os erros ou será um outro Paulo Bento desta vida ?

    Não podemos voltar a gastar mais de metade do nosso curto orçamento para contratações em jogadores com menos de 21 anos e origens futebolísticas exóticas.

    SL

    RF

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      O Patrício não esteve bem nesse lance. Agora, o João Mário teve todo o tempo do mundo para pensar no que devia fazer. Não estava pressionado. Há uma certa displicência, um certo vedetismo. Agora, não tenho dúvidas que é grande jogador.

      Agora, o MS tem de evoluir. A equipa parece estar sempre intranquila. A culpa não é, nem pode ser só dos centrais. Qualquer Penafiel desta vida nos marca dois golos.

      Agora, o plantel é curto. Também não dá para muito mais. Agora, era preciso definir prioridades. A prioridade não era a Liga dos Campeões ou a Liga Europa. A prioridade era o Campeonato.

      SL

      Eliminar
  3. O Sporting continua a ser magnânimo - quando se apanha a jogar em casa contra o último classificado e a ganhar 2 - 0 aos 7 minutos de jogo, resolve dar emoção e num ápice fica 80 minutos a jogar com 10, além de ter permitido um golo para relançar o jogo. Somos muito mais desportistas que os outros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Se houvesse um campeonato de carica, nós até a esse campeonato daríamos emoção.

      SL

      Eliminar
  4. Caro Rui,

    O filme foi mau, mas podia ter sido pior. A dupla Tobias-Slimani fizeram deste jogo algo especial. Para os Sportinguistas trouxe um pouco de emoção quando já se antevia uma noite sonolenta. Para os Penafidelenses substitui o terror de saírem de Alvalade com o saco cheio com o terror (talvez pior) de terem de tentar jogar a bola em Alvalade. Felizmente para nós, pareciam ter actores mais preparados para o primeiro caso do que para o segundo.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,

      De facto, a rapaziada do Penafiel não estava preparada para aquilo. Ficaram surpreendidos. Passaram o tempo todo a passar a bola para os lados e para trás. Um ou outra vez, optaram pela biqueirada pera a frente. Numa delas ainda dando golo.

      SL

      Eliminar
  5. Ao contrário de outras análises esta parece-me um pouco exagerada. Se de verdade Adrien atravessa um momento menos bom, João Mário é o motor desta equipa. Falar de João Mário como negativo só será igual a dizer que Nani está igual, que Cedric não é mais do que demonstra, que Slimani tem altura e cabeça, mais nada, etc...
    Devemos antes olhar para o jogo de ontem de outra forma, foi um jogo de querer, de vontade, de suar mas de pouca inspiração. Mais 2 pontos me parecem importantes, tirando o jogo da taça que motivação tem neste momento os jogadores? E de quem é a culpa? Quem é que disse que estávamos, este ano, na pole para vencer? Por ultimo o 2º ponto, já podemos tirar conclusões das contratações deste ano? Não vejo ninguém que no próximo ano possa pegar e ficar na 1ª equipa. Devíamos estar hoje a pedir explicações aos verdadeiros responsáveis pela forma inconsciente como abordámos o mercado. Tirem Nani da equipa e imaginem a miséria que seria, e este não foi contratado foi só emprestado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      O último lance do João Mário só se justifica porque o treinador não tem mão nos jogadores. Um remate daqueles naquelas circunstâncias não se faz. Era por essa desfaçatez que eu, se fosse treinador, o mandava para o banco.

      Quanto ao plantel, nada a dizer. O plantel é muito curto para as frentes todas que o Sporting se meteu. Pior do que isso, não se definiram prioridades. Com tão poucas soluções válidas, não compreendo o empenhamento nas competições europeias.

      SL

      Eliminar