domingo, 15 de março de 2015

O Sporting, o Marítimo e o Comissário Maigret

Georges Simenon coloca Maigret, no seu primeiro caso, a tentar desvendar um homicídio há muito ocorrido e que tinha sido dado como encerrado no 36, quai des Orfèvres. Sempre empenhado e sagaz o futuro comissário é chamado ao seu superior que lhe transmite que a descoberta do suposto homicida não interessa a ninguém; nem ao morto interessa.

Pelos vistos, este jogo contra o Marítimo também não interessava a ninguém. O interesse em participar na Liga Europa é pouco ou nenhum. Para a maior parte das equipas, como o Marítimo, é uma ruína. O Sporting precisava de ganhar por dever de ofício. Depois do golo, o resultado passou a interessar a ambas as equipas. O tempo, solarengo, também convidava a alguma preguiça. O comentador da SportTV era o único que mostrava ansiedade com o desenrolar do jogo. Por ele, aquilo não ficava assim.

Não há muito a registar, portanto. Grande defesa do Patrício na única oportunidade de golo do Marítimo. O João Mário faz tudo bem menos rematar à baliza. O Nani deu um nó no defesa direito que o deixou a coxear. O Rosell não é o William Carvalho, mas, hoje, deu para disfarçar. O Adrien fez uma coisa bem feita. Aliás, a única coisa que sabe fazer bem, que é marcar penalties. Não desgostei do Ewerton. Não parece ainda em forma, mas, na parte final, quando o Marítimo decidiu jogar à biqueirada para a frente, limpou tudo o que havia para limpar.


(Os treinadores costumam divulgar com antecedência o onze titular. Contra o Benfica, devem começar a divulgar não o onze mas o dez titular. Ninguém tem dúvidas que dão ordens explícitas a um dos seus jogadores para arranjar maneira de ser expulso. Depois do meu último “post” e dos comentários que recebi, só se pode entender esta sequência de jogos a jogar contra dez desta forma)

6 comentários:

  1. Por mim não preciso de ver mais. Até pelo preço acho o Ewerton um excelente negócio.

    Já devia fazer algum tempo que o Sporting não conseguia trazer 6 pontos da Madeira. E hoje sem o William.

    De resto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      De resto, a coisa foi pobre. Vamos ver se o Ewerton pega. O teste não foi o mais exigente.

      SL

      Eliminar
  2. Este mais parecia um jogo de pré-temporada sem nada de concreto para atingir.
    Os da Madeira já nada podem alcançar e os nossos Leões só já interessa a 2ª meia final da Taça de Portugal.
    Acredito que agora então com 7 pontos de diferença para os guerreiros de Conceição os restantes jogos vão ser muito monótonos e cheios de "fadiga muscular".
    Começo a visualizar o final de época, o mais que certo 3º lugar e uma mais que provável debandada no plantel, Nani, Wiliam, Slimani, Adrien, e as possíveis birras de alguns jogadores tal como aconteceu (irá voltar a acontecer) com Jeferson.
    Depois há Marco Silva, que se não ganhar (passando o Nacional) no Jamor terá mais que certa a ida para outro qualquer clube ou liga. Aqui apraz-me dizer que parece um bom tipo mas ainda está longe do que o Sporting necessita como líder de uma equipa.
    Bruno de Carvalho será outra incógnita. É urgente vestir a pele de presidente e em vez de estar no banco, estar a tratar daquilo que nós precisamos, investimento, investimento e investimento. Inácio também terá que se aperfeiçoar, pois trazer 15 jogadores numa época do qual aproveitámos um (Paulo Oliveira) e ao olhar para a B constactar que na próxima época nenhum tem qualidade de sequer se sentar no banco. Estranho nele que quando foi treinador campeão contratou exemplarmente.
    Finalizando com Everton, não desgostei, mas este passeio à Madeira foi tudo menos difícil, acredito que quando o nível de jogo for mais exigente não o aguente. Tobias é bom mas tem pouco calo. Na próxima época necessitamos de experiência, igual a um André Cruz.
    Que a época termine e no Jamor a festa seja verde e branca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      É uma visão muito realista. Tenho é só um receio. Esta coisa de andar sempre a experimentar trenadores dá mau resultado. O Marco Silva tem fragilidades. Agora, muitas das fragilidades vêm da instabilidade gerada pela Direção. Ninguém consegue trabalhar bem sendo desautorizado implícita ou explicitamente.

      O meu medo é apanharmos um Paulo Sérgio.

      SL

      Eliminar
    2. Muito redutor. Contratar 15 e só aproveitar 1. Esquece que o gasto medio terá ficado em 1 e com a sorte que temos com as contratações, arriscamos a contratar 3 x 5 e ficavamos com um pongolle, um caicedo e um boulahrouz. Va lá que dos 15 já acertamos num e concerteza há mais alguns projectos interessantes como por exemplo o Jonathan e o Ewerton, Convenhamos que para tirar o lugar aos titulares que ficaram na segunda posição no ano anterior seria necessário um gasto médio bem superior e com os riscos que provavelmente não pudemos correr. (novos pongolles, jeffrens e por ai em adiante, recuperar 90 milhões não é tarefa fácil, a não ser para um líder de claque!)

      Eliminar
    3. Caro Amigo
      Não concordo em nada com o que transcreve.
      Quanto a mim em 15 aproveitar 1 não é mau é horrível, demonstra uma abordagem péssima ao mercado. Compreendo que contratando 4/5 de um nivel superior poderiamos ter esse tipo de jogadores, mas também teríamos menor margem de erro. Veja o caso do nosso rival do lado que contratou Jonas. Pergunto eu é mau? Temos algum avançado com este número de golos? E porque ir a mercados emergentes e não apostar internamente. Mais uma vez veja o caso do nosso rival que contratou mais 2 ao Belenenses.
      É a abordagem ao mercado, ou se faz com cabeça e objectivos ou então temos Sakos, Slachev entre outros. Talvez Gauld seja o único a aproveitar, veremos.

      Eliminar