terça-feira, 26 de agosto de 2014

Os Elos mais Fracos

Existem muitas formas de olhar para as mudanças numa equipa de uma época para a outra. Uma das abordagens possíveis é rever o que se passou no ano anterior e analisar se os elos mais fracos foram identificados e corrigidos.

Apesar da boa prestação no ano passado, naquilo que depende de si, penso que o Sporting tinha dois "elos mais fracos": os extremos e a posição 10. 
 
Olhando para a presente época parece-me claro que, mais penalti no poste menos penalti no poste, tudo indica que a questão do extremo está (muito bem) resolvida. Aquilo que me preocupa mais é quem joga a 10. Vimos no Sábado que contra "autocarros" (e vão ser muitos) jogar com aquele meio-campo é dar um presente ao adversário. Para além disso parece-me que o André Martins está mais próximo de ser um suplente útil do que um titular indiscutível. Assim sendo, a questão do 10 está longe de ser resolvida e deve preocupar Marco Silva.

PS: Na sequência do que aconteceu em Coimbra parece-me que no Sábado fomos novamente "anjinhos" pelo menos em duas ocasiões: num ataque após o golo, em que se arriscou um desnecessário 2-0 quando era mais sensato segurar a bola; e na grande penalidade, em que os nossos jogadores se entreteram a discutir quem marcava em vez de irem todos "lembrar" o árbitro que se tinha "esquecido" do inevitável 2º amarelo ao jogador do Arouca. Aqui não há elos mais fracos, estamos simplesmente a anos-luz dos nossos adversários directos.

SL

4 comentários:

  1. Meu caro João,

    De acordo em tudo. Falta o 10. O André Marins não serve. Aquele lane final contra o Arouca deixou-me à beira de um ataque de nervos. O Carrillo leva a bola e em vez de a levar até ao fim e voltar para trás faz um passo de risco e mete a bola pela linha de fundo, dando a bola de imediato ao adversário. O amarelo foi a mesma conversa. Ninguém se deu ao trabalho de, pelos menos, perguntar ao árbitro a razão para não o ter mostrado.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Rui,

      O que me preocupa mesmo é não aprendermos com os erros. Esse tal lance também aconteceu em Coimbra e no ano passado por esta altura o André Martins era o nosso 10...

      SL,

      Eliminar
  2. Mais nada! Dou-lhe a si nota 10 (numa escala de 0 a 10) pela frontalidade e coragem de o escrever.
    O palmeirim da bola devia ter ido no autocarro do Arouca emprestado, em vez de andar a treinar em Alcochete para ocupar um lugar de titular mais do que discutível no próximo jogo.
    Infelizmente não está mais próximo de ser suplente, porque se criam mitos na bola que custam a desfazer (ex: Postiga). Mesmo como suplente útil a sua utilização só faria sentido em alguns jogos que pelo decorrer exigiríam a sua entrada. Estará MS capaz de perceber isso e pôr em prática? Duvido
    De Marcos Silvas estamos nós fartos com os carvalhais e paulos sérgios que por lá passaram, mas a verdade é que BdC com a sua veia eleitoralista e populista sempre activa, apanhado de surpresa pela saída de LJ (e bem que o pode negar!) optou pelo mais fácil. Ainda para mais qd o ano passado dava jeito apresentar um treinador que se afirmou como sportinguista, para chegarmos a isto este ano.
    A verdade é que com o trio diretivo em Alvalade, os treinadores pouco influenciam a política de contratações e no caso deste, ele até agradece e limita-se a por o onze do ano passado, substituindo pontualmente qd há lesões ou castigos, ou permanentemente qd há vendas ou dispensas.
    Não vai construir nenhuma equipa à sua imagem, e insiste em querer por um clube que está na LC e se diz candidato ao campeonato a jogar à Estoril.
    Por alguma razão vamos com dois meses de equipa e domingo só há 4 titulares na equipa inicial (Patrício, Jefferson, Adrien e Nani) e 7 suplentes úteis. Contra o Benfica na Luz cheira a brincadeira...mas não é.
    Nota: digo isto porque para mim o WC fez-se expulsar em Coimbra, para evitar lesões e não ter que jogar mais e o Sli deve ter a porta de saída entreaberta. Mesmo que algum jogue domingo não tocam na chicha e segunda seguem. Em todo o caso espero estar enganado...mas não me parece.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela nota 10. Espero sinceramente que daqui a um ano não estar aqui a enumerar o Marco Silva como sendo o elo mais fraco... é que sem treinador a sério, nem vale a pena discutir o resto! A ver vamos.

      SL,

      Eliminar