quinta-feira, 10 de outubro de 2013

5.000

Hoje ficou-se a saber que o William Carvalho ganha menos de cinco mil euros líquidos por mês. De acordo com a imprensa, estamos em presença de uma situação de extrema pobreza e merecedora de uma pensão de sobrevivência sob condição de recursos.

 Esta notícia não serve para destabilizar. Serve para fazer de todos nós, portugueses, estúpidos. Um miúdo ganha líquidos cerca de sessenta ou setenta mil euros por ano, aos quais se poderão acrescentar outros cem mil pelo desempenho obtido. Quase duzentos mil euros líquidos por ano, é a soma de todas as remunerações. Uma miséria, como se vê.

Ninguém se pergunta se o Sporting pode pagar mais do que isto. Ninguém se pergunta quantas renovações de contrato com remunerações deste tipo o Sporting tem que fazer para garantir que um ou outro jogador acaba na equipa principal, podendo gerar, assim, algum retorno pelo investimento realizado. Ninguém se pergunta o que é que o Sporting fará se dentro de meia dúzia de jogos o William Carvalho, como muitos outros no passado, desatar a fazer uma série de asneiras e o treinador o passar para o banco ou para a bancada.

A aposta nos jovens serve dois objectivos simultaneamente. Dá oportunidades a jovens jogadores portugueses, que, jogando, se podem valorizar, gerando, ao mesmo tempo, retorno financeiro a quem neles investiu. Assegura níveis salariais moderados e compatíveis com as receitas do futebol português. Só desta forma o futebol português será sustentável. O Sporting precisou de chegar ao abismo para perceber isto. Quanto tempo mais os outros clubes demorarão a chegar à mesma conclusão?

4 comentários:

  1. Coitadinho.. Devíamos abrir uma conta de solidariedade para o pobrezinho. Já agora também uma para o presidente, que ganha a mesma miséria.
    Estes pasquins ainda têm a lata de dizer que é "low cost". Incrível!
    Quem me dera ser jornalista desportivo, devem ganhar fortunas..

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde,

    Também achei essa notícia muito interessante por vários motivos.

    Em primeiro lugar porque consegui o feito de colocar muitos dos mesmos que dizem que "o que ganham os jogadores da bola é um escândalo" a referir o Sporting como uma instituição que explora jovens.

    Em segundo lugar porque me dá a autoridade moral para deixar algumas perguntas sobre as práticas salariais do jornal em causa. Quantos "jovens promissores jornalistas" em Portugal ganham, vá lá, num ano o que este jovem pode ganhar em salário e prémios num mês?

    E será que a instituição que fez essa "chocante" primeira página paga sequer o salário mínimo aos jovens que por lá decidem iniciar a carreira e ganhar experiência?

    SL,
    João

    ResponderEliminar
  3. Respondendo à pergunta com que fecha o texto: muito. Note que ainda há pouco o clube de Pinto da Costa não teve pejo em aliciar dois jovens da formação com promessas de salários chorudos. O futebol continua a dar passos em frente sempre que se apanha à beira do abismo.

    SL,
    AC

    ResponderEliminar