terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Uma fezada

Não sei de ciência certa se os treinadores são fundamentais na obtenção de resultados. Já vi de tudo. Mas tem que se admitir que sim. De outra forma, esta conversa não é racional e lá se ia o emprego do Freitas Lobo e de outros assim. Ponto final: um bom treinador obtém resultados, um mau treinador não.

O Braga lutou há duas épocas pelo título até à última jornada. Na época passada, o Braga chegou à final da Taça UEFA, depois de eliminar o Celtic, o Sevilha, o Liverpool e o Benfica, para além de ter ganho, por exemplo, ao Arsenal. Voltando ao mesmo, se os resultados não são por acaso, então, o Domingos é um bom treinador.

Este ano, no Sporting, os resultados não são brilhantes. Agora a equipa jogou bem em muitos jogos e em muito poucos foi inferior aos adversários (só para comparação, lembro que o Porto esta época perdeu duas vezes por três golos, com equipas tão brilhantes como a Académica ou o Gil Vicente, para além de uma campanha anedótica na “Champions League”). Coisa diferente foi o que se passou com o Paulo Sérgio. Não só não tinha resultados anteriores como não me lembro de um jogo, mas um só, em que com ele a treinador o Sporting tenha jogado qualquer coisa que se visse.

Não há críticas a fazer ao Domingos? Claro que há. Agora continuo sem saber se o Domingos não era a opção mais correcta. Este tipo de dúvida vai-nos matando aos poucos (vêm-me à memória o Robson e o Josic, por exemplo). Trocámos a racionalidade por uma fezada.

16 comentários:

  1. Trocamos a realidade por uma fezada ou por "encontros de Domingos com dirigentes do FCP". Cada vez mais me inclino para a hipotese dele se ter borrifado para o SCP há muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Mike Portugal,

      Não acredito. Acho até uma infâmia. Mas mesmo que fosse verdade, ainda colocava mais em causa a competência da nossa Direcção.

      SL

      Eliminar
  2. qualquer técnico que aceite treinar o Sporting deve ter em conta, genericamente, pelo menos:
    1- a hostilidade/habilidade dos "homens do apito"
    2- a instabilidade/impaciência de grande parte da massa adepta por resultados ansiados que falham e que podem decorrer do ponto 1
    3- a impotência/desânimo que se vai apoderando de muitos e bons jogadores e que decorre dos pontos 1 e 2 atrás focados

    sob pena de virem a desistir, se não souberem, ou não estiverem preparados para lidar com essas premissas. Domingos desistiu, claramente! e mais grave, deixou a equipa desistir...
    Mas o que importa, agora, é que temos o Sá, Coração de Leão!
    que não desista e que saiba transmitir garra, ganas de jogar bem e ganhar, novamente!!! nem que seja ao tabefe...;)) P'ra diante SPORTING!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo,

      O que precisamos é de uma organização competente que elimene estas condicionantes. De outra forma, nunca teremos treinador que sirva.

      SL

      Eliminar
    2. pois, isso também, meu caro!
      mas a união faz a força e é a hora dela no Sporting! sem ela não há organização que resista, quanto mais que possa mostrar competência...puxemos todos para o mesmo lado:
      puxemos pelo Sá, pelos jogadores, pela direcção, enfim, puxemos pelo Sporting que assim puxamos também por nós próprios, os adeptos!
      P'ra diante SPORTING!

      Eliminar
  3. "...para além de ter ganho, por exemplo, ao Arsenal..."
    Também perdeu 6-0, mas como foi no braguinha ninguém se lembra. Se fosse no Sporting, era uma ferida para o resto da vida.

    "...e em muito poucos foi inferior aos adversários..."
    Não é verdade. O Sporting esta época já foi muitas vezes inferior aos adversários. Por exemplo, contra os adversários (infelizmente) directos, Braga e Marítimo, foi mesmo ridicularizado. Já nem vou falar de Moreirense, Nacional (taça em Alvalade) ou Olhanense (no Algarve).

    "...vêm-me à memória o Robson e o Josic, por exemplo..."
    Jozic foi embora porque quis.

    É claro que o domingos vai ser campeão no porto. CLARO que sim. Mas não nos deixemos enganar, no porto até o Jesualdo foi tri-campeão.
    Se ao fim de 8 meses o Sporting mostra tão pouco futebol (e mostra muito muito pouco), das duas uma:
    - o domingos é fraco treinador
    - o domingos estava-se a cagar para o Sporting

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Tiago,

      Desvalorizar o Domingos é desvalorizarmo-nos também. É que fomos nós que os escolhemos.

      SL

      Eliminar
  4. Eu tinha ponderado num anterior comentário um "aborto", não estava era espera que me ouvissem. Vou passar a ter mais cuidado com o que digo, «eles andem aí».

    quanto a factos:

    «"Domingos teve contactos com dirigentes do FC Porto"
    por Lusa Ontem
    Fonte da estrutura leonina justifica à agência Lusa o despedimento do técnico: "Ingresso no FC Porto esteve sempre no seu horizonte."
    A decisão de afastar Domingos Paciência do comando técnico da equipa de futebol do Sporting terá ficado a dever-se ao conhecimento de encontros entre o treinador e dirigentes do FC Porto, revelou hoje à Agência Lusa fonte próxima da estrutura "leonina".
    "Temos conhecimento de que Domingos manteve contactos com dirigentes portistas nas últimas semanas e que um possível ingresso no FC Porto esteve sempre no seu horizonte", afirmou a mesma fonte, lembrando as fortes ligações do treinador com o clube "azul e branco".
    A fonte vai mesmo mais longe e disse que "Domingos deixou de estar focado nos interesses do Sporting", constatação que "se acentuou nos últimos dias na sua gestão do plantel".
    O conhecimento desses encontros com dirigentes portistas criou "enorme desconforto e mal-estar" em Alvalade, a ponto de os responsáveis "leoninos" estarem a ponderar, segundo a mesma fonte, não pagar qualquer indemnização ao treinador, o que seguramente dará origem a um conflito jurídico entre as partes.
    Esse cenário é o mais provável, uma vez que Domingos Paciência não assinou até ao momento a rescisão do seu contrato com o Sporting, que apenas expirava em junho de 2013, depois de lhe ter sido hoje comunicada por Godinho Lopes, na presença de outros elementos da SAD, a decisão de o afastar do cargo.»

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
    2. Desculpe mas isso não são factos...
      Esta história das fontes é um espectaculo...basicamente, com uma fonte, posso dizer qualquer barbaridade que me passe pela cabeça. E essa noticia parece claramente encomendada.

      Eliminar
    3. OK As minhas desculpas.
      Usei informação veiculada em vários órgãos de informação com fonte na "nossa" Agência Lusa. Nos meios jornalísticos onde recolhi informação sobre o "facto", está por demais aceite a «dimensão argumentativa do conhecimento», assim, o caminho para a verdade revela-se muitas vezes retórico e não se pode exigir ao jornalismo a obtenção de um grau de verdade superior ao que as ciências, exactas ou humanas, nos oferecem.
      Acresce que no caso dos factos, a sua relação com a verdade tende a ser indirecta já que, por norma, o jornalista se apoia em fontes. Se a fonte é credível, se a agência que a divulga é credível, estamos perante uma «dimensão argumentativa do conhecimento» que merece algum valor.
      Seja como for, prezo o facto de ainda sermos gente de valores que não alinha em boatos, que não aceita a retórica...mesmo quando esta dá um certo jeito. Tentarei melhorar a minha percepção da realidade.
      SL

      Eliminar
    4. Caro A. Trindade,

      Estamos a habituarmo-nos a abortar antes do período normal de gestação.

      SL

      Eliminar
  5. Agora se calhar é melhor é mudarem o nome do blog...

    ResponderEliminar
  6. Há muito tempo que andamos nisto. Um colega de trabalho benfiquista dos com quem se pode falar chamava-lhe : A "santa aliança". Estava-se a ver. Disseram-me sempre os meus Pais: "Diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és". Depois da primeira traição o corte de relações ou a blindagem total teria sido a solução. Assim não. Passamos a ser um irmão mais novo a quem se pode fazer tudo que ele não refila. Até nos titulos dos blogues se vêm as conquistas alcançadas....
    Sempre vivi no Norte (quase sempre passava meio ano em Lisboa e dai ter sido logo em miudo coberto de espirito sportinguista) e acompanhei de perto o futebol daqui.
    Sempre me fez impressaão a maneira de estar no desporto da malta das Antas... Ao longo dos anos vi sempre os outros clubes na sua maioria preocuparem-se com os resultados e com os objectivos alcançados, de forma limpa. Mas não a qualquer custo. O 25 de Abril serviu para o FCP como para o PCP. A chegada ao reino das amplas liberdades, podia valer tudo. Para o FCP isso deu-lhe estatuto para manobrar e conquistar tudo o que quis sabe-se lá como.
    Mas para eles, que continuam no modelo, devemos e sabemos que o tempo é ainda para se acordar. Devemos impor o nosso caracter e a nossa dignidade e alcançarmos os objectivos, mesmo que em termos desportivos não se conquiste logo tudo (missao quase impossivel de concretizar nos nossos tempos)
    Quando Domingos veio já se estava a calendarizar quando sairia. Mas o que é mais triste é que ninguem queria acreditar. Não vamos por em causa se foi nos ultimos 7 meses bom profissional. O diabo está a norte. Ele é que tenta, manobra, reune, compra, vende, tem fruta, aconselha, elege, dispensa, fala,diz disparates pegados com a mania que tem graça para uma plateia de pacóvios que se vai divertindo porque os outros ainda se têm mostrado mais burros, pode e faz o que quer. Até nos tribunais. Por isso havia que ter o maior dos cuidados e isso não foi minimamente ressalvado. Agora é tarde e mais um epoca foi entregue ás malvas.
    Quando Santana Lopes tomou conta do clube estive num almoço em Pedras Rubras em que o discurso foi de afrontamento a PC e agora é que ia ser, "vamos derrubá-lo, vamos denunciar as manobras dos guardas Abeis" etc. Viu-se poucos meses depois onde estava, engolido e comido e mais até onde deixou ou pode deixar o clube. Pc manda no futebol portugues e irá continuar a mandar por mais alguns anos.Temos de saber organizar a nossa casa sem nos preocuparmos com ele(s). Temos de pensar no esquema, mas não sou de forma nenhuma pela máxima de "se queres ser como eles junta-te a eles" Esse lema já mostrou em variadas ocasiões que não pode funcionar. Prefiro a minha máxima "se não queres ser como eles, ignora-os". Bem sei que na teoria tudo pode parecer facil e na pratica as encruzilhadas aparecem sem se contar. Mas temos de estar fortes porque quanto mais fortes estivermos, eles terão dificuldade em atacar. Veja-se o caso dos nossos vizinhos da 2ª circular. Arranjaram antidotos para que não pudessem ser atacados .
    E as coisas mudaram . Custa-me copiar modelos mas neste caso parece-me obvio que as coisas passaram a funcionar normalmente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só te enganas na parte final. O nosso vizinho limitou-se a copiar o modelo do corrupto.
      A única coisa que interessa a este benfica é ganhar "à porto".
      Isso não quero, muito obrigado. O Sporting é muito mais que um campeonato roubado, que um túnel, que uma gaiola, que uma entrevista dum bêbedo.

      Eliminar
    2. Caro Fernando Sousa,

      Neste caso não acredito na teoria da conspiração. Mas se ela existiu, então, o Godinho Lopes ainda é mais anjinho do que estava a pensar.

      SL

      Eliminar