quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Tácticas

1. Sempre afirmei que a principal táctica de uma equipa é impedir que, no jogo, o adversário aplique a sua. Sempre acreditei que tinha razão. Nunca imaginei é que este conceito pudesse ser levado tão longe como o fez Ilídio Vale. Estamos na final e o resto é dor de cotovelo.

2. “A Bola” é uma excelente leitura de férias. Leva à minúcia a discussão de temas absolutamente fundamentais para a nossa vida colectiva. O título da página dezasseis chama-nos imediatamente à atenção para um tema candente desses: “É oficial: Luisão já está na galeria dos notáveis”. Aí nos informam de coisas tão surpreendentes como o “facto de Luisão estar próximo de cumprir o encontro 300 significa que já tem muitos anos de clube”.

3. Na última página, Vítor Serpa verte por nós umas lágrimas de crocodilo. Avança destemido afirmando, “razão tem o Sporting em ter ficado com a pedra no sapato, depois da primeira jornada. [… a equipa do Sporting] precisa de tudo menos que seja destruída por factores alheios à verdade do jogo. Um azar que pode acontecer a qualquer um? Pode, mas não tem acontecido”. Agradece-se a súbita coragem, embora fosse importante que “A Bola” informasse a quem é que nunca acontecem azares. Descobrir o azarado é pouco e revela, ainda, pouca coragem.

4 comentários:

  1. Claro que temos de fazer alguma coisa em férias. E se por acaso o tempo de praia (a pedido de varios ouvintes) é demasiado longo, nada como comprar o jornalzinho para ficarmos actualizados. Ainda bem que Portugal está na final. Não podemos imputar ao Ilidio Vale estar ainda com ligações ao apito dourado pois aqui é tudo à seria e os jovens são de clubes de todo o País.
    Só é pena que os nossos jovens (como se passa agora com os que não são futebolistas) tenham de esperar para irem lá para fora. Pergunta-se como é que o Barcelona ainda ontem alinhou com 7 ou 8 espanhois, esmagando em futebol jogado um Real Madrid latino-americano, e nos nossos clubes quase não joguemm portugueses? Como em tudo e até na politica desportiva e dos clubes se mostra um planeamento confrangedor e um desbaratar de mais valias que as academias podiam facultar aos nossos principais clubes. Como em tudo somos uns atrasadinhos mentais no aproveitamento do que temos de bom e neste caso do melhor que há no mundo.
    Mas logo temos o Sporting senior. Sim porque ontem demos 3 secos ao Liverpool em camadas jovens, na hipotetica "Liga dos campeões mais novos". Vamos ver nos proximos capitulos como vamos fazer ou tirar partido de todo este manacial.
    Esperemos que logo à tarde, ainda com alguns jovens da nossa "cantera" o Sporting reforçado com alguns bons jogadores (apesar de não portugueses) possa tambem dar o exemplo e deitar borda fora uns dinamarqueses que nos quererão dar muita luta nesta faze de apuramento da LIga. A ver vamos.

    ResponderEliminar
  2. Rui Monteiro,

    Em relação à táctica penso exactamente o contrário e ainda ontem depois de ter visto o frenético Barça-Real mais convencido fico.

    Ganha mais vezes quem tem um modelo de jogo que impõe aos adversários do que os que jogar a tentar contrariar.

    O Mourinho já tentou de tudo e teve sucesso poucas vezes, apesar de ser o único que tem conseguido contrariar o Barça, mas quem tem ganho quase sempre é o Barça que tem um modelo estabilizado seguindo sempre os mesmos princípios.
    SL

    ResponderEliminar
  3. Caro Fernando Sousa,

    Depois do jogo de fim de tarde, é melhor mesmo começarmos a pensar na rapazida mais jovem.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Caro Leão de Alvalade,

    A análise é muito irónica. Há muito tempo que não via uma equipa jogar tão mal.

    SL

    ResponderEliminar