sábado, 6 de agosto de 2011

Rubio, amor à primeira vista

Entretive-me, à tarde, a ler um artigo sobre economia comportamental. Um daqueles artigos que nos explicam que os agentes económicos não são tão racionais como o Adam Smith os pintou. Aquele ideia que “não é da bondade do homem do talho, do cervejeiro ou do padeiro que podemos esperar o nosso jantar, mas da consideração em que eles têm o seu próprio interesse” nunca me convenceu. Se tivesse que andar a comer pizzas congeladas dias sim dia não porque a filha gosta e a mulher não tem tempo para fazer o jantar, não nos teria metido nas alhadas que nos meteu. Bem, segundo esse artigo, nós tendemos a fazer diagnósticos preconceituosos, isto é, tendemos a fiar-nos na primeira impressão e isso é mau.

Estava nestas profundas leituras quando o Sérgio me despertou com um sms a avisar que o Postiga e o Djaló continuavam a titulares no jogo contra a Udinese. Munido deste arsenal analítico, desloquei-me ao Flávio para dar o benefício da dúvida a estes dois estarolas. O senhor Flávio informou-me que havia mais clientes a querer ver o Braga. Nunca gostei de viver em Braga. É desta que vou outra vez para Lisboa.

Regresso a casa e às minhas leituras. Passado um bocado, acedo a um daqueles “links” marados que nos deixam com os olhos a ver estrelas e a cabeça como a do Yeltsin ao acordar. Vejo os últimos quinze minutos. Confirmo o que sempre soube. O diagnóstico preconceituoso é uma treta. Não há nenhum amor como o amor à primeira vista. O meu é o Rubio.

6 comentários:

  1. Já somos dois amigo!...
    Contra a Olhanense o Domingos vai pôr o puto!...
    Palavra de leão...
    SL

    ResponderEliminar
  2. Duvido que haja na blogosfera futeboleira um indibíduo com a sua qualidade intelectual/literária/humorística. É por isto que o Sportengue é um clube genericamente superior aos restantes. O problema é a maldita da bola. A meu ver o Rubio pode ser um verdadeiro craque, mas não acredito nos espanhóis (principalmente no refugo do Sevilha) e continuamos sem um único defesa central decente -- o Carriço anda a desenvoluir, o Polga é uma múmia ou um abajur (ainda não percebi bem), o Ony-não-sei-das-quantas é americano (não é preciso dizer mais nada), e o Rodriguez, além de "El Mudo", e de ser o nosso central mais rápido (medo), é muito regular nas lesões. Ora, para sermos campeões, são precisos pelo menos dois centrais bons. Ah, e os laterais... À direita estamos bem (o colombiano Arias está a estoirar tudo no Mundial), mas à esquerda aquilo parece a boca do inferno.
    De qualquer forma, uma vez que fechámos a linha de produção, acho que estamos a precisar de mais um extremo do Barcelona...

    ResponderEliminar
  3. Caro Álamo,

    O problema é se começamos a atribuir maior reponsabilidade do que aquela que ele pode assumir.

    SL

    ResponderEliminar
  4. Caro Jaques,

    Obrigado pelo comentário elogioso.

    Vamos ter esperança no Domingos. Quem organizou a defesa do Braga como o Domingos o fez é capaz de fazer tanto ou mais no Sporting. Atenção que ele no Braga tinha o Miguel Garcia.

    SL

    ResponderEliminar
  5. Jacques,

    O refugo do Sevilla é o tipo que, aos 23 anos, já actuou pela melhor Selecção do Mundo...?

    ResponderEliminar
  6. Rui Monteiro, fica um aparte - foi no Flávio que vi o primeiro jogo da minha vida na SporTV. :)

    É na cidade de Braga que moro, e o Sporting é o meu grande amor.

    Rubio promete, sim senhor, mas por mim, desde que o Mingos não meta o Yannick, e não jogue num 4-4-2 em que 4 jogadores não defendem, já me dou por contente.

    P.S. - acho que és a pessoa indicada para me responderes a uma coia: Antes da operação, o Jeffren chamava-se como? Jeffrina? Jeffra?

    ResponderEliminar