terça-feira, 9 de agosto de 2011

Onyewu ou outro parecido

Os centrais servem para diversas coisas. A linguagem pós-moderna sobre o futebol identifica um conjunto de funções que almas simples, como nós, estavam longe de imaginar. A maior parte delas nem percebemos quais são, tal a sofisticação da língua-de-trapos a que o Freitas Lobo e seguidores recorrem.

Nós somos dos antigos. Para os antigos, um central serve para meter medo aos avançados. O melhor central de sempre que vi a jogar foi o Mozer. Não era só a altura e a agressividade. Era, sobretudo, a cara bexigosa de homicida das favelas.

Isto tudo para falar do Onyewu. Não sei se é bom ou mau. Mete-me é um pouco de confusão as conclusões tão definitivas que têm sido publicadas. Não jogou bem contra o Valência e o Málaga. Mas parece que toda a gente se esqueceu do jogo contra a Juventus. Nesse jogo, o Luca Toni só começou a tocar na borracha e a criar algum perigo depois dele sair. Também não me lembro de nenhum golo de canto, livre ou em qualquer outra situação do género com ele em campo.

O Sporting tem sido uma equipa de meninos. Não me posso esquecer de um jogo contra o Benfica no ano passado. Primeiro o Javi vai calcar o Polga. O Polga em vez de se atirar para o chão a gritar que o tinham matado, põe-se a fazer queixinhas ao árbitro. O árbitro faz a cena do costume de atribuir a culpa a ambos. Depois, embrulham-se no lance, os dois agarrados, e o árbitro marca penálti. Não só levámos com o penálti da ordem como o Javi ainda se ficou a rir.

Este ano não pode ser assim. Pelo que vi no Braga não vai ser seguramente assim. Se o Javi ou outro qualquer for calcar um dos nossos tem que ter a certeza que alguém se encarrega, no momento seguinte, de lhe calcar o hipotálamo. Quem saltar com os cotovelos abertos com um dos nossos tem de ter a certeza que pode ficar sem dentes.

É para isso que quero o Onyewu ou outro parecido.

21 comentários:

  1. Já não é nada cedo para se tomarem decisões. Como disse outro dia Arias e Touran ainda não foram testados. Domingos com a excepção (dado muito pouco tempo de jogo a serio) de Onyewu e Rodrigez preferiu apostar nos defesas de ano passado. Mas se Domingos tivesse nas ferias visionado a grande maioria dos jogos da passada época teria chegado á conclusão que poderia estar a fazer asneira. Não quero fazer previsões mas tambem me chateia estar sempre a constatar factos. A equipe tecnica teve mais do que tempo par ir ao mercado e gastar algum (bom) dinheiro em defensores de classe. Assim parece que foi feito um adiar da situação em vez de se resolver de vez este bicudo problema. E agora quem vai jogar no sabado?. Bem sei que temos o Olhanense em casa. mas hoje em dia as equipas ditas pequenas já não se amedrontam nestes jogos e jogar em Alvalado contra quem quer que seja, com jogadores "experimentados" é um caso digno de estudo para psicologos e afins.
    Pode ser e espero estar enganado mas se jogar a defesa direito do Olhanense, o nosso João Gonçalves e anular o Jeffron ou Capel e do nosso lado o Pereirinha ou o João Pereira não segurarem a ala esquerda do adversário, não venham dizer que tivemos azar.

    ResponderEliminar
  2. Exactamente.
    Ainda me lembro no jogo contra o málaga um lance a meio-campo que o americano dá duas sarrafadas a um gajo deles em que na segunda quase lhe arranca a perna e o Demichelis a ir ter com ele para o empurrar e tirar satisfações e quando o mesmo se levantou foi ver o argentino dar dois passos para trás.

    Precisamos de ter na equipa alguém que mostre raiva dentro de campo. Aos adversários e aos árbitros. Que os faça pensar “fosga-se, deixa-me estar quieto senão vem ai o americano e ainda me raxa a cabeça ao meio”.
    Com o rinaudo em campo a distribuir cacetada e o americano a proteger-lhe as costas deixaremos seguramente de ser uma equipa de meninos.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Nem mais, os feios, fortes e maus fazem falta num balneário e neste caso no 11 titular. Para mim os centrais estão encontrados (Rodrigues e...Onyewu) há muito. Carriço e Polga já provaram que podem ser razoáveis suplentes e sendo assim as dúvidas dissipam-se.

    Temos de começar da melhor maneira, as experiências acabaram...

    ResponderEliminar
  4. Para mim este homem e um pedaço de outro é, desde que aterrou em LX, titular de caras no nosso SCP.

    É um líder dentro do campo e no balneário. Pô-lo a titular fará com que os nossos centrais suplentes e os miúdos da cantera vejam como "o devem fazer" para um dia entrar no 11 da equipa principal.

    Feios porcos e maus. O que o Rui falou relativamente à marcação ao Luca Toni foi bem verdade. Acho este jogador o complemento ideal a um mais rápido "Mudo" Rodriguez.

    Os golos em contra-ataque rápido deveram-se a falhas que se resolvem com trabalho nos treinos. Agora golos em cantos e livres indirectos como os que levámos o ano passado serão tarefa bem mais difícil com este Senhor na nossa defesa.

    Mas pelo amor da santa, ensinem-me o JP e o Evaldo a, pelo menos, descer rápido quando alguém perde a bola perto do meio-campo.

    ResponderEliminar
  5. e não é que, como habitual há mais ou menos uma semana - quando comecei a ler este blog - concordo em absoluto com tudo o que foi escrito.
    equipa de amélias é o que temos tido desde que enakarire e tonel nos deixaram. raça de leão faz muita falta e estamos todos fartos das meninas que são o postiga o djaló o carriço o polga e a andrezinha santos. homens como rinaudo e onyew precisam-se!

    ResponderEliminar
  6. ...Para os antigos, um central serve para meter medo aos avançados...

    Exactamente, e talvez por isso devessemos contratar também o gajo que fez a folha ao Pedro Proença... Para meter na ordem os outros apitadores...

    SL

    Gr33n C0d3r

    ResponderEliminar
  7. Não faz, nunca fez, parte do ser do Sporting deixar de condenar a agressão enquanto forma de intervir no futebol...

    ResponderEliminar
  8. Vou deixar este comentario, para dizer que gostei do blog, da escrita e voltarei de certeza. Parabens.

    Apenas sugiro que altere a frase do cabeçalho:"Falaremos do Porto, conformados."
    Este tem sido o vosso grande mal dos ultimos anos. O conformismo submisso face a uma entidade que apenas arrasta o futebol portugues para a Lama. Acordem pá!

    ResponderEliminar
  9. Seja dito em abono da verdade que o comando da nave Futebol foi entregue pelo Damásio em troca do 'prato de lentilhas' Paulo Sousa, o rumo não sofreu alteração...

    ResponderEliminar
  10. Caro Fernando Sousa,

    Também me mete um bocado de confusão como é que depois de cerca de três anos a meter água na defesa ainda se dá o benefício da dúvida ao Polga e Carriço. Como disse no ano passado, o melhor central era o Tonel, como se veio a verificar. Era o único com cara de homem. Resolvemos dispensá-lo.

    Este ano preparamo-nos para repetir o erro novamente. Espero (e acredito) que o Domingos é suficientemente inteligente para perceber este problema.

    SL

    ResponderEliminar
  11. Caro CratoSempre,

    Quase três anos de experiências com o Polga e o Carriço devem chegar, digo eu. Ipor que errar é repetir o erros.

    SL

    ResponderEliminar
  12. Caro Dangerfields,

    Estamos de acordo. Até parce que nos jogos contra o Valência, o Málage a a Udinese só o Onyewu jogou mal. Aliás, não o associo directamente a nenhum dos golos sofridos.

    O problema de muita gente e dos sportingistas também é, como se diz, "emprenharem de ouvido", com os comentários do Freitas Lobo e quejandos que dizem uma série de disparates na televisão.

    SL

    ResponderEliminar
  13. Caro anónimo,

    A expressão técina é mesmo essa: Amélias.

    SL

    ResponderEliminar
  14. Caro Gr33n C0d3r,

    Está-nos a confundir. Não se apela nem nunca se apelou a qualquer violência contra ninguém. Simplesmente o futebol é um jogo de contacto e como jogo de contacto que é pressupõe que os jogadores não se deixem intimidar e que, em contrapartida, saibam intimidar os adversários.

    ResponderEliminar
  15. Caro Laranjeira,

    Também nos está a confundir. O futebol como a maior parte dos desportos colectivos envolve contacto físico. É preciso estar preparado para ele. É preciso que os jogadores não se deixem intimidar. É preciso que intimidem os adevrsários. Isto com total respeito pelas regras do jogo. Respeito pelo adversário e pelas regras não quer dizer que nos comportemos como escuteiros.

    Há dias, numa entrevista, o Paulinho Cascavel dizia que o Mozer se fartava de lhe dar durante os jogos. Quando acabavam os jogos iam beber umas cervejas juntos.

    SL

    ResponderEliminar
  16. Caro Lucifer,

    Se vier cá mais vezes verificará que não somos o que pensa.

    ResponderEliminar
  17. Caro Luís Campos,

    É isso mesmo. Um dos jogos mais ridículos no ano passado foi um contra o Benfica. O Cardoso fartou-se da dar pancada no Nuno André Coelho. Passou o jogo todo a saltar com os cotovelos em cima sem que o nosso NAC fizesse o que tinha que ser feito que era retribuir-lhe a gentileza.

    SL

    ResponderEliminar
  18. Rui Monteiro,
    Agora que foi citado no Cacifo do Paulinho, não vai ter mãos a medir.
    Um leitor habitual

    ResponderEliminar
  19. Caro Rui Monteiro,
    devo confessar que fui mais causador de confusão do que vítima de confusão: o comentário que fiz destinava-se à sugestão do Gr33n C0d3r "...e talvez por isso devessemos contratar também o gajo que fez a folha ao Pedro Proença... Para meter na ordem os outros apitadores..."
    e não ao facto de precisarmos de um "bouncer" dentro do campo.
    Aliás, acho que o Sporting precisava de um Chuck Norris nas imediações do círculo central, para poder chegar às zonas de conflito mais rapidamente.
    Se tivessemos ainda o "Levezinho", e se ele jogasse ao lado de um "pesado", em todos os jogos, podiamos participar na resolução da antiquíssima questão: qual é o positivo e o negativo na oposição leveza vs peso.
    Peço desculpa pela confusão causada.
    Gosto bastante de ler este blog.

    ResponderEliminar
  20. Caro Rui Monteiro,

    também longe de mim apelar à violência, mas como escrito no post acima ("Moches") há que deixar de ser anjinhos e, infelizmente, pressionar os apitadores tal como fazem "os outros" para que não continuemos a ser despodurada e vergonhosamente roubados e prejudicados. E 'exibir' o dito individuo, como que dizendo "cuidado, que se bati num posso bem bater a outros" poderá ter um efeito pedagógico junto dos ditos apitadores. Um pouco ao estilo dos radares na estrada, não nos impedem de acelerar onde não existem, mas quando sabemos que lá estão, somos exemplares cumpridores do código...

    SL

    Gr33n C0d3r

    ResponderEliminar
  21. Onyewu tem os dias contados no Reino do Leão, tem de arranjar outro. Não porque o Americano não tenha valor, que tem, mas porque em Alvalade prepara-se um "sacrifício": http://bancadadeimprensa.blogspot.com/2011/08/diz-o-roto-ao-nu-onde-vais-tu.html

    ResponderEliminar