quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O Caso “João Ferreira”: Oito Perguntas em Tempo de Férias…

1. Imaginemos que o Olegário é nomeado para o próximo Porto- Sporting. Se o Sporting “plantar” no sempre credível Record umas notícias em “off” dando conta da indignação do Porto com essa nomeação, o primo do Quim Barreiros recusar-se-á, de imediato, a actuar no palco do Dragão, beneficiando assim, de forma objectiva, o Sporting? Os outros árbitros também se solidarizarão com o Olegário e boicotarão os jogos do Porto?
4. O Porto contestou a nomeação do nosso amigo João Ferreira por duas vezes no último ano e meio: (i) em primeiro lugar, no jogo contra a Académica para a Taça da Liga, alegando a participação de João Ferreira enquanto quarto árbitro no famigerado caso do Túnel da Luz; (ii) mais tarde, no jogo de Aveiro contra o Beira Mar, recordando, quer o tal caso do Túnel da Luz, quer a arbitragem de João Ferreira no jogo da Supertaça contra o Benfica. Mais recentemente, o Porto protestou energicamente contra a nota atribuída pelo observador à arbitragem de Duarte Gomes no célebre jogo do apagão contra o Benfica, organizando uma conferência de imprensa onde disponibilizou um vídeo que enfatizava 15 erros do referido árbitro internacional. João Ferreira apresentou, de facto, a sua renúncia a esses jogos do Porto, mas, por manifesto azar, foi enviado de pára-quedas pela sua hierarquia militar para fazer manobras de diversão naqueles campos? E quanto a Duarte Gomes, em vez de renunciar ao próximo jogo do Porto, irá ele tomar uma medida ainda mais drástica, optando por interromper sistematicamente os exercícios de aquecimento de… Helton?
5. João Ferreira e os restantes árbitros propostos (segundo o DN, André Gralha, Bruno Paixão, Jorge Sousa, Paulo Baptista, Rui Costa e Rui Patrício) não apenas não irão ser punidos disciplinarmente por terem recusado a sua nomeação para o jogo Beira-Mar – Sporting, como serão, por esta ordem, os árbitros mais bem classificados da época 2011/2012, estando já a ser tratadas as habituais rasuras necessárias para o efeito?
6. E Fernando Gomes, estará ele neste momento desesperadamente “à cata” dos números do telemóvel dos Presidentes dos Clubes da Liga Orangina que o levaram a Presidente da Liga para ver se eles o autorizam a processar os árbitros (e dirigentes da arbitragem) responsáveis por colocar em causa os direitos de equidade de todos os clubes que participam na competição (ou seja, o conhecido direito de todo o clube de ter a apitar nos seus jogos árbitros do Iº escalão tão maus ou piores que Olegário, designados, nos termos legais, pela Comissão de Arbitragem da Liga)?
7. O Governo manterá o estatuto público que permite à Liga Portuguesa de Futebol Profissional organizar a Liga ZON dentro dos princípios de iniquidade que regem a competição, ou, pelo contrário, decidirá atribuir esse estatuto à  Federação Portuguesa de Wrestling, modalidade onde nunca conhecemos à partida quem vai vencer, nem com que tipo de golpe o vai fazer?
8. Se vingar a imposição por via administrativa de uma espécie de “lei da rolha” – ou do “comer e calar” – sobre as actuações dos árbitros, não apenas deixarão de existir más arbitragens, como desaparecerão todos os conflitos e polémicas do futebol português e assim também a própria… comunicação social desportiva?

6 comentários:

  1. como é hábito, a ILdeLiedson em grande.

    devias, se tiveres tempo e paciência para tal, enviar esse "documento" de perguntas pertinentes para todas as redacções digitais deste país miserável.

    NEM UM PASSO ATRÁS!

    ResponderEliminar
  2. É agora ou nunca.
    O Sporting não se pode acobardar!

    Esta luta é para levar até ao fim e todos os Sportinguistas apoiarão. Temos uma oportunidade de ouro de por em cheque esta corja nojenta que tem um poder imenso nas tomadas de decisão do Futebol Português.

    Já agora e na lógica do slb em ameaçar não participar na taça da liga, porque não deixar de fornecer jogadores às seleções?!

    Quero ver aí as virgens ofendidas, comunicação social incluída, vir a terreiro defender o "Futebol Português".

    SL

    ResponderEliminar
  3. Como o Liedson foi um milagre que nos aconteceu, vocês são um milagre na blogosfera portuguesa!

    Continuem o bom caminho! A ironia é a melhor forma de dizer a verdade oculta (embora cada vez mais à vista de todos)!

    Parabéns!
    Gui

    ResponderEliminar
  4. Gostei. Boas perguntas para refletir.
    SL

    ResponderEliminar
  5. Caros LiedShow, Raf77, Gui e Roupa Branca,

    Antes de mais, obrigado pelas Vossas amáveis palavras.

    Também espero que a Direcção do Sporting mantenha uma condução inteligente deste processo, sem dissonâncias internas, sem recuos, mas também sem avanços suicidas. Os rapazes do apito andam à cabeçada (desta vez) uns aos outros e, por uma vez, até Pinto da Costa – que hoje se colou excessivamente aos seus” heróis” – parece estar genuinamente preocupado com os riscos deste processo para a saúde do Sistema…

    Enquanto não chega o duelo do sistema da sexta Jornada e a rapaziada do apito insiste em querer brincar ao “Perdoa-me”, é importante ir ganhando os nossos jogos e, também, de forma discreta, analisar e consensualizar modelos alternativos de gestão e/ou de nomeação dos árbitros com os Clubes que, inevitavelmente, irão sendo triturados pelo sistema – o rasto é simples de seguir… Gil Vicente, Guimarães, Feirense…

    Sim, bem sei que o sistema tem décadas e múltiplas cumplicidades que serão muito difíceis de contrariar, mas, quem sabe este caso João Ferreira não possa constituir o nosso Cavalo de Tróia, abrindo-nos uma inesperada janela de oportunidade para o implodir por dentro… Vá lá, Godinho, Duque e Freitas, agora preparem os vossos fígados - é altura de avançar silenciosamente para a rota da carne assada…

    ResponderEliminar
  6. Caro Júlio,

    O "post" é inteligente e o comentário ainda mais. Esta precipitação dos árbitros está a obrigar toda a gente a vir a jogo mais cedo do que o costume e a tornar visível o tradicional jogo de sombras.

    Se tiver tempo, de manhã, escrevo sobre isto também.

    Um abraço.

    ResponderEliminar