sábado, 20 de agosto de 2011

Da série “De onde menos se espera, daí mesmo é que não sai nada”: Quarto Ano, Episódio 2

Bem sei, Mestre Paciência, que no Braga recuperaste para a prática do futebol profissional casos aparentemente perdidos como Miguel Garcia, Custódio, ou Alain… Mas… transformar Postiga aos 29 anos em Acosta ou Djálo aos 25 anos em Nani? Será que já se viu algo de semelhante desde que Lázaro se levantou e andou? E caso tenhas descoberto o segredo da ressurreição Mestre, porque ficar por Postiga e Djálo? Porque não alargar este programa de novas oportunidades a Caneira, a Pedro Silva, a Grimmi ou, quem sabe, mesmo, a Purovic (se este ainda por aqui… tropeçasse)?
Quero acreditar, Mestre Paciência, que apenas pretendes proteger aquisições como Rubio, RvW, Carrillo, ou Capel da pressão dos adeptos, fazendo a sua integração de forma mais gradual. Mas “proteger” a equipa do Sporting com a dupla Postiga Djálo, uma espécie de Laurel & Hardy do futebol?!? Ambos são, à sua maneira, previsivelmente imprevisíveis - são tão complicativos que nunca ninguém consegue antecipar a forma como, inevitavelmente, irão perder a bola.
No caso de Djáló, será com a sua tradicional recepção (des)orientada, será passando-a precisamente para as costas do lateral, ou será saindo directamente com ela pela linha de fundo para mais um... touch down? Postiga é ainda mais versátil: será com o enésimo fora de jogo, será com mais um tropeção após encosto do central adversário (bem sei que no Porto isso resultava, mas, meu amigo, há quatro anos que estás no Sporting…), será com o seu poderoso remate de 40 jardas, será com uma enleante fuga para as linhas laterais para atrapalhar os extremos e laterais, ou será com o seu conhecido olfacto pelo golo, concluindo de forma implacável, com a cabeça ou com os pés, frente à baliza?
Enfim, não nego que ambos dão tudo o que têm, mas… será que aquilo que dão é suficiente para integrarem o plantel de uma equipa com a história e tradição de um Sporting Clube de Portugal? Quanto a Mestre Paciência, recordo as sábias palavras de Bertrand Russel -  “na vida nunca se deveria cometer duas vezes o mesmo erro; afinal, há bastante por onde escolher…”

8 comentários:

  1. Júlio,

    A dupla está bem apanhada, sim senhor, mete piada, rimo-nos de nós próprios, etc, etc (apesar de que isto já tomou uma proporção tal que já nem é bem rir, é mesmo fazer chacota e humilhar os dois alvos da moda) mas, ainda assim, tem lá paciência (veio substituir no léxico leonino a palavra 'tranquilidade'?) e explica-me como é que, por exemplo, o Domingos protege o Rubio e o RvW, evitando lançá-los já às feras e, ao fazê-lo, não colocar o único avançado que lhe resta disponível no plantel: o tão odiado Hélder Postiga...

    Qt ao facto do Postiga ter ficado no plantel... Tendo o Liedson sido vendido, o Saleiro dispensado, ficou o Hélder Postiga e contrataram-se SÓ mais 3 avançados... Ora o que defendes é que deveria ter-se dispensado tb o Postiga (vender é coisa que esta SAD não consegue fazer) e comparavam-se 4. Ou isso, ou ao invés de batermos no Postiga, internacional e titular na fraquíssima selecção nacional e mantínhamos o 'proveta'. Essa eterna esperança. Seria uma opção. Mas aposto o que quiseres que nesta altura, não batíamos no Postiga mas estávamos a bater no Saleiro e a suspirar pelo coxo do Hélder.

    Isto é que é a beleza do futebol...Ou não.

    ResponderEliminar
  2. Caro Homesick Green Alien,

    Concordo contigo. Entre o Postiga e o Saleiro confesso que o meu coração balança. Entre um e outro, na dúvida, nenhum dos dois - acho que preferia que Wilson Eduardo se tivesse mantido no plantel. Já o conheço desde os juvenis e, embora possa melhorar algumas das suas características, sempre me pareceu um dos nossos avançados mais promissores. Betinho também é interessante, mas esse só tem 18 anos...

    Quanto ao avançado titular confesso que nesta fase preferia que Domingos tivesse apostado em RvW ou mesmo em Rubio,apesar dos seus 18 anos. Para mim, a questão não está apenas na fraquíssima capacidade concretizadora de Postiga, mas, sobretudo, na forma irritante como ele perde bolas sobre bolas, contribuindo muitas vezes - com a preciosa ajuda, é verdade, de Djáló ou de Polga - para que a equipa não consiga dar mais do que três ou quatro passes seguidos.

    ResponderEliminar
  3. Júlio, OK.

    Wilson Eduardo. Aceito. Mas olha que o Wilson é extremo.

    De qlq forma, para o ano, qd o Yannick e o Postiga tiverem sido dispensados (oxalá q não, que tenham rendido dois tostões furados, pq segundo a nossa própria avaliação é esse o valor justo deles) e o Wilson começar a jogar e a falhar golos, que vai falhar, cá estaremos para observar os comentários.

    Até lá é ir aguentando o Postiga. Às tantas o gajo ainda dá com a saída da bisnaga de Ketchup. Isso é que era, ou será que preferimos continuar a desejar o mal dele (e do SCP) só para continuar a bater no gajo e assim provarmos a razão nas nossas apreciações negativas? Confesso-te que há uma coisa que me faz torcer a orelha. O gajo, noutras circunstâncias, com outro ambiente a envolvê-lo, com colegas de maior qualidade à volta, tem uma eficácia largamente superior. Falo do rácio golos por minuto que leva na selecção... Pq será? Será que só é coxo qd joga no SCP? Mistério.

    Olha, para Setembro tb já falta pc e o Boji9 já estará pronto para arrebantar as balizas adversárias e substituir a orfandade das bancadas de Alvalade... Dps da saída do levezinho e do maluco do Vuk. Tb faz falta a esta equipa um fetiche que nos divirta. O Rubio, para produzir esse efeito (ainda) não serve, está verdinho... Já começou a somar minutos e remates, até agora? Nem um.

    Foi um prazer.

    ResponderEliminar
  4. torcer a orelha é mais o mourinho... Queria dizer torcer o nariz. :S

    ResponderEliminar
  5. Caro Homesick Green Alien,

    Penso que o Wilson Eduardo, embora jogue preferencialmente descaído sobre a esquerda, é mesmo avançado. Pelo menos foi nessa posição que sempre o vi jogar nos juniores, no Portimonense, no Beiramar, ou mesmo na Selecção de sub 21. Concordo que é um jogador que normalmente necessita de espaços para render mais. Também é verdade que, dado o ritmo intensíssimo com que joga, apresenta frequentemente dificuldades depois dos 60 minutos. Admito poder estar enganado, mas continuo a pensar que já este ano seria bem mais útil do que Djáló ou Postiga juntos.

    Como tal esta época parece não ser possível, vamos lá aguentar com Postiga e Djáló (desejavelmente apenas em jogos da Taça Lucílio Baptista) pelo menos até Janeiro, fingindo que continuamos a acreditar neles. Se jogarem, no entanto, nenhum sportinguista, como é óbvio, lhes desejará que joguem mal, mas suspeito, infelizmente, que eles próprios tratarão mostrar a qualidade que têm…

    Quanto à veia goleadora de Postiga na selecção, lembro que houve uma ou outra fase em que o enleante Nuno Gomes também parecia uma águia… E recordo igualmente que Postiga não falhou só no Sporting; na verdade, depois de numa fase inicial da sua carreira parecer um avançado promissor, já provou no Totenham, no Saint-Étienne, no Pana, ou mesmo no Porto o que realmente vale…

    Saudações leoninas,

    ResponderEliminar
  6. Lamento que tenham apagado o meu comentário,continuo a dizer o mesmo abram os olhos! O Sporting está a ser atacado como nunca o foi e vocês andam há 1 semana consecutiva a disparar tiros nos pés. Com gajos destes quem precisa de inimigos?

    ResponderEliminar
  7. Caro Anónimo,

    Como é evidente, apaguei o seu comentário não devido à crítica aos posts sobre o Postiga ou o Djáló, mas apenas devido aos termos utilizados. Como deve imaginar, escrevemos neste blogue quando nos é possível, falando dos temas que queremos, geralmente sempre por pura diversão. De qualquer forma e como pode confirmar através de uma rápida pesquisa, a bandalheira da arbitragem portuguesa já foi por nós amplamente abordada em múltiplas ocasiões. Pelo que está a acontecer neste início de época, antevejo, infelizmente, que tal vá voltar a suceder muitas vezes durante esta época. Saudações leoninas,

    ResponderEliminar
  8. Ninguém deseja o mal do Postiga nem do Djaló, o mal deles é também o mal do Sporting e esta é decerto uma conversa entre gente que é do Sporting...o que está em causa é a falta de rendimento desses jogadores e a existência de alternativas melhores no plantel que, face ao que se tem visto jogo atrás de jogo, se pensa e com toda a lógica e legitimidade terem possibilidades de proporcionar uma significativa melhoria. De resto e como já se escreveu antes, o falhanço do Postiga não é "previlégio" do Sporting...basta recordar as passagens dele por Tottenham, Saint-Étienne, Panatinaikos ou FC Porto, será que em todos estes clubes se formaram cliques de masoquistas para correr com o homem?...E terá sido por um acto de inusitada loucura que os gestores ingleses, depois de terem dado uma fortuna por ele, o despacharam a preço de saldo?...

    ResponderEliminar