segunda-feira, 18 de julho de 2011

Pressão Alta: O Sporting e os Árbitros...

Blogue “Relvado” - "Há duas épocas, empurrou Ricardo Peres, treinador de guarda-redes do Sporting, quando este orientava os exercícios de aquecimento de Rui Patrício, antes de um jogo. O que se passou?
Duarte Gomes (Árbitro) - "Foi um momento de alguma intensidade emocional das duas partes, num contexto em que o Sporting criava uma pressão enorme para cada árbitro que ia a Alvalade. Felizmente já não o faz... Essa pressão era criada por dirigentes, técnicos e adeptos. Havia ali a ideia que o Sporting era perseguido pelos árbitros e isso era muito alimentado pelos media".
Blogue "Relvado", 11 de Julho de 2011
Caro leitor, imagine que você é um árbitro adepto do Sporting… OK, agora, imagine que, por qualquer mais que improvável falha do sistema, você consegue subir à Primeira Categoria dos Árbitros de Futebol Profissional… Imagine, então, que você apita jogos do Benfica e, na generalidade dos casos, prejudica sistematicamente aquele Clube, inclusivamente, em desafios decisivos para a atribuição de títulos nacionais (*)... Vá lá, ainda mais difícil, agora feche os olhos e concentre-se: imagine que dá uma entrevista em que se assume como adepto do Sporting e, simultaneamente, critica publicamente a enorme pressão que, em tempos, havia sido criada por dirigentes, técnicos e adeptos do Benfica (ou do Porto) sobre os árbitros que actuavam na Luz (ou no Dragão)… O que lhe iria acontecer? Vá lá, agora pode abrir os olhos, esta parte é muito fácil de imaginar…
Sempre precursor nestas coisas de pressão alta, o Porto de Pinto da Costa, já desde os anos 80 que concretizou uma ideia genialmente simples de Mestre Pedroto - acabou com a sua pista de ciclismo, rebaixou o Estádio e colocou o público ululante quase em cima do relvado. Ah, sim, e também descobriu os Túneis para qualquer situação que pudesse escapar ao seu controle... O Benfica, mais recentemente, lá foi fazendo o mesmo – o calduço amigável de um simpático Diabo Vermelho num Fiscal de linha e a fama entretanto adquirida pelos Túneis da Luz aí estão para o comprovar…
Quanto ao Sporting, cito de cor as memoráveis palavras do insuspeito José Silvano, um ex- árbitro vila-realense que, algures no final da década de 80, não se coibiu em referenciar publicamente Alvalade como o Estádio onde era mais fácil de apitar em Portugal, pois o público, separado do relvado pelo tartan (agora, temos o fosso…), estava lá longe, bem longe do relvado... Mas, como é óbvio, não é só isso, trata-se, também, do Sporting voltar a assumir uma atitude de denúncia firme e profissional do actual panorama da arbitragem nacional... E, claro, é igualmente fundamental que o Sporting volte a ter um projecto de poder no futebol português, fazendo a tal “rota da carne assada” e aliando-se a clubes como o Guimarães, Marítimo, ou mesmo aos clubes da Liga Orangina, para concretizar esse objectivo (como tão bem normalmente faz o Porto, ou como, usando outros discurso e método, também fez o Sporting na época de Roquete / Duque…).
Caso contrário, enfrentaremos, mais uma vez, a dura sentença de Paulo Bento, depois do lamentável Porto 1 – Sporting 0 de 2009, apitado, vejam lá, pelo caro amigo... Duarte Gomes, nomeado para esse jogo, quando o Sporting mantinha com ele um litígio em apreciação pelo Conselho de Justiça da Federação (devido à célebre altercação que teve com Ricardo Peres): “o Sporting é demasiado simpático com certas situações. Não quis falar sobre o Duarte Gomes e depois pagam os jogadores e o treinador. Se calhar vamos ser condecorados com o Prémio Nobel da Paz”…
(+) Sim, tal como aconteceu com o caro amigo... Duarte Gomes no Sporting – Porto decisivo para a atribuição do Título de 2005/06, com a não expulsão de Quaresma, numa altura em que ainda estavam onze contra onze e em que, o Harry Potter, já com amarelo, teve uma entrada brutal sobre Tonel…

1 comentário:

  1. Faço templates, banners, avatares, signatures,... Se quiserem alguma coisa é só entrar em contacto comigo, deixo aqui o link do meu blog:

    http://saviolzgallery.blogspot.com/

    Se precisarem de algo basta enviar um e-mail que encontrasse na barra lateral do blog, e, se possível, que sigam o meu blog e eu faço o mesmo com o vosso, obrigado.

    ResponderEliminar