domingo, 3 de julho de 2011

Sporting ataca o Mercado: A Truta vem Aí...

Os jogadores que eu contratara tinham comprovado, sem excepção, todo o meu excelente trabalho de observação e prospecção do mercado futebolístico. A minha Plataforma de gestão de activos futebolísticos especificava minuciosamente as principais características físicas, técnicas e mentais de todos os jogadores das ligas europeias, sul-americanas e africanas. Mesmo os futebolistas mais jovens tinham sido rigorosamente observados à lupa utilizando os inovadores métodos da STASI da antiga RDA, não escapando, portanto, à malha fina da minha Plataforma. Este sistema permitia, de igual modo, uma ligação directa às principais empresas de scouting futebolístico, emitindo vigorosos alertas sonoros cada vez que uma dessas empresas colocava ofertas no mercado.
Poucos imaginavam que eu, com esse último modelo da minha Plataforma e com este pequeno portátil ligado à net, poderia antecipar e controlar virtualmente praticamente todos os movimentos do mercado futebolístico mundial.
A época de ataque ao mercado aproximava-se… Enquanto veterano gestor de activos do futebol do Sporting, o jogo de emoções envolvido no processo de gestão de activos futebolísticos, estimulava toda a minha capacidade e energia.
Antevia com entusiasmo as longas noites em branco, em que, através da minha Plataforma, efectuaria sucessivas pesquisas cruzadas sobre a relação preço - qualidade dos jogadores que potencialmente poderiam interessar à equipa de futebol do Sporting. Ah e aquele ritmo inebriante das mensagens que freneticamente iam chegando ao meu monitor, provenientes da extensa rede de olheiros profissionais que prospectavam meticulosamente a pente fino todo o mercado mundial, procurando pescar aquela, exactamente aquela truta, que eu lhes havia pedido… O stress vertiginoso e a adrenalina pura desses grandes momentos de decisão de compra e venda de activos futebolísticos nos gloriosos dias do mercado de Verão ou de Inverno, funcionavam para mim, confesso-o, melhor que o Prozac ou as anfetaminas …
Tratava-se, agora, de, mais uma vez e sempre com sem milhões de euros de capacidade de investimento, promover diversas vendas e aquisições de jogadores, no sentido de propiciar o ataque ao Campeonato e à Liga Europa. Os principais rivais nacionais e europeus conjecturavam desesperadamente, procurando antecipar as minhas movimentações no mercado.
Os meus nervos de aço, no entanto, não cederiam e, como habitualmente, eu aguardaria tranquilamente por aquele momento chave em que…  eureka, eureka, qual Harry Poter, numa penada e através de um passe de mágica, deixaria novamente boquiaberto todo o planeta futebolístico… Semicerrei, pois, os olhos, mordi os lábios e preparei-me, então, para conseguir mais uma vitória retumbante neste defeso de 2011. Os dados estão lançados. Álea jacta est!
De repente, ouvi a porta ranger, alguém entrou e disse: Oh, querido, outra vez agarrado ao Futebol Manager… Vai mas é ali ao Hipermercado, que eu preciso que me compres uma truta para o jantar… Traz também umas alfacezinhas para a salada… E, já agora, não te esqueças de deitar o lixo fora…
(*) Adaptado de um post que, em tempos, escrevi no Forum SCP

PS - Já agora, algum jovem turco me pode ajudar a traduzir o que o Oguzofficial escreveu ontem no Twitter sobre Quaresma, Sporting e… 15 Milhões de Euros?!? Até agora tem existido algum critério nas contratações – espero que nesta fase final o Luís Duque não tenha uma recaída a relembrar os seus piores tempos…

Sem comentários:

Enviar um comentário