terça-feira, 5 de julho de 2011

Contratações

O processo de planeamento desta época, se outro mérito não tem, tem pelo menos o de demonstrar a forma completamente amadora com foi preparada a anterior. Andámos até à última hora a contratar jogadores. Nunca se percebeu a lógica das contratações e a relação que tinha com qualquer modelo de jogo a desenvolver pelo treinador. Pelo caminho ainda venderam dois dos melhores jogadores por cerca de 20 milhões de euros, tendo gasto o dinheiro sem os conseguir substituir.

Este ano é diferente e partiu-se de uma situação muito mais difícil. Não há jogadores para vender e dinheiro entrar dessa forma. Parecendo que não (para alguns), 20 milhões de euros a mais ou a menos fazem bastante diferença. Era preciso contratar muito, bem e barato.

A prospecção foi bastante alargada. Contrataram-se jogadores com perfis etários equilibrados: uns mais maduros e outros mais jovens, com margem de progressão. Contrataram-se jogadores para lugares-chave e que estavam há muito tempo a descoberto.

Temos dois centrais com cara disso e um trinco que é trinco (um trinco serve antes de mais para recuperar bolas; se puder sair com ela e lançar o ataque, melhor, mas a primeira função é pressionar os adversários e recuperar bolas). Uma equipa começa a construir-se pela zona central da defesa. Se aí falha, então, falha tudo. Só não tenho a certeza se o Rinaudo é bom no jogo de cabeça. É preciso ter um trinco que ganhe a primeira bola de cabeça; de outra forma, a defesa está sempre em risco de ficar descompensada na zona central. É preciso um trinco que saiba acompanhar os médios e avançados adversários quando se descolam para a área, fazendo como que de terceiro central quando isso é preciso.

(Continua)

5 comentários:

  1. Caro Rui Monteiro,
    Aprecio há muito o teu blog.
    Sou o autor de "Leoninamente!!!..." e gostava de fazer a troca de links com o teu.
    Vá lá, eu não tenho sem milhões, mas sou sportinguista, caramba!!!...
    Diz que sim na caixa de comentários do meu último post.
    SL

    ResponderEliminar
  2. Caro Álamo,

    O meu amigo Júlio Pereira é que trata dessas modernices teconógicas. Mas vamos fazer essa troca de links.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Já está, Caro Álamo! Saudações Leoninas,

    ResponderEliminar
  4. Troca de links???

    Responda ni meu blog

    http://futebolmadeinportugal.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Caros Rui Monteiro e Júlio Pereira,
    Obrigado por colocarem o link de "Leoninamente!!!...".
    Como poderão comprovar, já fiz o mesmo com o vosso.
    SL

    ResponderEliminar