sábado, 26 de fevereiro de 2011

Paulo Sérgio nos "Denver Broncos"?

De acordo com mais um telegrama da diplomacia americana online há pouco divulgado pela "Wikileaks", Paulo Sérgio, que hoje deixou o Sporting, poderá estar de malas feitas para treinar os "Denver Broncos" da NFL - "National Football League" dos Estados Unidos.
O Presidente dos Denver Broncos, Pat Bowlen, depois de vários meses de observação da equipa de futebol do Sporting concluiu que Paulo Sérgio poderá ser o homem certo para devolver os "Denver Broncos" às glórias do passado. Questionado pelo ILdL sobre a capacidade de adaptação de Paulo Sérgio ao novo mundo da NFL, Pat Bowlen foi peremptório: A versatilidade táctica de Paulo Sérgio é lendária e, na prática, os seus princípios de jogo – baseados, como se sabe, em fazer um jogador correr desenfreadamente sozinho com a bola ou no chutão para a frente para ganhar dez ou mais jardas - aproxima-se muito mais do futebol americano do que do seu congénere europeu. As tácticas ofensivas e defensivas do Sporting de Paulo Sérgio são, igualmente, muito semelhantes às tradicionais formações "Shotgun", "Unbalanced Flexbone" ou "Wingback" praticadas nos relvados da NFL. Acresce ainda que os jogos de futebol americano duram apenas 60 minutos com múltiplas interrupções o que parece também bastante mais adequado ao tipo de preparação física ministrado pelo Mister Paulo Sérgio.
O ILdL sabe, entretanto, que Paulo Sérgio poderá não viajar sozinho para Denver. Com efeito, além da corte de 18 adjuntos que agora passará a dispor em Denver, o ex-Treinador do Sporting poderá levar consigo quatro ases de trunfo do actual baralho leonino – Pedro Mendes, Maniche, Djáló e Postiga.
O popular ex-forcado afirmou à nossa reportagem que Pedro Mendes será a principal aposta para "Quarterback" (lançador) dos "Denver Broncos" – como se sabe, o cérebro das equipas de futebol americano que dita as tácticas em código morse e, depois, lança a bola em profundidade para os "Running Backs". Maniche, por seu lado, será o novo "Linebacker" – do tipo "strongside" - da equipa de Denver, jogador do meio campo defensivo que se posiciona perto da linha das escaramuças ("scrimmage") e que procura demolir, com os seus "tackles" e forte jogo de cintura, os pobres "Quarterback" e "Running backs" adversários.
Postiga, pela sua polivalência, tanto poderá jogar a "Wide Receiver" (Receptores- jogadores rápidos que se deslocam em rotas curtas e longas para receber ou corrigir passes), como a "Center" (jogador que começa cada jogada passando a bola por baixo das suas pernas para o "Quarterback", tentando, depois, provocar sistemáticos bloqueios ou "downs" no campo do adversário), constituindo, ainda, pela reconhecida precisão do seu remate às balizas de futebol americano, a opção prioritária da equipa para "Kicker" (jogador responsável por chutar os "field goals" e "Kick off"). Por fim, Djáló, com a sua portentosa combinação de velocidade, atletismo e força, tem tudo para ser um "Halfback" com H grande, desmarcando-se com rapidez, transportando a bola e... saindo com ela pela linha de fundo para mais um "touchdown"...

4 comentários:

  1. ahahahah...... hilariante.... mto bom!!!!!1

    ResponderEliminar
  2. Paulo De Carvalho
    Detrotit Lions desviam Paulo Sergio para Detroit.

    ResponderEliminar
  3. Caro Júlio,

    Simplesmente genial. As coisas que tu sabes. De certeza que não vais com o Paulo Sérgio também?

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Caro Anónimo,

    Obrigado pelas amáveis palavras e volte sempre.

    Caro Paulo de Carvalho,

    Não acha que os leões já sofreram o suficiente com este domador amador? É caso para dizer - leões de todo o mundo, uni-vos! Safa!

    Caro Rui,

    Antes de mais, obrigado pelas palavras. Embora não aprecie particularmente o futebol americano, estive há tempos a ver uns dois ou três jogos e acabei por não achar muito diferente do futebol português. Um jogo sem ritmo e com muitas interrupções, a pilha dos jogadores dura 60 minutos, faltas sistemáticas, alguns jogadores têm por único objectivo derrudar os adversários, outros, pelo contrário, apenas pretendem atirar-se para o relvado para conquistar faltas, a única táctica conhecida por quase todos os treinadores é o "lança a bola para a frente nas costas dos defesas"... Depois, uma rápida leitura da Wikipedia e do site da NFL permitiu-me conhecer melhor o jogo e perceber que há aqui uma enorme oportunidade para a exportação de grande parte dos treinadores portugueses de futebol profissional ou mesmo amador. Deixo, pois, esta proposta à atenção da AICEP. Um abraço,

    ResponderEliminar