segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Superstições

Não me considero uma pessoa supersticiosa mas a verdade é que a melhor explicação que encontro para o visível abaixamento de forma do Sporting é a falta de diálogo sobre o tema aqui na 'Insustentável leveza de Liedson'. Assim sendo, resolvi escrever este pequeno texto para que não fiquemos a ver a importantíssima Taça da Liga por um canudo, só por ausência de textos neste blog.

E existe muito para escrever. Podia começar por falar da insustentabilidade que é andar a jogar à bola sem uma defesa quase imbatível. Ou da insustentável falta de leveza da tripla "PSP", que parece continuar a falhar golos como se ainda vivêssemos no tempo em que os adversários já se davam por contentes se o Adán fizesse mais que uma defesa no jogo inteiro (quanto mais marcar 2 ou 3 golos!). Ou será que a insustentabilidade é mais global e não podemos esperar que um plantel curto não chegue para tanto durante tanto tempo ?

Não sabemos. Aliás, não sabemos se o Rúben Amorim não terá razão quando diz que até jogamos melhor que o ano passado, mas as coisas parecem não acontecer...

Mas algumas coisas sabemos. Sabemos que a equipa não tem a crença que vai aparecer um golo aos 90+ minutos a salvar o dia. Não queremos saber, mas sabemos, que os árbitros se vão habituando ao VAR e afinal um murro do Pepe não vale tanto como um choque entre o Matheus Reis e o Galeno (ou que os pitons do Bragança são afinal muito mais violentos que os do Otamendi ou do Mbemba). Nem tanto queremos saber se o Nuno Santos é o único futebolista em Portugal que provoca o público.

Enfim, diria que passaram apenas umas semanas desde o dia 17 de novembro, quando por aqui se refletia sobre a impressionante performance da nossa seleção, e quase nada mudou. O Sporting perdeu, como vai continuar a perder (e a ganhar e a empatar), mais por demérito próprio que outra coisa qualquer. Mas o futebol Português, esse continua a não desiludir (vá, talvez a seleção desiluda um pouco). Assim sendo, resta-nos a superstição para acreditar que vai ficar tudo bem!

7 comentários:

  1. O problema é que este ano o Porto não se deixou dormir...e está muito mais forte, principalmente fora do campo.
    O Sporting continua a fazer uma época incrível, considerando os investimentos e toda a história recente.
    Infelizmente, mesmo com VAR podemos continuar a gritar que o boi é cego!
    Mas é bastante bom ver que o blog está vivo!
    Saudações Leoninas,
    Sérgio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Sérgio,

      Obrigado pelo comentário. O blog continua vivo, veremos como se porta o Sporting, dentro e fora do campo!

      SL,
      João

      Eliminar
    2. João, não me leve muito a mal mas o blog talvez continue vivo mas sem o sal dos textos do Rui Monteiro. O que não falta por aí são blogs ... enfim, vivos ...

      Eliminar
    3. Excelente observação. Estou 100% de acordo!

      Eliminar
  2. "a melhor explicação que encontro para o visível abaixamento de forma do Sporting é a falta de diálogo sobre o tema aqui na 'Insustentável leveza de Liedson": e o Gabriel, por onde anda???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também de acordo. Precisamos do sal de todos para contrariar as superstições, mesmo as mais absurdas.

      Eliminar