terça-feira, 23 de junho de 2020

Ato falhado

Um dos acontecimentos mais surpreendentes do futebol português registou-se no jogo do Sporting contra o Paços de Ferreira. O árbitro marca “penalty” contra o Sporting, que não existe, e mostra amarelo ao Coates, que se encontrava a uns largos metros do local onde a suposta falta se realizou, confundindo-o com o Borja. A confusão entre os dois jogadores é uma impossibilidade có(s)mica. Para além da distância, um é muito, muito alto relativamente ao demais e ao outro também; um é branco e o outro é negro; um é calvo e o outro guedelhudo; um tem barba e o outro tem a cara impecavelmente escanhoada. É quase impossível confundir dois jogadores tão distintos, um uruguaio e um colombiano, cujo único elemento em comum é a camisola. 

O acaso não explica este acontecimento, este fenómeno. Está-se em presença de um ato falhado. Havia uma intenção inconsciente, subliminar. Pode-se pensar que essa intenção seria a de mostrar o amarelo ao Coates ou a de marcar um “penalty” quaisquer que fossem as circunstâncias. Não tenho a certeza que assim seja ou que assim tenha sido. O ato falhado é outro. O árbitro marcou “penalty” sem certeza, sem completa consciência de a sua decisão estar correta, tendo tratado de encontrar um subterfúgio que a permitisse reverter, tal a evidência da troca de jogadores. Conscientemente marcou “penalty” mas inconscientemente tratou de arranjar forma de o anular.

10 comentários:

  1. O que eu estranhei e me deixa de pé atrás, é a reversão da decisão.
    Não estou habituado a ver estas "mordomias" com os nossos jogadores, daí a desconfiança... e o Coates que se cuide!
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      A situação é muito suspeita.Este negócio do Amorim com o super-agente à mistura começa a dar que pensar. Não nos passaria pela cabeça que o árbitro revertesse a decisão, ainda ara mais este. Do outro lado não estava o VAR mas, quem sabe, o super-agente.

      SL

      Eliminar
  2. O Rui Costa é o artista que amarelou Gelson Martins num Sporting x chaves em alvalade por suposta simulação e depois de interpelado pelo var por duas vezes e mais de 5 minutos mantém a decisão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      A expressão própria é mesmo essa: artista. Lembro-me muito bem desse lance. Neste qualquer coisa o que incomodou e não foi propriamente ter a consciência que estava errado. Para o lado da consciência foi sempre para onde ele dormiu melhor.

      SL

      Eliminar
  3. Já em 1989 a minha prof de psicologia dizia algo que até hoje não esqueci :acto falhado é a pulsão do subconsciente não recalcada pelo suoerego!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Fernando,

      Sendo assim, o ato falhado terá sido mesmo o "penalty" e o amarelo ao Coates. É mais forte do que ele (do que o seu superego).

      SL

      Eliminar
  4. Estava com esperança de que o Covid 19 trouxesse uma nova ordem social para Portugal, mas continuamos a ter superegos fracos e problemas de recalcamentos, infelizmente os maus exemplos já vem da nossa cúpula política,onde a falta de vergonha impera, será lógico que nem o futebol escape. Vacinas precisam-se, e não só para o malfadado vírus,.... 😂

    ResponderEliminar