segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Na medida em que

Um conhecido do meu pai costumava dizer que Portugal era especial na medida em que era especial. Quando queria mostrar a sua faceta mais intelectual dizia que Portugal era especial na medida em que o era. Gosto mais desta última e serviu-me, de certa forma, como lição de vida para navegar em águas portuguesas, sempre traiçoeiras. Trata-se, aliás, de um argumento essencial à sobrevivência em qualquer tasco ou mesmo parlamento nacionais.

Foi essa mesma lição que me permitiu compreender e até explicar esta paragem longuíssima no campeonato profissional (profissional?) de futebol que se chama pomposamente de liga portuguesa de futebol (1ª e 2ª ligas). Explico: na semana passada, concretamente no fim-de- semana de 5 e 6 de Outubro fiquei intrigado por não haver futebol mas rapidamente percebi que a razão era a seleção. Bom, fiquei à espera do jogo da selecção mas o que encontrei foram vários jogos de várias ligas europeias. Que diabo, queres ver que Portugal jogo contra a selecção de esperanças portuguesa (ainda se chama assim?). Não, Portugal apenas defrontaria o Luxemburgo no dia 11 do corrente, isto é, nesta última sexta-feira e hoje jogava com a Ucrânia. Depois percebi que nem na semana seguinte a isto tudo haveria jogos do campeonato. Quase um mês de paragem – pensei… huum.

Fui averiguar, pesquisei, fiz uns telefonemas, li umas notas de rodapé, contactei a direcção do Sporting para saber se tudo não faria parte de uma estratégia para repetirmos a pré-época (esta possibilidade dava-me forças para comer e andar), mas nada, debalde, não havia qualquer explicação lógica, qualquer razão que se pudesse encontrar para sustentar uma tal paragem num campeonato dito profissional. Fui aos filósofos, aos leitores de mãos, aos bruxos da bola, mas o silêncio era ensurdecedor.

Depois percebi, era tão óbvio. A liga profissional de futebol era especial (aliás, como Portugal), na medida em que era especial. Era especial na medida em que o era. Havia uma paragem longa na medida em que havia necessidade de haver uma paragem longa. Não se jogava na medida em que não se jogava. Fiquei mais calmo. O mundo ainda era um lugar seguro na medida em que o era. Não precisamos de mais nada. Apenas fé.

8 comentários:

  1. Sem problemas, há tempo, nem vai ser preciso realizar 2 ou 3 jornadas a meio da semana, encavalitadas entre as do fim de semana anterior e seguinte, nem nada!
    Nem vai ser preciso andar a jogar 16 jogos nos meses de Janeiro e Fevereiro, entre campeonato, taça, taça da liga e competições europeias. Também quase nenhum clube vai andar feito tonto a jogar em 4 frentes na máxima força, com um bocado de sorte isso só vai lixar o Sporting, que vai usar quase sempre o mesmo 11 nesses jogos todos, rebentando assim a equipa para o resto da temporada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas estamos à espera de quê?
      Sabemos, ou não, que o nosso futebolzinho pequenino no seu próprio ser e raquítico nas ideias, conservador até mais não poder ser naquilo que o levasse, se calhar, a desenvolver-se, a sair da mediocridadezinha que actualmente o espartilha,diria, não é capaz de grandes investidas no seio dos Maiores sem conseguir ultrapassar, e repito, ultrapassar o efeito Doppler com que alguns jogadores contribuiram, e muito, inclusive Ronaldo, para que se sentisse nos nossos dias, que a Selecção Portuguesa talvez seja capaz de ombrear com outras que têm processos muito mais organizados , como, por exemplo, a Alemanha. Nos nossos dias, fazem, julgo, como disse Lenine: recuar um passo para avançar dois! Esperemos todos pela pancada!
      E nós, <Portugal? O que vamos fazer? Vamos continuar a vender Felixes inflaccionados, vamos continuar a ter Clubes da Primeira Liga presos a contratos ou à falta deles, na vã tentativa de atrair uns cobres para a economia local para que, por exemplo; O Senhor "Eustáquio" da Leitaria ao pé da Estação possa ter um bom "Dia", economicamente falando, quando, por alguma distracção dos Deuses do Futebol, algum dos Grandes vai jogar lá na Terra?
      Por amor de Deus, do Diabo ou lá de quem for que não olha cá para baixo com olhos de olhar, que os idiotas, e sublinho, (Os Idiotas) que dirigem, ou acham que o fazem, o nosso futebolzinho, raquítico, enfezadinho, e, provinciano até mais não poder ser,sejam tocados por alguma mão cósmica que os faça deixar de ser alarves, idiotas, de mentes sórdidas, pequeninas e sem vontade alguma de progredir!
      E, por amor de deus, do diabo, ou de quem quiserem, os Grandes de Portugal são três:
      Sporting Clube de Portugal, Sport Lisboa e Benfica, e Futebol Clube do Porto!
      O resto são "Cantigas Da Rua" que levarão muito tempo até serem ouvidas a nível nacional!
      Mas não se iluda ninguém, e, muito menos no seio do Sporting Clube de Portugal:
      Para ombrear com os outros dois Grandes, apesar de sermos (Sporting Clube de Portugal - A Maior Potência Desportiva Nacional),é necessário que nos armemos de tudo o que temos ao alcance para que nunca ninguèm se esqueça deste facto absolutamente vital para a vida do Clube! Somos, de facto, a maior Potência Desportiva Nacional, apesar de, no futebol senior masculino, as coisas não terem corrido lá muito bem, nas últimas décadas! Para além disso, Benfica e Porto, mais que não seja internamente, e, talvez entre os dois, já decretaram que a três não dá e, portanto, cumpre-lhes deitar fora da canoa o Sporting, que consideram, e para isso têm trabalhado,de há muito para cá, em conjunto ou não, o elo mais fraco e aquele que consideram mais passível de ataques frontais, no que não são lá muito eficazes, e ataques subterrâneos, no que ambos conseguem resultados espantosamente positivos, para os próprios!
      Concluindo, e desculpe amigo se a prosa já vai longa, ou o Sporting consegue alguém que o dirija e consiga chamar os Bois pelos Nomes, como aliás já teve e foi o que se viu, ou o próprio Sporting e, por arrasto, o futebol Português, estão condenados, a prazo!

      Dirão que confundo o Futebol Português com o Sporting! Pois!!!!... Durante mais de vinte anos, não sei bem, a selecção nacional foi maioritariamente formada por jogadores formados no Sporting! É ou não verdade?
      Por isso, amigos, mais respeito pela instituição Sporting Clube de Portugal e, não endereço este
      apelo apenas aos de fora mas também àqueles que, nos nossos dias, gerem a SAD como se fosse uma empresa completamente fora do seio do Clube!
      Cuidado amigos! A SAD do Sporting tem um papel muitíssimo importante a desempenhar no seio do futebol Português!
      Nunca esqueçam isso!!!!!!

      Eliminar
    2. Caro Vitor,

      Faz tudo parte de um trabalho e de uma estratégia invisíveis, nas medida em que faz parte...

      SL

      Eliminar
    3. Caro Leonino,

      Faço sua a minha posta ou ao contrário não sei.
      SL

      Eliminar
    4. Ó companheiro: o meu caríssimo amigo é sempre assim tão hesitante? Apoia ou não o que eu disse? E, para além disso, sou LeãoSempre e não o que me chamou! Se calhar é por causa de desencontros desta natureza que o Sporting está como está!
      Vamos chamar os nomes certos a quem os merece! Pode ser?

      Eliminar
    5. Caro Leão (não o somos todos?),

      vejo que se leva demasiado a sério. Não é o meu caso.
      De resto o futebol (em particular) é apenas a coisa mais importante das absolutamente insignificantes.
      SL

      Eliminar
  2. Na medida em que Portugal ficou, mais uma vez, de aflitos. Bastava um empate. Que ninguém faça troça do engenheiro, derrota, empate, vamos ao Euro e há-de aparecer um Eder que desempate aquilo.

    O rapaz Rúben Dias pensava que estava na Liga Tuga!

    João Balaia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      O Rúben joga na medida em que joga. O Félix joga na medida em que joga. Jogamos todos na medida em que jogamos todos. Todos, aliás, se classificam.

      SL

      Eliminar