terça-feira, 16 de julho de 2019

Quem nunca acreditou, que atire a primeira pedra!

A pré-época é a melhor fase do campeonato. É verdade que ainda não ganhámos, mas também ainda não perdemos nem empatámos. Estamos à frente e todos os sonhos são possíveis. Quem nunca acreditou num Waseige e num Missé-Missé ou num Paulo Sérgio e num Maniche, que atire a primeira pedra. Acredito no Keizer e no Camacho, no Vietto, no Neto, no Eduardo e no Rosier porque sim, porque é suposto ser assim, porque terei toda uma temporada para não acreditar. 

Vi o jogo contra o St. Gallen. Entrámos bem, marcámos dois golos e, depois, bem, depois resolvemos embaralharmo-nos com a bola e o adversário. A saída de bola para o ataque não apresenta melhorias. O Eduardo fez de Gudlej e os resultados não foram muito diferentes. Pede-se-lhe para ser mais posicional a defender e que avance depois de recuperada a bola, enquanto recua o Wendell para a receber e sair com ela naquele tricotar que irrita qualquer um. Pelas laterais, as coisas não correram melhor. O Ilori é um jogador constante e regular em qualquer das posições onde jogue, tal a constância e regularidade da tremedeira. Com ele a lateral direito, sobrou do outro lado o Abdu Conté. O rapaz parece uma força da natureza, mas também parece estar sempre a olhar para a bola enquanto corre. É verdade que a ajuda do Camacho a atacar e a defender foi quase inexistente. 

O Neto esteve sereno e não parece que seja pelo centro da defesa que este ano passaremos por dificuldades. Na primeira parte, se se excetuar a insegurança do Ilori, a defesa esteve praticamente de férias. O golo do St. Gallen resulta de um passe com a canela para um adversário do Eduardo, quando pretendia dominar a bola. No ataque, praticamente tudo se resumiu ao Bruno Fernandes e ao Raphinha, dado que o Luiz Phellype ainda está emperrado. O facto de tudo se resumir a dois jogadores não quer dizer nada, dado que o Bruno Fernandes joga por três e, assim sendo, está sempre garantida a superioridade no ataque (em número e armamento). 

Na segunda parte, com as substituições tudo se embaralhou e a confusão foi de tal ordem que não permitiu qualquer compreensão sobre o que se passava em campo e a qualidade dos jogadores. Ficaram impressões, umas mais fracas, outras mais fortes, mas não deixam de ser impressões. Depois de vermos o Ilori na primeira parte, o Thierry Correia parecia mesmo um bom lateral direito. O lateral esquerdo, o miúdo Nuno Mendes, esteve bem. O Gonzalo Plata de vez em quando acordava e quando acordava mexia com o jogo até inexoravelmente perder a bola. O Vietto teve boas movimentações, deixando o Bruno Fernandes isolado no contra-ataque, mas sem ainda compreender a dinâmica da equipa (admitindo que tal coisa exista). O Matheus Pereira voltou com os seus tiques de vedeta, sem intensidade e mais parecendo que estava numa peladinha ou num jogo de futsal com os amigos (depois digam que a culpa é dos treinadores que não dão oportunidades aos nossos melhores talentos da academia!). Quem impressionou e impressionou muito foi o Luís Maximiano. Parece um autêntico monstro das balizas. 

É difícil fazer um balanço deste jogo-treino. Os pontos fortes continuam: Mathieu, Bruno Fernandes e Raphinha. Faltam alguns dos outros pontos fortes da equipa, como o Coates e o Acuña. As aquisições são promissoras, mas não é possível afirmar desde já que se vão transformar em titulares indiscutíveis ou em substitutos de idêntico nível dos titulares. Se o Bruno Fernandes não sair, seguramente que a equipa não está mais fraca do que na época passada. No entanto, também não se consegue afirmar perentoriamente que esteja mais forte e isso não deixa de ser um ponto fraco à partida, dado o persistente diagnóstico de falta de "banco" e de alternativas Se o Bruno Fernandes sair, então, nesse caso, estamos como o Ristovski disse que ficaríamos após a vitória na final da Taça de Portugal.

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Caro Mike,

      Claro que sim, claro que é para acreditar. Não temos outro remédio. E, depois, enquanto estiver o Bruno Fernandes, não há impossíveis.

      SL

      Eliminar
  2. Boa tarde Rui Monteiro.

    Aquela 2ª pt meio á toa da nossa equipe , foi só para nos mostrar as qualidades do Max....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Paulo,

      Ainda não tinha compreendido muito bem aquela segunda parte. Com o seu comentário, fez-se luz na minha cabeça. Se foi assim, ainda bem que assim foi, pois o MAX impressiona, pela envergadura física, pela rapidez na saída e pelos reflexos. Ou muito me engano ou temos guarda-redes para uns pares de anos.

      SL

      Eliminar
  3. Se Bruno Fernandes não sair, só pode significar que haverá investidor na SAD , já que doutro modo as contas não se encaixam

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Se não sair, talvez seja como diz. Mas se sair barato, também será como diz. Na dúvida, não sai e vamos é ganhar títulos com ele em campo que é bem menos complicado.

      Eliminar
  4. Muito boa 1ª parte - que me encheu de esperança - na 2ª parte o Gallen pressionou (tem a preparação muito mais adiantada) e não nos aguentámos nas canetas, mais a mais com as segundas linhas que entraram. Por menos de 70 milhões, antes quero que fique em Alvalade (eu queria que ele ficasse de sempre, mas sei que não pode ser). Eu acredito sempre! ( por isso compro sempre gamebox)
    J.Oliveira. SL

    ResponderEliminar
  5. Subentende-se que o sujeito seja o Bruno Fernandes, claro....As minhas desculpas.
    J.OLiveira. SL

    ResponderEliminar