quinta-feira, 11 de julho de 2019

“Dura lex, sed lex”

A lei é dura, mas é a lei ou Deus perdoa, mas o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) não. Não interessa se se trata do clube da terra do João Félix ou do Secretário de Estado do Desporto. Hoje o Académico de Viseu, o clube da minha terra também, amanhã quem sabe… Se um clube tem dívidas e presta falsas declarações sobre o seu pagamento, fica suspenso das competições profissionais. 

Esta decisão também nos deixa tranquilos sobre a integridade das competições profissionais. Até hoje, nunca houve um clube com dívidas e que prestasse falsas declarações. Fico na dúvida, se o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol e a Associação Nacional de Treinadores são extremamente úteis, ameaçando denunciar os clubes ao CD da FPF na defesa dos seus trabalhadores, ou se são completamente inúteis, dada a forma como o CD da FPF assegura este zelo dos clubes no pagamento atempado dos seus compromissos. 

Esta tranquilidade ainda é maior quando se sabe que o CD da FPF tem prioridades no estabelecimento do seu perímetro de atuação. Quando existem indícios de tráfico de influências, de corrupção, de viciação de resultado ou de outras infrações menores, deixa as investigações para o Ministério Público e as decisões para os tribunais comuns. Quando existem crimes gravíssimos de falsas declarações de um qualquer Académico de Viseu ou de umas “bocas” de dirigentes, instaura processos e pune exemplarmente. Ainda bem que é assim, pois é assim que deve ser.

8 comentários:

  1. O Povo costuma dizer que há uma Justiça para os ricos e outra para os pobres. Essa ideia, um quase aforismo, aplica-se,sem dúvida, ao futebol nacional. Como é que o CD da FPF é formado? São juristas no activo, na pré-reforma, independentes (o que quer que isso seja) dos grandes gabinetes de advocacia (os tais dos ricos) ou são ex-magistrados, Rangéis da vida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      O que se passa é absolutamente espantoso. Afinal só o Académico de Viseu é que tem dívidas e apresenta falsas declarações.

      SL

      Eliminar
  2. Povo de merda que esta a rebentar com o país. Não da para fazer umas AG's e expulsar uns quantos portugueses de ca ? Abc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Estou de acordo consigo. Mais ainda, nós reunimos todas as condições para presidir a esse assembleia geral. Marta Soares e Rogério Alves: é só escolher.

      Um abraço

      Eliminar
  3. Ao doente com uma constipação internam-no, ao que tem uma pneumonia mandam-no para casa...
    Esta situação incomoda-me, tenho o sangue e as raízes paternas viseenses a ferver.
    S. Viseenses e Leoninas.
    j.Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro J. Oliveira,

      Não nos bastava a desgraça do IP3. O Académico de Viseu extinguiu-se uma vez. Com esta vai ser a segunda. Não sei o que significa uma equipa ficar suspensa. Quando regressa, regressa à mesma competição? Por cada época que não compete, desce uma divisão? Tem de começar pelo último escalão dos distritais?

      SL e SV

      Eliminar
  4. Já houve dívidas maiores perdoadas. O pessoal de Viseu devia fazer uma manifestação na capital, com tratores, camionetas, pauliteiros, louça de Molelos, etc.

    Há muitos anos que a cidade voltou as costas ao Académico de Viseu, que teve o eu auge com a presidencia de Lufinha.
    Esta machadada, mais uma, poderá levar o clube à extinção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Em Viseu, o desporto nunca foi muito apoiado. Não é só o futebol. Em Viseu, praticamente nunca houve uma boa equipa de hóquei, de andebol, de basquetebol ou de voleibol e uma prática generalizada destas modalidades.

      Este castigo até se podia compreender se houvesse um prática consequente. Ora, desde o Benfica, ao Sporting ou a outros clubes (há alguns que chego a ter dúvidas se chegam mesmo a pagar alguma coisa) tudo é permitido e existe sempre uma manigância quando é necessária.

      Eliminar