sábado, 7 de abril de 2018

Eu é que sou o Presidente (da Junta)*

O futebol é o assunto mais sério de todos os assunto não sérios. Não sei quem disse isto ou se alguma vez alguém o disse. Se disse, concordo, se não disse, fica dito. Este “blogue” é, assim, escrito para tratar de forma não séria o assunto mais sério de todos os não sérios. Para tratar de forma séria os assuntos sérios, basta-nos a nossa vida pessoal e profissional.

Neste "blogue", raramente se falou do presidente, deste ou de outros. O futebol vive do momento, do presente, enquanto a direção de uma instituição vive do futuro, que quando se tornar presente será avaliada pelo passado. Se este Presidente for bom ou mau, o futuro, quando passar a passado e presente, o dirá. Hoje, consideramos que foi um ato de justiça atribuir o nome de João Rocha ao novo pavilhão. É o reconhecimento pelos sportinguistas pelo trabalho desse presidente pelo que fez em benefício do clube e dos seus associados. É a avaliação no futuro daquilo que foi presente e se transformou em passado.

Este presidente não começou mal. Manteve nervos de aço em todo o processo de reestruturação financeira e nos casos Bruma e Ilori. Estava toda a gente à espera que borregasse e se espalhasse ao comprido nesses primeiros tempos. Gerou uma onda de entusiamo nos adeptos e criou uma agenda mediática centrada na bandalheira em que se transformou o futebol português. O foco da comunicação encontrava-se fora da equipa e dos jogadores, procurando criar condições para que pudessem jogar de igual para igual com os seus adversários dentro de campo. Bastava ler uma célebre entrevista do Rui Jorge para se perceber como os jogadores do Sporting se sentiam por não os deixarem bater-se com as mesmas armas dos adversários.

Nunca apreciei muito o estilo. Há excessos de linguagem que são desnecessários e que não qualificam quem os profere, mas compreendi-os. Os terramotos são medidos na Escala de Richter, que vai até à magnitude 10. Depois dessa magnitude, não se sabe como avaliar. No futebol português, essa magnitude tinha sido ultrapassada há muito, muito antes de chegar este presidente. Sendo assim, nunca percebi como é que os comentadores e a opinião pública ordenavam a magnitude do Pinto da Costa, do Luís Filipe Vieira e do Bruno de Carvalho. Estavam todos para além da Escala de Richter do futebol. Se era preciso uma magnitude igual ou superior à dos outros clubes para se jogar de igual para igual, então que viesse o correspondente terramoto.

Começaram, entretanto, a surgir sinais de alguma patologia no comportamento deste presidente. Nunca os valorizei muito, dado que se trata de assuntos a que não ligo importância e aos quais estou muito pouco atento. Aparentemente, havia sinais de alarme, como a última Assembleia Geral. Na última quinta-feira, depois do jogo contra o Atlético de Madrid, deu-se um passo em frente do qual não é possível voltar atrás. Não há inocentes, neste tipo de embrulhadas, nunca os há. Mas as responsabilidades não são comparáveis.

Quando se chega ao ponto a que se chegou, não se pode falar de forma não séria do assunto mais sério dos não sérios. É preciso falar de forma séria de um assunto sério, que está para além do futebol. As pessoas definem-se de muita formas mas a mais relevantes, neste tipo de sociedade em que se vive, é pelo que fazem como profissionais. Temos nomes, mas somos sobretudo agricultores, informáticos, professores, engenheiros ou jogadores de futebol. Não há maior desqualificação de uma pessoa quando se a desqualifica pelo que faz como profissional, como trabalhador. O Coates, o Mathieu, o Coentrão, o Gelson Martins e o Bas Dost são grandes jogadores de futebol. Chegaram longe nas suas equipas e seleções pelo seu mérito e pelo seu trabalho.

Uma organização onde, de forma gratuita, se desqualificam os seus trabalhadores pelo que fazem enquanto profissionais, não tem futuro. O presidente de uma organização que o faça ou a organização não tem futuro, se se aceitar que o possa fazer, ou então não tem futuro na organização. Por mim, a porta é a serventia da casa: rua!

Aborrecem-me ainda duas coisas.

Que o Jorge Jesus acabe por passar incólume entre os pingos da chuva. Como se viu, sem colinho, dos árbitros e do seu conselho de arbitragem, dos jornalistas ou dos cometdaores, é igual aos outros se não pior. Este enredo permite-lhe arranjar as desculpas mais adequadas para ressuscitar noutro clube qualquer, como se a culpa fosse toda do Bruno de Carvalho e ele continuasse a ser o génio da tática.

Que, com este imbróglio, ninguém mais se recorde das vigarices do futebol português, dos emails, aos “vouchers”, convites e toupeiras. Se houvesse vergonha neste país, este campeonato nem se teria iniciado, como o disse aqui e aqui. O Bruno de Carvalho prestou um mau serviço ao Sporting e ao futebol português, ou, pelo menos, a quem pensa que o futebol deve ser jogado dentro das quatro linhas dependendo exclusivamente os resultados dos jogadores, individual e coletivamente.

(*) Designação de um antigo e memorável "sketch" humorístico do Herman José.

20 comentários:

  1. É preciso libertar o adepto do fardo. Do dele e do nosso. Ou isso, ou dar-lhe um batido de antipsicóticos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Qual é o batido que ele anda a tomar? Dá a ideia que é o mesmo do Ruben Dias do Benfica. Neste caso, pode ser que leve os cartões dos sócios e adeptos que merece.

      SL

      Eliminar
  2. Caro Rui,
    primeiro que tudo obrigado por lembrar O Herman e o seu "presidente da Junta", não sendo sempre un fã do Herman reconheço a sua capacidade que melhor do que qualquer outra forma de o avaliar, as suas expressões que ainda agora utilizamos falam por si.
    Quanto ao nosso presidente, não consigo perceber como é que o Bruno de Carvalho, que consolou um Fábio Coentrão em lágrimas possa se transformar num Hyde de destruição massiva...é algo patológico.
    Ao Bruno de Carvalho, resta-lhe pedir desculpa no seio do grupo; reconhecer um erro não nos torna menores - antes pelo contrário. Deve depois pedir ajuda necessária para estes ataques de histerismo e decidir se quer ser o melhor presidente do Sporting.
    Aos jogadores, estes devem aceitar as desculpas do presidente e reconhecer que por vezes têm sido um pouco mimados, é verdade - tudo isto, internamente.
    Depois, já que estamos numa onda de introspecção, o Jorge Jesus precisava de admitir que a sua táctica está completamente ultrapassada e é demais conhecida por todos os seus adversários e, que por isso, o melhor é ele ir para outras paragens, género França, onde talvez ainda consiga surpreender alguém.
    Por fim, enquanto a palhaçada continuar no futebol português, talvez tudo o que eu tenha escrito não interesse para nada, até porque se o Bruno é o presidente da Junta, o LFV continua a ser o presidente disto tudo!
    Saudações leoninas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Até por isso o Bruno de Carvalho falhou: o Luís Filipe Vieira continua a ser o "dono de isto tudo" e não me parece que nada vá mudar.

      SL

      Eliminar
  3. Caro Rui,

    É mesmo isto, 100% de acordo. De acordo que o futebol é um excelente assunto para se falar de forma não séria. Mas acho que as pessoas do futebol, regra geral, não merecem que falemos delas, nem a sério nem a brincar. Mas que agora temos de falar.

    100% de acordo que Bruno de Carvalho fez um bom trabalho numa fase crítica da vida do clube, mas que se revelam agora sinais que chegou a hora de dar o lugar a outro.

    100% de acordo que no meio disto tudo o maior responsável pela falta de futebol da equipa - estou-me a lixar para a falta de títulos, eu quero é ver futebol - se vá safando. E talvez pior ainda, que se criem as condições para continuarem as vigarices que matam o nosso futebol. O ambiente em torno do futebol é nocivo. Tirando dois ou três 'outliers' do Sporting e 1 ou 2 dos rivais, os jogadores no nosso campeonato vão ter no mundial da Rússia meia dúzia de minutos jogados. Os árbitros não vão ter nenhum, zero. Quanto mais profissionais, quanto mais investimento, pior. Mais vigarices e menos qualidade.

    São os dirigentes que temos. É o futebol que temos.

    SL,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Passa-se mais tempo a falar de dirigentes do que a ver futebol. Será que ninguém percebe que a malta quer é ver jogar futebol? De preferência de forma limpa?

      SL

      Eliminar
  4. Sempre apoiei Bruno de Carvalho, mesmo quando ele se mostrou um pouco desarrazoado nas suas declarações ou decisões. Tem feito um trabalho notável (Recuperação financeira, trazer Jorge Jesus e a construção do pavilhão João Rocha, são quanto a mim, feitos fantásticos, digno de um pequeno gênio). No entanto o descalabro dos ultimos dias, revelaram uma personalidade egocentrica e desiquilibrada. A sua atitude foi desresponsável, pois mancha a marca SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, transformando-o não num SPORTING LISBON, mas sim num SPORTING DO LUMIAR, ou seja um clube irreconhecivel, pequenino como os pequenos da Europa. O adeptos não merecem isso, o Sporting não merece isso!

    O presidente acaba por demonstrar uma atitude hipócrita quando vem para a praça pública falar mal da família sportinguista (Coentrão, Coates ou Mathieu fazem parte desta família) quando bem há pouco tempo lamentou, berrou, chorou e fez chorar as pedras da calçada devido a virem para a praça pública informações que revelavam assuntos da sua vida privada, tanto profissionais como familiares.
    Se se desculpar publicamente, estará desculpado. No entanto, se não o fizer, Bruno de Carvalho não tem lugar no Sporting…não na qualidade de presidente.

    Nomes que me agradariam: Carlos Albuquerque ou Carlos Viera

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      O problema é sempre quando acreditamos que existem homens providenciais. Quase sempre, vem asneira da grossa. Não há homens providenciais. O que contam são as organizações. Os homens passam.

      SL

      Eliminar
  5. Meu caro,
    Certamente concordará que uma organização sem regras não tem futuro.
    Uma das regras fundamentais é o respeito pela hierarquia. Criticar publicamente a forma de gestão do dirigente máximo da organização é algo impensável.
    Se o resultado disto for sai o presidente e os jogadores são levados em ombros , acredite que nunca mais nenhum presidente do Sporting vai ter mão no plantel.
    BdC criticou publicamente a equipa de Futsal e não vi o João Matos responder. Quem dera a qualquer um dos nossos jogadores de futebol terem o currículo do João Matos, mas curiosamente foi este que percebeu o lugar dele na hierarquia.
    Também criticou a equipa de andebol e confesso que não vi o Ruesga a devolver críticas. Quem dera a qualquer dos nossos jogadores de futebol terem o percurso profissional do Ruesga.
    Já agora permita-me a pergunta, não é o nosso presidente um dos profissionais da nossa "organização"? Não é a publicação de post em que se critica o presidente pela sua actuação uma desqualificação daquilo que ele faz enquanto profissional? A maior de todas as desqualificações, certo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Percebo o seu ponto de vista. O presidente também errou nessas circunstâncias e o facto de os jogadores não terem reagido não significa que não tenham errado.

      Desta vez foi ainda mais longe. Não colocou em causa a equipa. Colocou em causa de forma gratuita o profissionalismo de jogadores em particular: Coates, Mathieu, Coentrão, Gelson Martins e Bas Dost.

      As responsabilidades e o poder dentro da organização do presidente e dos jogadores não são os mesmas. As responsabilidades e o poder do presidente são muito maiores. Não se compara o que não é comparável.

      Como sempre, não há inocentes. Mas a responsabilidade do presidente é assegurar que todos os fins-de-semana jogamos com a melhor equipa. Quem contrata jogadores é ele. Quem contrata treinadores é ele. Interessa-me pouco saber se ele tem ou não razão. Não está lá para ter razão em circunstâncias destas. Está lá para assegurar que somos uma equipa competitiva e ganhamos títulos. Os problemas não se resolvem, evitam-se. É para isso que o elegemos e lhe pagamos também.

      SL

      Eliminar
    2. Só mais uma nota, não colocou em causa o profissionalismo de nenhum jogador, criticou o desempenho dos jogadores que é uma coisa diferente. Dizer que o Gelson tomou uma decisão errada coloca em causa a opção e não o profissionalismo do Gelson.

      Eliminar
    3. Meu caro,

      Houve para todos os gostos. Mete-me confusão quando se fala de desconcentração do Coates. O pateta do comentador da SIC não sabe ver futebol. O presidente dá-lhe crédito.

      Na primeira vez que a bola é atrasada para a defesa, o Coates preparava-se para fazer o que faz sempre. Os jogadores do AM tinham a lição bem estudada. Fecharam a linha de passe para o guarda-redes e pressionaram-no. Como os jogadores estão obrigados a sair sempre com bola, o Coates procurou fazer o único passe que era possível mas perigoso para o Mathieu. Falhou. Foi como o Gelson Martins, falhou. Acontece.

      Agora, quem contratou estes jogadores foi o presidente. Não sei se são as melhores peças. Mas estão lá porque o presidente assim o entendeu. Não existe oposição entre o presidente e os jogadores. Também que não concorda com o comportamento do presidente não tem de estar de acordo com o desempenho dos jogadores nem os pretende levar em ombros.

      SL

      Eliminar
  6. o filho do gajo da arbitragem ainda se arrasta por Alcochete?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se é da arbitragem, foi para o seminário e deixou o futebol. Um dia será padre.

      Eliminar
  7. Este é, mas de muito longe, o melhor texto que li sobre o assunto. Como é apanágio do Rui, aliás!

    Bruno de Carvalho conseguiu em dois ou três dias explodir o crédito que granjeou ao longo de quase o dobro de anos de presidência e tem a si próprio para se culpar. A forma como gere isto, e continua, aliás, a gerir, é toda ela um manual de como não gerir recursos humanos.

    No meio disto tudo, já nem sei se é para o ano que é... Não há volta a dar a isto, ou se muda meio plantel ou um presidente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Este presidente está lá há cinco ano. Estes foram os jogadores que escolheu. Agora descobre que constituíram uma organização criminosa para o destituir. Mas quem nos garante que os próximos que escolher não vão constituir outra organização criminosa?

      Para mim, o fim da linha deste presidente chegou. Quanto mais isto durar mais tempo se perde. É arranjar outro e rapidamente.

      SL

      Eliminar
  8. Concordo com o que está escrito. Julgo que existe um largo consenso entre os sportinguistas em torno desta questão. Os méritos que a esmagadora maioria atribui a Bruno de Carvalho não conseguem equilibrar a responsabilidade que lhe atribuem neste lamentável processo de autodestruição em directo nas redes sociais.
    Agora mesmo 2 horas antes do jogo com o PF veio ao Facebook falar das reuniões e revelar coisas de que não pode falar.
    Vários sportinguistas se interrogam sobre a saúde do nosso Presidente. Toda a gente merece ser ajudado quando necessita. Neste caso julgo que BC perdeu o equilíbrio psicológico e precisa de auxílio. Nesta situação o Sporting, a SAD e o universo ligado à marca Sporting, incluindo todos nós, não pode continuar à mercê da "acessibilidade digital" do seu presidente, digamos assim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Acho absurdo que as reuniões que o presidente tem com os jogadores sejam relatadas por ele no Facebook para repor a verdade, como ele diz. Mas também foi ele que disse que os jornalistas aldrabavam tudo e que os jornais tinham uma agenda contra o Sporting e que não os devíamos ler. Afinal o que dizem os jornais é verdade? Afinal nós não devemos ler os jornais mas ele deve? Ele acredita no que dizem os jornais?

      Tudo isto a duas horas de se iniciar um jogo. Como é evidente, isto tudo no superior interesse do Sporting. Enfim, o objectivo é arranjar agora uns bodes expiatórios para os resultados e colocar os adeptos contra os jogadores.

      SL

      Eliminar
  9. Meus caros
    Eu sei que vocês sabem que eu sei que vocês sabem... que o presidente de quem não podemos dizer o nome lê empenhadamente este blog ( um farol no mar de tempestades que sempre foi o nosso GRANDE clube).
    Neste sentido aproveito esta linha direta para dizer
    Caro associado BC tanto quanto me recordo na última alterações de regulamentos podemos sanear quem maltrata o bom nome do nosso clube (a menos que se seja presidente e se assuma que este comportamento é para defesa do Sporting)
    Meu caro associado, quando o mundo te diz que estás em contramão é melhor questionastes se os outros não podem ter razão...
    Não são os outros que estão todos em sentido errado és capaz de seres tu...

    Ainda bem que temos jogadores com cabeça
    Mesmo que te empenhes em dar cabo dela

    Paguei os bilhetes para a 2 mão da taça uefa e de Portugal, provavelmente vou ter que pedir o reembolso porque as condições que me levaram à tomada de decisão foram unilateralmente alteradas por um presidente mimado
    Imagina o que os investidores, a banca, os patrocinios devem estar a pensar... e eles meteram lá muito mais do que eu...
    Nós aqui podemos ter os estados de alma todos inerentes à um adepto
    Mas tu não....
    Queres voltar à condição de adepto... bora lá... até podes chamar nomes ao teu presidente e agitar lençóis
    Mas aí onde estás NÃO
    Temos memória curta?
    Espero bem que sim , para me esquecer depressa da porcaria que tens feito nos últimos dias
    O Sporting somos nós e não és tu...
    Já agora só para perceberes a diferença...um adepto não pode tomar um estádio de assalto para informar que vai ser Pai, um presidente também não... deve, mas fez...
    Um adepto pode não voltar a pagar cotas, não ir ao estádio, ou não comprar marchandising ou até nem ver mais a Sporting tv, um presidente não...
    Meu caro
    Está na hora de saltares para a bancada, a tua liberdade e o excesso de disparate está a pôr em causa os meus valores
    Pelo que exerço o meu direito de 50 anos de militância e suspendo-te pelas redes sociais e devolvo-te à procedência (alguém sabe onde fica???)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Não sei se o presidente lê este blogue. Tenho muitas dúvidas que o tenha feito. De outra forma, não teria feito o que fez.

      Os inimigos estão fora do clube. É com esses que nos temos de bater pela verdade desportiva. Depois também temos adversários, que temos de procurar vencer dentro do campo. Quem está dentro do clube, adeptos, sócios, jogadores e treinadores, não pode ser inimigo nem adversário. É preciso identificar bem os inimigos e os adversários (externos) para se obter a união de todos.

      SL

      Eliminar