sexta-feira, 25 de agosto de 2017

No meio está a virtude e o entalanço

O meu amigo Júlio Pereira, que consegue racionalizar tudo mesmo a conversa sobre futebol (batendo ao pontos o Pedro Adão e Silva), explicou-me devagarinho, como se fosse um participante do “Love on Top”, por que razão precisamos de contratar novos jogadores todas as épocas. É preciso que alguém acredite que é possível ganhar o Campeonato Nacional. É que os que transitam sabem bem que não é possível. O William Carvalho e o Adrien Silva ficaram a saber que é mais fácil ganhar o Campeonato Europeu com o Fernando Santos a treinador.

O que se está a passar neste momento é inacreditável. O Diretor de Comunicação do Porto, semana após semana, vem divulgando supostos emails comprometedores sobre o Benfica e uma série de gente que vai desde árbitros e seus avaliadores até dirigentes da Liga e da Federação Portuguesa de Futebol. O que é inacreditável não é a divulgação ou o conteúdo dos emails. O que é inacreditável é que ninguém faça nada para esclarecer o assunto. Vamos admitir por um momento que uma trama destas, com denúncias todas as semanas na televisão (verdadeiras ou falsas, pouco importa), envolvia um governo. Acham possível que esse governo fosse deixado em sossego sem investigação jornalística e das entidades competentes? Acham que esse governo estaria em condições de continuar no exercício de funções sem esclarecimento cabal? No mínimo, não ficaria limitado no exercício das suas funções até ao esclarecimento definitivo?

Os emails e o seu conteúdo pouco me interessam. O que me interessa é que tudo seja esclarecido. Até lá, o Sporting fica no meio. Fica com a virtude mas também fica entalado. A existirem, os emails seriam do conhecimento dos próprios, sendo, agora, do conhecimento do Diretor de Comunicação do Porto também. Mesmo que não existam ou estejam truncados ou descontextualizados, a simples suspeita da sua existência confere poder a quem supostamente os conhece. Ainda por cima, quando ninguém sabe exatamente o que cada um conhece, mesmo que não conheça rigorosamente nada. Ninguém vai esclarecer nada? Não há nenhuma entidades que diga que, pelo menos, anda a tentar esclarecer o assunto? O campeonato continua como se nada fosse?

3 comentários:

  1. Caro Rui,

    Bem entalados. Nem no filme "Cercados"do Ridley Scott, a coisa era tão virtuosa...

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Até sou capaz de admitir que, se fosse um governo, o Presidente da República seria capaz de por o dedo no nariz do 1º Ministro, mas... poria mesmo?
    O governo -este governo!- sabe perfeitamente da violência crescente na nossa sociedade, em grande parte provocada pelo clima de ódio instalado em redor do futebol -há uma insatisfação agressiva latente, causada pela sensação de impunidade que todos vamos notando que são privilégio de uns quantos.
    É o Governo, é o triste do SEDJ, é o IPDJ... ninguém tem autoridade sobre a FPF?
    E a FPF não tem autoridade sobre CII´'s, CD's, delegados, observadores... isto é tudo farinha (com bicho bem à vista) do mesmo saco?
    Ninguém pega nesses emails que eram falsos e agora "apenas" já foram obtidos de forma ilícita e dá uma sacudidela nesta porcaria em que mergulharam o futebol?
    As pessoas denunciadas continuam nos mesmos lugares e a fazer as mesmas porcarias, incapazes de ultrapassar a capa da clubite e ninguém dá um murro na mesa?
    Meu caro Rui Monteiro, do "alto" dos meus 74 anos de vida, já vi e vivi muita porcaria este país -mas como hoje...
    Estou completamente descrente da actual classe política, que vai alindando as encostas que amparam a cratera de um vulcão, sem querer ver que, no seu seio o "tumor" se vai desenvolvendo - até um dia. Depois, de quem é a culpa?
    SL

    ResponderEliminar
  3. Eu so digo o seguinte, se aqui neste pais de corruptos, ninguem quer saber, nem investigar e actuar, entao facam queixa ao tribunal europeu, e as instancias do futebol internacionais.

    ResponderEliminar