domingo, 2 de outubro de 2016

O que faz falta?

Ontem, depois do jogo contra o Guimarães, não tive tempo para escrever nada. Hoje, um pouco à pressa, escrevi quatro notas que aqui deixo. É preciso animar a malta.

[Falta plano B] 
O Sporting não consegue controlar os jogos quando não tem a bola. Não há plano B. A equipa joga sempre da mesma forma, sempre para a frente tentando pressionar de imediato quando perde a bola e com a defesa subida. Quando perde a capacidade de ter a bola ou de a recuperar imediatamente, não consegue encontrar um plano de jogo consistente e o jogo fica partido, com enormes crateras no campo. Não consegue condicionar os adversários de outra forma. Essa perda de capacidade de ter a bola é mais frequente esta época do que na anterior.

[Falta de pernas] 
Há falta de plano B, mas também há falta de força nas pernas nos últimos minutos. Com o modelo de jogo do Sporting e com os jogos da Liga dos Campeões, os centrais e os dois jogadores de meio-campo não têm sossego. Nos últimos minutos de jogo começa a faltar-lhes o ar. O William Carvalho no início do jogo e com a cabeça oxigenada não teria feito o penalty que fez. Mais uma vez, também há falta de Slimani, num jogo partido, a capacidade de segurar bolas na frente para permitir que a equipa suba e descanse é decisiva.

[Falta de alternativas] 
O Sporting podia continuar sempre com o plano A se tivesse alternativas. Foi feito um sem numero que contratações, que parecia dar mais alternativas ao treinador. Essas alternativas não aparecem e a equipa está a ficar espremida. Quantos jogos mais vai fazer o Bas Dost a titular durante noventa minutos a correr o tempo todo? Não se pode pedir a um jogador de quase dois metros que se mexa como os outros. Ganhou todas as bolas de cabeça que tinha de ganhar, colocando-as nos seus colegas, que infelizmente não lhe deram devida sequência em muitas situações. Não tem a mesma capacidade do Slimani para defender e segurar bolas na frente. Mas o Slimani é um fenómeno.

[Conclusão] 
Ou o Sporting arranja um plano B ou arranja alternativas aos principais jogadores ou, então, tem de abdicar da Liga dos Campeões, e quanto mais cedo melhor. O Sporting sofreu três golos contra o Rio Ave, dois contra o Estoril e três contra o Guimarães. Oito golos em três jogos para o campeonato. Não vale a pena andar a culpar os jogadores e a dizer que se desconcentram e por aí fora. Alguma coisa está mal que os transcende. Corremos o risco de fazer uma primeira parte de época como a do Marco de Silva.

11 comentários:

  1. Caro Rui,

    Podia chegar aqui e dizer que tivemos azar e o árbitro também nos deitou abaixo e ir embora. Mas não vou por aí.

    O SCP tem mostrado um problema de controlo de tesão. Vejamos. Nota-se que o Sporting quando está na frente continua a jogar da mesma maneira, com a diferença que deixa de atacar a baliza, se for preciso chega à área e volta para trás. Nem ataca, nem defende. Nota-se que está hirto, anda na zona relevante, roda, roda, mas não introduz (nem sequer tenta).
    Quando não se introduz não há final feliz.
    Ontem podia ter ido a uma quarta.

    Nem guardamos as forças para a próxima, nem introduzimos.

    No jogo de ontem senti que tínhamos força para mais uma introdução, o vitória tinha a zona de finalização aberta e nós não metemos... Mas também não fechámos.
    (peço desculpa pelo comentário mais javardo, mas é a única maneira de abordar a questão).

    É difícil resolver quando o nosso guarda-redes não faz nenhuma defesa desde o jogo com o real, inclusive. Não faz uma defesa em lances difíceis. Todas as bolas têm dado golo.

    É difícil quando se sofre 8 golos em 3 jogos da liga com equipas médias.

    A rotatividade nas laterais é difícil de perceber. O João Pereira que tem sido o melhor lateral nos jogos importantes do campeonato fica no banco.
    Eu que defendi uma aposta maior no Marvin, mudei definitivamente de opinião. O rapaz não consegue mudar desde que chegou... continua a fazer faltas aos montes e sempre faltas desnecessárias.
    A solução terá de passar por improvisar o Esgaio na esquerda.
    Tanta rotatividade e mão se poupa quem verdadeiramente interessa: W. Carvalho e Adrien.
    O Bruno César estava a ser um dos melhores, agora no campeonato passa para o banco (na competição que interessa).

    Mais coisas havia para dizer. Apenas exijo que haja foco no campeonato e ponto final.
    P.S.: e que o treinador perceba que sem os jogadores focados e a sentir que são importantes não há mestre da táctica que nos valha.

    Cumprimentos
    SL.
    Paulo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Paulo,

      Ou o Sporting é suficientemente contundente no ataque e não falha golos atrás de golos ou então tem de saber gerir os jogos e o esforço dos jogadores.

      Há momentos do jogo em que os jogadores desligam. Não sei se é propositado. Porventura, é uma questão de gestão de esforço. Com a defesa tão adiantada, até os centrais têm de correr que nem uns parvos. No final dos jogos, também não estão propriamente frescos.

      O nosso ponto fraco é as laterais. O Jorge Jesus não consegue estabilizar as laterais e a equipa está sempre em sobressalto quando uma bola vai para lá.

      Sublinho o seu último ponto. O foco é o campeonato. Os jogadores têm de perceber isso e o treinador também. Agora, acho que o Bruno de Carvalho pensa que temos equipa para todas as competições e, aparentemente, não temos. Vamos ficar a meio do caminho, isto é, vamos ficar mal em todas elas.

      SL

      Eliminar
    2. Meu caro Rui Monteiro,

      Ontem o JJ esteve mal no banco, não soube reagir.

      A verdade é que a nossa equipa não tem mentalidade vencedora, de campeão. O JJ não conseguiu trazer isso (será que ele próprio tem?). A nossa equipa caminha a passos largos para uma espécie de "segunda equipa de andebol" que também tinha uma mentalidade "derrotista" (este ano será que mudou definitivamente? os sinais são positivos, ao contrário da equipa de futebol),

      SL
      Paulo.

      Eliminar
  2. Usamos muitas vezes a expressão "é mesmo à Sporting!". Serve para expressar aquelas coisas (más) que só nos acontecem a nós, geralmente por culpa nossa ou pela falta de sorte.
    Ontem foi isso, "mesmo à Sporting".
    Agora não nos podemos queixar que o Sporting não nos surpreenda. Sempre que veio um jogo nosso e estamos com 2 golos de vantagem, digo: "temos de meter a 3ª para isto, finalmente, descansar e ficar arrumado".
    Bem, o Sporting, devido à sua elevada exigência resolveu subir de patamar. Agora, depois do 2º e do 3º golo, jamais estarei descansado, pois o jogo está longe de estar ganho. Lá direi: "temos de meter a 4ª para isto, finalmente, descansar e ficar arrumado".

    Quanto à sorte? Bem, só me lembro de sermos bafejados 2 vezes pela mesma: num golo de ombro do Patrício na Holanda; na última final da Taça, onde a 5m do fim perdíamos por 0-2 e jogávamos com 10.
    Está visto que não podemos contar com ela.

    um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Estive para escrever umas coisas no seu blogue sobre o Rogério, o Peseiro e a final da Taça UEFA. Dessa vez, como ontem, foi à Sporting. Ao intervalo tínhamos tudo para ganhar e acabámos por perder.

      Ontem, foi mais ou menos o mesmo. Por quanto golos precisamos de estar a ganhar para não permitirmos uma reviravolta? Com o Leonardo Jardim, só precisávamos de um.

      Um abraço

      Eliminar
    2. Apareça sempre e escreva quando quiser.
      Quando ia para esse jogo (CSKA), ouvi no rádio o 11 titular. Miguel Garcia e Rogério, os 2 na mesma equipa, só 1 podia ser o def-direito. Senti que ia dar porcaria.
      Ao intervalo, só tinha de sair o Garcia e entrar o Custódio. Era simples. Mas era o Peseiro.. Nem com a abébia de ir para o intervalo a ganhar. Abusou da sorte (ou da sua própria incapacidade)...

      Na época passada, com JJ, também só precisávamos de 1 golo. Esta época, precisamos de 4. É o upgrade de passarmos de equipa da liga europa para equipa de champions.

      um abraço

      Eliminar
    3. Meu caro,

      Estava atrás do banco do Peseiro. O homem hesitou o tempo todo sobre o que ia fazer. O Pedro Barbosa arrastava-se em campo. O Sá Pinto também não estava melhor. O Rogério também já tinha morrido. Bastava ter metido o Custódio para equilibrar a equipa, recuando-a um pouco, e meter o Douala para jogar em velocidade nas costas da defesa com o Liedson.

      Passou a segunda parte toda a mandar jogadores aquecer sem saber muito bem o que fazer. Parecia uma barata tonta. Tinha medo de mexer nos consagrados e com peso na equipa, como o Pedro Barbosa e o Sá Pinto.

      O JJ é um excelente treinador. Não é o Peseiro. O problema é que a equipa não sabe defender um pouco mais baixo.

      Um abraço

      Eliminar
    4. bem, esse Peseiro, que barata tonta...
      E ainda tinha o Hugo Viana no banco.

      A equipa estava de rastos. Jogava de 3 em 3 dias. O CSKA viu serem-lhe adiados jogos da Liga Russa só para preparar as meias-finais e a final. Já cá... (e não era ano de prova das selecções...).
      Depois assistimos ao slb a jogar quando quer, a que horas quer e, até, com quem quer.

      Mas esse dia foi algo...


      O slb de JJ, nos jogos complicados, tinha uma virtude: nos últimos 10m não havia jogo. O treinador entrava em campo, o guarda-redes caia, o médico escorregava, as bolas desapareciam, o rui costa protestava com o 4º árbitro, as substituições eram sempre erradas o que levava o 4º árbitro a ter de mudar os nºs, enfim, tudo menos jogar futebol. E, no fim, ganhavam.
      Nós somos puros. Uns puros totós.

      um abraço

      Eliminar
  3. Caro Rui,

    Espero que os 4 pontos que refere sejam devidamente considerados. São faltas graves e que nos podem sair caras no final do campeonato.

    Ainda assim eu acrescentaria um PS. Ao contrário das quatro notas, que se forem devidamente consideradas nos podem ajudar a melhorar o nosso desempenho, o PS seria apenas a constatação de um facto: apesar de tudo, muito provavelmente o Sporting sairia de Guimarães com os 3 pontos não fosse um erro grave do árbitro. Não podemos fazer nada quanto a isto, mas como vimos no ano passado dois pontos podem decidir campeonatos e estes tipos de erros são tão decisivos como os frangos ou as falhas de concentração dos jogadores.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,

      Não tenho dúvidas quanto a isso. Somos sportinguistas traquejados nos truques arbitrais.

      Agora o JJ é mais traquejado do que nós. Conhece-os bem melhor do que nós. Sabe que tem de ganhar apesar dos árbitros. Esse elemento tem de fazer parte da sua tática.

      SL

      Eliminar
  4. Não esquecer as pontas finais do JJ onde de facto ele é brilhante...

    ResponderEliminar