segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Os Euros e os Pontos

No meio de tanta emoção a ver os jogos da seleção, dei comigo a fazer contas à vida. É um truque antigo para fugir ao sono. Já se discutiu bastante por aqui que o Sporting devia apostar no campeonato e não se devia distrair com a champions, mas parece que a mensagem não está a passar para quem tem de tomar as decisões de gestão de esforço do plantel. O resultado de Guimarães foi de tal forma incrível que me vou tentar socorrer de argumentos quantitativos, reconhecidamente pouco apropriados para o futebol, para tentar convencer quem de direito.

Importa começar por constatar o nosso objetivo: no campeonato ganham-se pontos, na champions ganham-se euros. O resto é conversa. Nós ganhámos 1,5 milhões de euros com a nossa vitória na champions até agora, um feito aparentemente notável face aos 500 mil dos nossos adversários diretos. No entanto, estes euros têm um custo: pontos no campeonato. Na ressaca da champions já perdemos 5 pontos, o Porto 2 e o Benfica zero. Se virmos numa perspetiva de "eficiência" estamos ligeiramente melhor que o Porto e bem pior que o Benfica: estamos a vender os nossos pontos a 300 mil euros cada um, ao passo que o Benfica conseguiu ganhar euros sem perder pontos.

Claro que os jogos são diferentes. São sempre. Mas mesmo assim espero que esta constatação de que estamos a vender pontos no campeonato ajude a perceber o essencial: é necessário descansar pelo menos um jogador de cada sector na champions. Depois se vierem uns euros tanto melhor. Os euros fazem sempre alguma falta. Os pontos não sabemos, por isso o melhor é não andar a desperdiça-los.

1 comentário:

  1. Caro João,

    Os jogos da Liga dos Campeões só tinham qualquer interesse se os resultados e respectivos pontos (ou falta deles) contassem para o campeonato nacional. De outra forma, mesmo com a minha idade, prefiro o "interrail".

    Um abraço

    ResponderEliminar