sábado, 7 de maio de 2016

Até ao fim

Não sei o que se pode dizer deste jogo. Foram cinco golos mas podiam ter sido dez. Foram oportunidades atrás de oportunidades. Um massacre do princípio ao fim. O Patrício não fez uma defesa.

O adversário mais difícil ainda foi o árbitro. Durou enquanto pode. Fez o que pode. Ninguém lhe pode pedir mais. Colocou o Adrien fora do jogo contra o Braga. Não assinalou uma falta. Utilizou o amarelo para administrativamente o impedir de jogar o último jogo do campeonato. Viu o que ninguém viu no lance do amarelo ao Adrien, mas não viu o que toda a gente viu no penalty que não marcou a favor do Sporting, por tentativa de um defesa arrancar a pele do Slimani e que acabou numa projecção que deveria dar origem ao respectivo “Ippon”.

Depois do primeiro golo o árbitro não tinha muito mais a fazer. Havia sempre a possibilidade de administrativamente impedir também o Slimani de jogar o último jogo. Num lance em que o Slmani escorrega e derruba um adversário ainda foi lá ameaçar, para grande entusiasmo dos comentadores. O Jorge Jesus administrativamente tirou-o do jogo para evitar males maiores.

A defesa esteve intratável. O Coates e o Ruben Semedo funcionam como duas lâminas gémeas. Um corta e o outro apara. No final, a bola sai sempre redondinha para o ataque, com o William de Carvalho a dar-lhe o destino adequado. Os laterais subiram com a propósito. O Schelotto cansa-se e cansa-nos de tanto andar para a frente e para trás.

O Bryan Ruiz talvez tenha feito o melhor jogo da época. Marcou dois golos e esteve em mais outros dois. No primeiro do Gelson, o passe foi meio golo. O Slimani parecia o Ruiz. Fundamental no primeiro e no terceiro golo. No terceiro golo, com o toque de calcanhar em movimento, a isolar o Adrien, até parecia o Zidane. O Gelson teve a frieza dos veteranos no primeiro golo. O Teo, bem, quanto ao Teo, enfim, o Teo marcou um golo e atrapalhou-se com a bola, os adversários e os colegas um par de vezes. Assustou-se quando se viu isolado por um passe do Chuta-chuta. O susto foi tão grande que se deixou ultrapassar pelo defesa para lhe poder atirar a bola às pernas e assim evitar que todos víssemos que, naquela situação, não sabia muito bem o que fazer.

Ganhámos dentro de campo. Não aproveitámos para comprar nenhuma jovem promessa ao Setúbal. Quanto à mala, a existir, só se for a que o Setúbal vai utilizar para levar as cinco batatas para casa. Ainda agora acabaram os jogos em Alvalade e já estamos com saudades. Este campeonato vai-se disputar até ao fim. É impressionante como todos continuamos a acreditar que ainda é possível.

12 comentários:

  1. "Ainda agora acabaram os jogos em Alvalade e já estamos com saudades" -- é que é mesmo isto! Eu acredito numa próxima época imparável, à Arsenal 2003/4 :)
    Abraço, Miguel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Miguel,

      Seja qual for o resultado final, este campeonato vai deixar saudades.

      SL

      Eliminar
  2. "É impressionante como todos continuamos a acreditar que ainda é possível."

    É verdade. Depois de se assistir a um líder movido a vouchers, nomeações encomendadas, contratações a adversários em vésperas de um jogo com esse mesmo adversário, a 0 penaltis e 0 expulsões quando existiram tantas oportunidades para isso, a amarelos encomendados como este do Tiaguinho da EtarLab, como é possível existir uma massa adepta que, e isso vê-se e sente-se no estádio, que ainda acredita que pode mesmo Vencer?

    Continuo a perguntar: de que raça somos feitos?

    Em 30 anos de futebol, nunca vi o Sporting jogar tanto como jogou esta época. E é incrível, mas isso pode não chegar.
    Mas quero mais, quero muito mais.

    um grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Cantinho,

      Este é o melhor Sporting que me lembro. Não dependemos de nós. Nestas condições, seria normal que a crença dos jogadores e adeptos se fosse esvaindo. Nada disso tem acontecido. A fé é cada vez maior. Talvez a fé sempre mova montanhas.

      Um abraço

      Eliminar
  3. Algo não correu bem. Noutras ocasiões, uma bola atirada às pernas do defesa estava lá dentro. :-(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Maria,

      O Teo está a perder a estrelinha. Aquela atrapalhação em condições (a)normais daria golo. Deste vez não deu. Desta vez deu golo uma jogada que podia ter sido do Slimani ou de outro qualquer jogador sem relação com as forças do oculto.

      SL

      Eliminar
  4. Também não me recordo de ver o Sporting jogar tão bem e de forma tão competente como agora.

    Fantástico o ambiente em Alvalade.

    Para mim aconteça o que acontecer a aposta feita este ano está mais que ganha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      O melhor Sporting de sempre. Uma época bem planeada para acabar em grande. Foi por esta razão que se postou menos noutras frentes.

      O melhor Sporting de sempre com os melhores adeptos do Mundo.

      SL

      Eliminar
  5. Caro Rui,

    Excelente crónica do jogo. Estamos completamente de acordo. A época foi muito bem planeada, o final ia ser terrível e nós chegamos aqui numa forma fantástica. Estou curioso de saber se o Fernando Santos sabe (e quer) aproveitar.

    Para tanto futebol uma Supertaça sabe a pouco. Mas para os adeptos do Sporting isso nada interessa. Como se viu em Alvalade, independentemente do que aconteça no fim-de-semana já ganhámos mais do que qualquer outra equipa em Portugal pode ganhar este ano.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,

      Até eu, que sou um cínico encartado, dou por mim a acreditar em milagres. Depois d derrota contra o Benfica pensei que ia faltar ânimo. Nada disso aconteceu. Depois dessa derrota e depois destes anos todos sem ver o título, este ânimo só demonstra que somos os melhores adeptos do mundo.

      Um abraço

      Eliminar
  6. Meu caro Rui
    Melhor que a sua prosa, só o futebol jogado pela nossa equipa.
    Parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Trindade,

      Antes assim. Mau mesmo era o futebol do Benfica estar melhor do que a minha prosa.

      Um abraço

      Eliminar