quarta-feira, 29 de julho de 2015

Há manhosos mais iguais do que outros

Ontem, por breves instantes, que o tempo não dá para mais, ouvi um debate na SIC sobre as eleições na Liga. A conversa é sempre a mesma. O que está em causa é o poder de influência de certos clubes sobre a arbitragem. O tom também é sempre o mesmo. Se ganha o candidato do Benfica, está toda a gente otimista. Se perde o candidato do Benfica, anunciam-nos o regresso da troika e o fim do Mundo logo a seguir.

O estado de espírito dos comentadores era extraordinários. O Joaquim Rita estava de monco caído. O Ribeiro Cristóvão, esse grande sportinguista, ainda estava pior. Há cerimónias fúnebres mais animadas.

O Pedro Proença era um árbitro manhoso da velha escola portuguesa, mas com a tarimba da UEFA e da FIFA. Controlava sempre o jogo da forma que mais lhe convinha. Punha sempre um sorriso Pepsodent para acalmar os ânimos e transmitir uma imagem de confiança. O Luís Duque é outro manhoso. Nunca o suportei, quer quando estava com o Roquete (quando praticamente todos os sportinguistas o endeusavam), quer, muito menos, quando estava com o Godinho Lopes, armado de uma vassoura e de um livro de cheques.

A aparentemente, ganhámos. Ganhou o nosso manhoso. O nosso manhoso é sempre melhor que o manhoso dos outros. É melhor porque é nosso.

11 comentários:

  1. Resumo:

    - satisfeito por o Duque ir à vida;
    - expectante (pela positiva) por ter sido eleito o candidato no qual a direcção do SCP se revê;
    - expectante (pela negativa) por isso só ter acontecido graças ao apoio dos porcos, e da legião de clubes que lhes presta vassalagem.

    A ver vamos. De qualquer das formas, a Liga é como o Tiririca: pior que o que estava, não fica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Completamente de acordo. Estive mesmo para utilizar o Tiririca também.

      SL

      Eliminar
  2. Meu caro Rui Monteiro, com um saco de gelo na cabeça, seria parvo se não concordasse com o seu poderoso texto, tão cortante como realista.

    Mas, aqui apenas entre nós, haveria alternativa?! Orgulhosamente sós, contra todos os manhosos?! Ou escolher o "manhoso menor" e estar por dentro?!...

    Agora assiste aos clubes, escolher cinco (5) vogais para a direcção da LIga. O "nosso manhoso eleito" pode ajudar a que um deles seja "nosso, sem ser necessariamente manhoso, mas se for melhor". Se assim vier a acontecer ficaremos na "pole position", agora sim, de acesso às "manhas". E quando eles sabem que nós sabemos que eles sabem que nós sabemos, é como estar na sanita: "Um lugar sagrado, onde toda manha se acaba, o mais covarde se esforça e o mais valente se caga"!...

    Perdoar-me-à o discurso escatológico, porém realista! E... volto ao ponto em que comecei: que alternativa?!...

    Grande abraço e óptimas férias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      É a teoria do mal menor. É a solução possível. Agora, também não deixa de ser hilariante. O acordo entre o Benfica e o Porto é sempre precário; é sempre conjuntural. O Benfica tem demasiado poder nesta altura. O acordo só valia para distribuírem as receitas televisivas e isolarem o Sporting nesse processo. Quanto ao resto, o Porto só tinha a perder.

      Esperemos que o BdC seja capaz de manter a equidistância e sobretudo novos aliados. O Porto também vai querer comer-nos a cabeça lá mais para a frente. Com o Benfica do Vitória e a desinvestir, o principal adversário do Porto pode ser o Sporting.

      Um abraço

      Eliminar
  3. isto vai acabar como sempre... o bdc de mão estendida e o pc a ignorar e rir com os amigos...
    esta malta não aprende...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Nós sabemos o que os benfiquistas querem. Foi o Benfica que fez uma coligação com o Porto. Fizeram juras de amor eterno.

      Eliminar
  4. Ao anónimo da 01:21

    Isso era no tempo da aristocracia presidencial, em que o Clube quase acabava. Nesse tempo d. bufas fazia "gato sapato" de quem dirigia (?) o Sporting. Agora temos um cidadão normal, inteligente, a dirigir o Clube e quem parece que anda a reboque são os andrades. Agora os lampiões não gostam nada que o Fcp nos siga .É a vida. PS- Muito bom post Rui Monteiro. SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      O Sporting tem que construir pontes com muito mais clubes. Precisa de mais aliados. Não tenhamos dúvidas. Quem ganhou a Liga foi o Porto. O Porto é que tem aliados suficientes ainda para operar esta reviravolta.

      SL

      Eliminar
  5. Com tanta inteligência, da tua parte, só me ofende saber que tú não saibas que isto foi tudo uma Extratégia do grande BRUNO DE CARVALHO! caguem no bufas do norte, pelos vistos vocês os lambuças têm difiuldade de visão ou então não qurem ver, enfim....coisas de lambuças, a intenção era tirar de lá esse gordo das comissões do poder! mas pelos vistos existem ATRASADOS MENTAIS que não querem perceber isto, ou então estão cheios de saudades dos broxes do pequenino godo.

    ResponderEliminar