terça-feira, 14 de outubro de 2014

Back to basics

O futebol é sempre mais simples do que nos pretendem explicar. Nem sempre funciona a táctica ou a capacidade de decisão, como se costuma dizer agora. Quando nada parece resultar, mantém-se o melhor jogador, mesmo que não esteja a jogar grande coisa, e mete-se um artista nos minutos finais. Não tem muito tempo para fazer asneiras, mas pode ter tempo suficiente para resolver o jogo.

Às vezes é o Kelvin, outras o Quaresma, ou, mesmo, o Miguel Garcia. O futebol vive mais disso do que parece. Não é preciso dizer muito mais. É só voltar a ver a arrancada do Quaresma, o centro e o Cristiano a planar e a cabecear a bola lá para dentro. A esta hora deve estar o Paulo Bento a pensar porque é que nunca lhe passou pela cabeça uma jogada destas.

15 comentários:

  1. Quando corre bem... nada mais certo !

    Pinnilla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      A maior parte das coisas importantes que nos acontecem dependem mais da sorte do que de outra coisa qualquer. O Quaresma faz muitas asneiras. Não pode jogar muito tempo. Mas quando não há muito a fazer, pode sempre entrar e resolver um jogo. O mesmo se pode dizer do Cristiano Ronaldo. Passou ao lado do jogo e de repente resolveu-o.

      Eliminar
    2. Talvez tenha sido lacónico e por isso ter dado azo a uma interpretação errada das minhas ( poucas ) palavras.

      Gosto muito dos criativos do futebol, gosto do Quaresma, mas gosto mais do Nani. O que quis dizer foi que o futebol é isto mesmo, quando corre bem é tudo perfeito, ou quase e estivemos a segundos de tudo ser posto em causa, correu bem e ainda bem.
      Básicamente, é uma forma discordante de concordar.

      Grande abraço, o vosso blog é do melhor que existe na blogoesfera leonina.

      Pinnilla

      Eliminar
  2. É mais provável acontecer com um Quaresma do que com um Kelvin ou um Miguel Garcia,,,

    ResponderEliminar
  3. Meu caro
    Nesta lógica da imprevisibilidade, do acaso, do toque final e mágico que se sobrepõe ao tédio do previsível e mal jogado pontapé na bola, eu arrisco que tudo seria muito mais bonito, mágico e imprevisível se fossem onze Éderes contra onze Éderes.
    Alucino certamente, não estou habituado a ganhar assim…
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Pode ser qualquer coisa como centro do André Almeida e cabeceamento de Éder.

      Um abraço

      Eliminar
  4. Cá estou eu depois do dilúvio. Acabadinho de dar à costa. A arca funcionou perfeitamente aqui em Lisboa. Por opção própria, a lotação estava mais carregada de leões e cães do que qualquer outro tipo de bicharada.

    Concordo com o post o qual, com muita oportunidade, também envereda pelo estilo »back to basics«: simples e assertivo, ou curto e grosso« o que neste caso o torna excelente.

    Saudações minhas e da bicharada,

    Noé

    Post Scriptum: Infelizmente, e desde que visitou este blogue pela última vez, o meu avô Matusalém deixou o mundo dos vivos com a bonita idade de 969 anos. Contrariamente ao que a história do Livro Sagrado narra, a morte não se ficou a dever a causas naturais, mas sim a um acidente na Av. 24 de Julho aquando das cheias. O meu avô insistia em ir para Alvalade na sua Famel e, velhos como eram os dois, não conseguiu evitar o despiste e o choque frontal com uma carroça carregada de maçãs para um tal Adão. Como se não bastasse o trauma resultante do impacto, conta quem assistiu, que o golpe fatal terá sido infligido por uma serpente que entretanto terá surgido de uma sarjeta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Noé,

      Você é simplesmente um génio. Vim do trabalho tarde e a más horas e completamente irritado. Há muito que não me ria tanto.

      Um grande abraço

      Eliminar
  5. Mas calma... O Tadeia conseguiu ver que o golo foi do Kyer, central da Dinamarca. Há artistas da bola e artistas do comentário...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Tenho que escrever sobre isso. A malta é completamente rebarbativa. Se o Ronaldo fosse do Benfica!...

      SL

      Eliminar
  6. "A esta hora deve estar o Paulo Bento a pensar porque é que nunca lhe passou pela cabeça uma jogada destas." Ao Paulo Bento não lhe passou pela cabeça enquanto esteve na seleção assim como quando esteve no Sporting. Quem nasceu pra lagartixa, não chega a jacaré, azar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      A cabeça nunca foi o forte do Paulo Bento. Devia ir preso só por nos ter deixado um par de anos sem vermos o Ricardo Carvalho jogar.

      Eliminar
  7. Caro Rui,

    “A sorte favorece a mente preparada.” Louis Pasteur

    Lembrei-me desta frase logo após o jogo. É que Quaresma, Ricardo Carvalho, Tiago e Danny parecem-me mentes (futebolisticamente falando) bem mais preparadas que André Almeida, Miguel Veloso, Helder Postiga ou Vieirinha.

    SL,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Jogar com quem sabe facilita. O resto é a conversa da treta que tanto se pratica no futebol como nas preleções sobre empreendedorismo: mesmo que não saibas o que estás a fazer o que conta é a motivação e a vontade.

      SL

      Eliminar