segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Nani

Ontem, num grande momento de “zapping”, encalhei por breves momentos num intervenção de um tal de António Simões. Sem se rir, o homem estava a comparar o Ronaldo, o Quaresma e o Nani. Não vi nem ouvi mais nada. Percebi logo aonde queria chegar. A comparação entre os três ou é ridícula ou só pode ser feita de má-fé.

O Cristiano Ronaldo é o melhor jogador português de todos os tempos. É um dos melhores jogadores do Mundo de todos os tempos também. Em cada país, na melhor das hipóteses, aparece um jogador destes de cem em cem anos. Hoje, só é comparável com o Messi. Compará-lo com outros jogadores só serve para os rebaixar.

Comparar o Quaresma ao Nani é a mesma coisa que comparar o toucinho e a teoria da relatividade. O Quaresma, antes de regressar ao Porto, tinha sido corrido de um equipa de nome impronunciável que só o Freitas Lobo é que deve saber qual é. Nunca passou do banco em todas as equipas de topo europeias onde jogou (jogou é uma forma de dizer). O Nani continua a ser jogador do Manchester United, um dos maiores, se não o maior, clubes do Mundo. Jogou no Manchester United sete anos. Foi uma aposta firme de um dos melhores treinadores de sempre. Jogou, no verdadeiro sentido da palavra, e ganhou títulos.

Devia ser um orgulho para todos os sportinguistas ter aceitado regressar. Devia ser um gosto para todos os rivais voltar a vê-lo no campeonato nacional. Mas a clubite cega toda a gente. Não cega os adeptos. Cega os comentadores e os jornalistas. Para diminuírem o Sporting têm que apoucar um dos melhores e mais bem-sucedidos jogadores portugueses de todos os tempos.

6 comentários:

  1. E os assobios também foram dos maus dos adeptos dos outros clubes taditos, que deveriam aplaudir o regresso de um (simbolo de um rival???) É isso que o Nani, de repente se tornou. Num símbolo. Corrido por Voces, sem glória e sem honra. lagartos hipócritas que despacham símbolos para o vosso clube mãe e a culpa é dos outros.

    Voces são de facto um grande Lol.

    DSC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro senhor,

      Não sei qual o significado de Lol, pois o meu vocabulário data de há dois séculos atrás. Mas a letra »l« capitalizada representará, de certeza, a palavra Leão. Quanto ao »o« e ao segundo »l« poderei interpretá-los como »óptimos leões«.

      No que concerne o seu comentário propriamente dito, e assumindo que o »vocês« o coloca no oposto do meu clube, nem lhe dei tempo de massa cinzenta.

      Há porém uma dúvida que me assalta: será que senhor não tem outras paragens para descarregar o seu fel, quiçá devido a um onanismo exacerbado?


      Atenciosamente,

      Augusta Caminha, Sportinguista desde 1875

      Eliminar
  2. Caro Sr. Prof. Dr. Rui (estará correcto assim?)

    Curiosamente, também assisti a uma tirada fantástica desse Sr. Simões: quando ele se tentou pôr em bicos de pés (no pun intended) ao rosnar para o Sr. Santos que não tinha nada a provar ou a demonstrar. Ele estaria a referir-se exactamente a quê. A sua carreira de futebolista profissional?


    Os meus respeitos,

    Augusta Caminha, Sportinguista desde 1875

    Post Scriptum: Corroboro a sua afirmação de que deveria ser um prazer para todos os desportistas e amantes do futebol ter jogadores de alta craveira a jogar em Portugal. E aplaudi-los mesmo quando pertencendo aos quadros dos nossos rivais.

    Lembro-me perfeitamente quando vivi em Inglaterra (fui empregada do Sr. José Maria Queirós aquando da sua estadia, primeiro em Newcastle, depois em Bristol) de observar atentamente as reacções dos adeptos ingleses durante os jogos de futebol. Tanto assobiavam os adversários como lhes batiam palmas após uma grande jogada. Outros tempos, outros povos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha cara senhora,

      Estava a brincar. Pode tratar-me como quiser, desde que não envolva nenhuma título académico.

      Um abraço

      Eliminar