segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Para homens de barba rija

O futebol é um jogo para homens de barba rija. Se os nossos jogadores não o sabiam, ficaram agora a saber. Ensinou-lhes o West Ham.

A conversa técnico-táctica serve de pouco quando o adversário transforma qualquer jogada numa biqueirada para a frente na perspectiva de que o avançando ganhe a primeira bola ou que apareça alguém para o ressalto. Se assim não acontecer, pressiona-se o adversário até que perca a bola ou a pontapeie para a frente de qualquer maneira. Para este tipo de jogo, ainda mais num campo miserável, não bastam a técnica e as boas maneiras. É preciso cabedal.

A defesa foi um buraco. Não se podem perder lances atrás de lances de cabeça. É preciso cabedal, como disse, e cabedal com centímetros. O Leonardo Jardim anda de experiência em experiência até chegar à conclusão que quer: colocar o Rojo a lateral esquerdo. O Jefferson é muito baixote e o Evaldo é um pretexto para demonstrar isso mesmo. Vamos ver se o Dier não acaba a lateral direito também.

O ataque é insuficiente. Gostei do Montero. Não desgosto nem do Capel nem do Carrillo. Mas é preciso que os homens do meio-campo apareçam mais à frente para desequilibrar. O André Martins passa bem a bola, mas é pouco. Precisamos de um dez a sério. Que desequilibre. Que deixe os defesas na dúvida. Que remate. Que faça mais de meia dúzia de golos por época.

10 comentários:

  1. O Dier faz muita falta a central. O Rojo ainda não me convenceu como central. A.Martins é muito fraco fisicamente e falta-lhe, naquela posição, marcar 6/7 golos por época (concordo). A defesa hoje foi uma miséria e atenção: Boeck não é Patrício. Ainda falta alguma afinação e confio em L.Jardim. Mas se o banco tiver, como hoje teve, jogadores, roupeiros, equipa médica e ainda por cima Inácio e BdC; ainda para mais com este a protestar, como pareceu, com árbitros e dar ralhetes a jogadores, temo que LJ algum dia bata com a porta, que lhe falte paciência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Com o Dier e uns afinamentos, não vai ser pela defesa que as coisas se vão complicar. O LJ sabe trabalhar essa parte. Preocupa-me mais do meio-campo para a frente. O PB também teve esse problema. Mas teve o Romagnolli a espaço e o Liedson. Neste caso, o André Martins parece-me curto. Vamos ver se o Montero é o novo Liedson.

      Agora, o nosso Presidente não pode fazer o papel que fez. O problema não foram os ralhetes ao árbitro. O problema foi o ralhete aos jogadores (como vi ao Willian Carvalho). Não há treinador que resista a isso. Ou está sentado e sossegado ou não pode estar no banco.

      SL

      Eliminar
  2. "Mas se o banco tiver, como hoje teve, jogadores, roupeiros, equipa médica e ainda por cima Inácio e BdC; ainda para mais com este a protestar, como pareceu, com árbitros e dar ralhetes a jogadores, temo que LJ algum dia bata com a porta, que lhe falte paciência."

    Mas, não será isso que o Inácio quer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Espero que não. De outra forma, vale mais marcarem eleições outra vez.

      SL

      Eliminar
  3. Bruno Carvalho será menino para despedir Leonardo Jardim ao intervalo, na 3ª jornada, do jogo com o Benfica.
    E orienta a equipa na 2ª parte, para alegria dos acólitos.

    "O Sporting é nosso outra vez!"

    ps: é menino para envergonhar Gil y Gil e Tapie.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Mais uma vez espero que não. Não acredito que depois de ver o papel que representou ontem venha a repeti-lo. sobretudo gostei muito pouco da ansiedade que manifestava. Parecia que estávamos a jogar a final da Liga dos Campeões. É preciso ter calma. É preciso ter confiança no treinador.

      SL

      Eliminar
    2. Meu caro,

      Tinha a mesma esperança que isto tivesse sido um caso isolado. Algo me diz que poderá não ser o caso:

      http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=837360

      SL

      Eliminar
    3. Meu caro,

      Pelos vistos não percebeu. É pena.

      SL

      Eliminar
  4. aro Rui,

    Não vi o jogo (tirando uns meros episódios), mas não me preocupam muito as derrotas na pré-época. Aliás uma equipa que só ganha na pré-época, quando ainda deve andar em experiências e afinações, só pode: (1) ser uma super-equipa (coisa que não creio que a nossa seja); (2) ser uma equipa que escolheu mal os adversários; ou (3) ter um treinador que não percebe bem a ideia de pré-época.

    No entanto duas coisas me preocupam. Em primeiro lugar o facto da nossa equipa de "miúdos" ter ontem dado lugar a uma colecção de vedetas, cromos Brasileiros e afins. Espero sinceramente que tenha sido uma experiência e que depressa voltemos a apostar na rapaziada da formação. Em segundo lugar, pelo que percebi dos blogs, o Presidente excedeu-se um pouco no banco. Não me preocupa ter um Presidente que vive o jogo como um adpeto, mas acho importante que, se ele quer ir para o banco, não se porte como um adepto e acabe por ocupar o espaço do treinador.

    SL,
    João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,

      Não me preocupa especialmente nem o jogo nem o resultado. A defesa foi um grande buraco. Mas o LJ sabe da poda. Não me parece que certos erros se voltem a repetir.

      O que me preocupou foi o Presidente. Não há treinador que aguente nada daquele género. Se vir as imagens, como vai ver, não acredito que repita a brincadeira. Se for para repetir, o LJ não dura muito. Se o LJ não durar por causa de brincadeiras dessas, então, é porque não sabe ocupar o seu lugar.

      SL

      Eliminar