domingo, 11 de agosto de 2013

Três e um génio

Três a zero à Fiorentina não é para todos. Nem na pré-época. Só com cinco violinos à mistura. Mas o resultado engana. A Fiorentina esteve várias vezes para marcar. Oportunidades não lhe faltaram.

Falta cabedal à equipa. Nos lances de bola parada e, em geral, em todas as molhadas, tivemos dificuldades. A defesa está remendada, é verdade. Mas falta altura à equipa. Jogamos com mais jogadores baixinhos do que é normal em qualquer oura equipa (com exceção do Barcelona).

Gostei do Fredy Montero. Movimenta-se bem, percebe o que está a fazer em campo e marcou um golo que não está ao alcance de todos. Gostei mais uma vez do Willian Carvalho. Uma presença e uma disponibilidade física impressionantes. Destaca-se dos demais por isso. Falta-lhe ainda experiência. Nem tudo lhe sai bem.

Gostei, sobretudo, da forma como a equipa pressiona e defende em bloco. Da forma como se movimenta em conjunto. O Leonardo Jardim começa a parecer-me um génio. Está a transformar um conjunto de jogadores nada brilhantes numa equipa razoável. Pode ser que para o campeonato nacional chegue. Pode ser que o deixem trabalhar e não o coloquem em causa quando as coisas não correrem bem.

22 comentários:

  1. Pois é verdade. Esta Fiorentina é uma equipa muito boa. E foi uma equipa que tentou sempre ganhar o jogo. Que apostou todos os trunfos disponíveis para o conseguir. O Sporting não encontrará muitas equipas deste nível ao longo do ano. O Sporting jogou muito bem, atendendo a algumas limitações do plantel neste momento, dominou uma parte do jogo e foi dominado na parte complementar. Teve sorte na concretização e sorte nos falhanços do adversário. Mas teve mérito. Muito mérito. Levou menos de 10 minutos a destruir o papão da falta de matador que quase todos lançaram sobre Montero depois de um jogo menos feliz. Montero foi uma sorte que aconteceu ao Sporting. É apenas muito bom. Um reforço de luxo que vai pagar ao Sporting cada cêntimo gasto com ele com juros milionários. Percebeu-se melhor hoje as razões da aposta em Magrão. Trata-se de um jogador com boa técnica e com capacidade táctica mas com evidentes debilidades físicas. Se não superar essa lacuna dificilmente jogará nesta equipa.
    Excelente o jovem defesa central, muito bom na velocidade, na leitura e antecipação dos movimentos e dotado de uma elevada capacidade técnica. Excelentes movimentos de antecipação e uma enorme capacidade para sair a jogar. Craque. Muito bom Wilson Eduardo a jogar sobre a esquerda e a colaborar com o avançado e com os médios. Muito bom e barato. Pode crescer muito a jogar no Sporting. Pode jogar melhor do que alguma vez conseguiria na Académica ou em equipas assim. André Martins melhor no meio do que na ala mas sempre com uma capacidade de rasgar – um passe para Wilson Eduardo que este não interceptou deixou a defesa da Fiorentina a ver – única. Tem que jogar nesta equipa. Gostei do argelino no pouco tempo que jogou. Pareceu- me bem. Esteve quase a marcar um golo e fez bons movimentos. Gostei de rever o André Santos com o seu critério de passe nas saídas. Muito bom o Jefferson, o melhor jogo desde que está no Sporting. O Wilson Carvalho, o Rinaldo – uns furos abaixo do seu colega – todos jogaram bem. Temos uma equipa boa e barata e competitiva. Estamos melhor do que há um ano atrás. Claro, temos um treinador com ideias claras sobre o jogo e o ano passado isso não acontecia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro José Guinote,

      A diferença está muito no treinador. Há colectivo, sobretudo a defender. A equipa pressiona em conjunto de forma articulada quando não tem a bola. Depois, entra a pressionar alto desde o início. É uma boa táctica para o nosso campeonato.

      Faz-nos falta alguém que faça a ligação com o ataque. Não estou tão certo que seja o André Martins. O Leonardo Jardim tem que inventar um outro Mossoró.

      SL

      Eliminar
    2. Meu caro Rui Monteiro subscrevo a sua análise. O treinador faz toda a diferença. Nas comparações que foram surgindo entre esta equipa e a que iniciou a época passada, salientei sempre uma diferença abismal, o treinador. Uma excelente organização defensiva mas dinâmica, isto é, capaz de rapidamente se transformar numa dinâmica ofensiva. O inverso do que se passava o ano passado, provavelmente então com melhores argumentos. Quanto à ligação com o ataque discordo de si. André Martins é um jogador raro e que necessita de jogar livre numa posição central. Depois com a bola nos pés faz o que mais ninguém faz, inventa linhas de passe, descobre os caminhos que colocam os avançados próximos da baliza adversária, e remata na entrada da área. Precisa de adquirir uma maior capacidade física, para durar mais tempo a um ritmo mais elevado. Adivinho grandes coisas na sua ligação com Montero, inteligente como ele, bom a desmarcar-se e com a mesma elevada qualidade técnica. Digo mais André Martins sendo um jogador raro é talvez o activo mais valioso de todo o plantel do Sporting. Estou a falar de uma venda futura, naturalmente.

      Eliminar
    3. Rinaudo,não Rinaldo.

      Eliminar
    4. Caro José Guinote,

      Espero estar enganado quanto ao André Martins.

      SL

      Eliminar
  2. E a ti insustentável liedson falta-te tomates, ou se quiseres colhões para deixares de ser lambuças, os cro9quetes estão mortos e bem mortos, as mumias estão no sarcófago, deixa de ser um triste patético e aziado e junta-te aos bons!
    ès ridiculo e patetico, tal como os filhos da puta dos teus amiguinhos aristrocratas lambuças e croquetes, é por isso que o teu blogzinho vale zero! um zero bem redondo, redondinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este gajo um dia acontece-lhe como o Claudio Ramos, acorda e percebe que afinal foi lampião toda a vida.
      Pelo menos parece conversa de lampião...

      Saia do armário, amigo.Tem 6 milhões à sua espera.

      Eliminar
    2. Um engano,desorientação?Que comentário é este???

      Eliminar
    3. É tão triste ver estas figurinhas deprimentes.
      Se é para insultar, está a perder tempo, se é que faz mais alguma coisa na vida, pois tenho a certeza que os bloggers estão imunes a comentários ordinários e desmiolados.
      Saia do armário e trate-se! Boa sorte!

      Eliminar
    4. Olha! os lambuças sentiram-se ofendidos? vão comer croquetes envenenados seus montes de merda, vocês valem zero, nada, não fazem falta nenhuma ao SCP,mudem-se para o outro lado que é o melhor que fazem, já que qualquer merda pode ser do boifica.

      Eliminar
  3. O resultado é excelente mas de facto um pouquinho enganador e o nulo é injusto para a Fiorentina pelas ocasioes que teve. A nossa defesa esteve de facto remendada e penso que é capaz de maior solidez (e sobretudo de nao deixar cruzamentos serem sistematicamente desviados ao 1o. poste!) quando estiverem os melhores em campo (leia-se Dier).

    Do meio-campo para a frente os reforcos mostraram que nao sao "pernas-de-pau" como se andava por aí a espalhar. António Tadeia terá engolido em seco logo a abrir o jogo com aquele golaco de Montero. A forma como Magrao essencialmente provoca o erro do defesa da Fiorentina e depois ainda tem o discernimento de nao tentar marcar sozinho mas levanta a cabeca imediatamente em busca do seu companheiro é demonstrativa da qualidade do jogador. Assim acelere a sua preparacao física. E será que nao se tentou utilizar Carrillo como Mossoró deste esquema táctico a dada altura?

    A última frase do seu texto diz tudo. Quando as coisas nao correrem bem se verá qual a reaccao de toda a estrutura. Para já, fica a certeza de que só teremos talvez 3 jogos deste grau de dificuldade em Alvalade durante todo o ano (excluindo as Tacas nacionais, se formos longe).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Petinga,

      Não é todos os dias que se ganha à Fiorentina. Seja mais a brincar ou mais a sério. É um equipa extraordinária.

      Ainda falta ver mais, mas ou muito me engano ou o Montero é craque.

      Mas craque, craque é o Leonardo Jardim. Um treinador é mais do que meia equipa.

      SL

      Eliminar
  4. Pede-se moderação na critica a sportinguistas mais realistas (ou pessimistas) do que optimistas, embora eu faça parte destes ultimos. Sinceramente não vejo "lampionismo" na sua análise. Não exageremos!

    A razoabilidade nunca fez mal a ninguem...

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Juba,

      Isto vai de oito a oitenta. Não fiquei muito impressionado com o Torneio do Guadiana. Também não fiquei eufórico com o jogo de ontem.

      Uma coisa parece evidente, os jogadores não parecem extraordinários (alguns são jovens, precisam de muitos jogos a sério para demonstrarem todo o seu potencial)mas o Leonardo Jardim sabe o que faz e transformou-os, pelo menos para já, numa equipa. SL

      Eliminar
  5. Caro Rui,

    Mais uma vez ontem não consegui assistir ao jogo todo.

    Creio que foi um dia cheio de boas notícias. A primeira para mim é que acabou a pré-época. Já não era sem tempo, venha a bola a sério. A segunda e a terceira são fáceis: marcamos muitos golos, o que moraliza, e não sofremos nenhum, o que também dá confiança. E depois gostei de muitas outras coisas, de menor importância e maior subjectividade.

    Atrevo-me a concluir que terminada a fase da brincadeira me parece que temos treinador e temos bons reforços. Dos que sairam, não me parece que vá rezar grande história. Se o plantel chega? Vamos ver. O que me parece claro é que estamos prontos para jogar com o Arouca. Venham eles!

    SL,
    João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,

      Há ainda muitas interrogações, sobretudo na defesa. Não podemos colocar o Dier como salvador da pátria.

      No ataque, com o Montero e o Slimani temos mais fogo nas botas do que no ano passado. Pelo menos em tese.

      A diferença está no treinador, a meu ver. No ano passado começámos com um amador. Este ano começamos com quem sabe.

      SL

      Eliminar
  6. Uma vitória por 3-0 a uma das melhores equipas Italianas faz-nos sempre bem! A eles, Grande Sporting!
    Do jogo: ainda não vislumbro bem o porquê de tanto optimismo à volta de William Carvalho.. só espero que ele me faça arrepender destas palavras:)
    "Estreias": Slimani esteve muitos poucos minutos mas com acções interessantes, ficou-me na retina um domínio de bola muito interessante para quem vinha rotulado de meio tosco. André Santos surpreendeu pela positiva, entrou muito bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro M,

      Foi uma grande vitória. A Fiorentia é uma equipa extraordinária. A minha fixação no William Carvalho tem que ver com a dimensão física. Funciona como contraste naquele meio-campo de baixinhos. Precisamos de um 6 alto (embora o jogo de cabeça ainda esteja para se ver).

      Este ano ou muito me engano ou vamos ter mais poder de fogo, com o Slimani e o Montero.

      SL

      Eliminar
  7. Tivemos sorte... talvez... Mas tabém tivemos pelo menos mais três excelentes oportunidades de golo...

    Z

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Tivemos sorte mais fizemos por merecê-la. De facto, odiamos ter marcado mais. Não foi contra uma equipa qualquer. Foi contra uma equipa italiana e, a meu ver, uma das melhores equipas do campeonato italiano.

      SL

      Eliminar
  8. Ganhámos 3-0 à Fiorentina e 2-0 à Real Sociedade equipas que tiveram muito boas classificações nos respectivos campeonatos. Perdemos contra o Braga (que me parece que tem muito pior equipa que a época passada, vamos ver como as arbitragens se comportam com eles), mas massacrámos na 1º parte, e tivemos 6 oportunidades de golo. Contra o West Ham fomos surpreendidos pela velocidade e poder de choque dos ingleses. Ontem William esteve soberbo, o Semedo esteve bem para estreante, o A. Martins falta-lhe estofo para a luta de meio campo e não aguenta 90 minutos, mas tem excelentes pés, deveria fazer trabalho físico especifico. Não gostei que a equipa em certos períodos estivesse toda encolhida atrás da linha da bola, fez-me lembrar o Braga a jogar contra nós. Temos um excelente treinador. Estou confiante em que vamos ter uma boa equipa a jogar um bom futebol. Um aparte, foi uma pena os sócios e os adeptos não terem correspondido à exibição da equipa. Apenas 19 mil e tal espectadores no Estádio é uma vergonha. O Clube não merece esta desconsideração. Vamos ver contra o Arouca. SL

    ResponderEliminar
  9. Ontem estive, como sempre em Alvalade, e ao ouvir as claques em uníssono a cantar esta letra, vieram-me as lágrimas aos olhos:

    TU VAIS VENCER, PODES CRER

    PORQUE A NOSSA FORÇA É BRUTAL

    MAIS DE UM SÉCULO DE HISTÓRIA PARA CONTAR

    SPORTING TU NUNCA VAIS ACABAR!!!

    lindo, lindo, lindo! Parecido só em Inglaterra. Arrepia!

    Parabéns ao poeta sportinguista que escreveu a letra e a quem a canta! SL

    ResponderEliminar