quinta-feira, 25 de abril de 2013

O meu Cinema Paraíso

O Académico de Viseu subiu à segunda liga. Sou de Viseu. Sou do Académico de Viseu. O Académico de Viseu é uma parte importante da minha infância e adolescência. Lembro-me de muitas coisas. Envelhecer é isto mesmo. Vivemos com o passado mais presente e sem futuro.

Lembro-me de ir a Lordelo com o meu pai, na nossa 4L, ver o último jogo da liguilha que nos levou pela primeira vez à primeira divisão. Um golo de Pedro Paulo deu-nos o empate. Foi um dos dias mais felizes da minha vida.

Procurei saber quem são hoje os jogadores e o treinador do Académico de Viseu. Não conheço nenhum. Procurei pelo menos um apelido que me fizesse lembrar um dos craques de infância. Nada. Não encontrei uma réstia do passado. O Académico de Viseu é o meu Cinema Paraíso, sem beijos mas com a mesma lágrima ao canto do olho e nó na garganta.


(Parabéns ao Académico de Viseu e aos seus adeptos, como eu, especialmente aos meus amigos Zé, Almeida e Carlos)

8 comentários:


  1. Também vivo cá perto.

    Tenho um filho que é um adepto ferrenho do Sporting e do Académico de Viseu.

    Segue os dois por todo o lado quando pode.

    Parabéns ao Académico.

    Espero ir na próximna época mais vezes ao Fontelo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Só ir ao Fontelo já é uma coisa magnífica. Ir ao estádio melhor. Ir ao estádio ver o Académico é melhor ainda. Ir, como fui, ver o Académico e o Sporting é do outro mundo. Nesses tempos, quando jogavam os dois, torcia pelo meu Académico.

      SL

      Eliminar
  2. Parabéns Académico, eu sou de Lisboa, mas conheço bem essa zona, na minha infância passei muitas férias em Tondela, aí bem perto, lembro-me bem Canas por exemplo e com muitas saudades de Santa Ovaia de Baixo e de Cima.
    Belos tempos, que saudades de ir tomar banho com os meus primos no rio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Viseu é rodeado, num raio de poucas dezenas de quilómetros, de um conjunto assinalável de vilas (sede de concelho: Nelas, S. Pedro do Sul, Tondela, Sátão, etc. Conheço-as todas relativamente bem. No anos 80, ia muito a Canas de Senhorim a um discoteca famosa na região nesse tempo.

      SL

      Eliminar
  3. Eu é mais Sporting da Covilhã, mas parabéns, quando por lá vivi (Sta Comba, essa terra antifascista) quem não era do Viseu e Benfica só podia optar pelo Académico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Perdi uma grande oportunidade na vida. Cheguei a ser convidado para jogar no Viseu e Benfica, pelo Presidente, que era meu vizinho. O meu pai não permitiu. Havia aquela coisa do "trade off" entre os estudos e o desporto. Hoje não tenho dúvidas, que o estudo me prejudicou muito, em particular a minha carreira como futebolista.

      SL

      Eliminar
  4. Posso estar enganado, mas acho que foi o Ac. Viseu que impediu o Caldas de chegar à antiga II Divisão. O Caldas precisava de ganhar e perdeu para o Ac. Viseu se sagrar campeão. Estádio à pinha nas Caldas da Rainha.

    ResponderEliminar
  5. Caro Rui! sou de Canas de Senhorim, tal como o Hélder Rodrigues, o melhor marcador da equipa.
    sinal do bom que se lá faz, mas que é muito mal aproveitado!

    cumprimentos, rafel marques.

    ResponderEliminar