quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Desafinado


Victorino D'Almeida: «Estamos a assistir à sportinguização do país»

(entrevista jornal  Record, 27 dezembro de 2012)
«Aos 72 anos, o maestro, compositor e escritor não consegue evitar o desencanto quando olha para a realidade portuguesa, questionando a qualidade do caminho percorrido desde a revolução de 1974 e o próprio conceito de território independente.»
Eis mais uma composição do maestro. Esta em contratempo, ou seja, um compasso musical, apoiado em tempos fracos. Não só os tempos são fracos como as ideias são flácidas e, como já aqui tínhamos visto com o Eusébio, a demonstrar como a “brigada do reumático” benfiquista está confusa e pouco lúcida. Se o tema principal é pertinente pois a “qualidade do caminho” percorrido por Portugal desde 1974 é de facto questionável e desencantadora, já a metáfora do senhor maestro é desajustada e injusta.

No caso do maestro são conhecidas as suas tiradas burlescas e a firme convicção de que quem não pensa como ele é uma besta. Este exercício de narcisismo ficou bem patente na iniciativa “Grande Orquestra de Verão”, fracasso pago por todos nós, mas em que pelo menos  «a auto-promoção de Victorino de Almeida, esse grande vulto esquecido, a par de outro... o Mozart»  funcionou em pleno. Sobre este assunto, veja-se o que diz, por exemplo, Henrique Silveira, crítico musical em  
http://criticomusical.blogspot.pt

Para  o génio Victorino D'Almeida o país sportinguiza-se. Se as suas palavras se limitassem apenas à qualidade da governação, eu até poderia, sem esforço, concordar. De facto, nestas últimas décadas, quer o país, quer o Sporting têm sido dirigidos de forma incompetente. Mas o mais grave, o cancro desta sociedade, é a benfiquização dos procedimentos das elites. Estes seres que habitam rotativamente o poder ou gravitam à sua volta, procedem de acordo com essa tal benfiquização, sempre à espera das benesses dos que mandam e da obediência cega dos que servem, das migalhas (ou verdadeiros nacos) do orçamento de Estado, do favor do amigo que dirige (ou arbitra), da proteção dos média em relação aos poderosos e aos seus deslizes e da seletiva cegueira da justiça. Afinal, onde o país só vê um caminho de fracassos, de negociatas, de falência moral e económica, estes iluminados governantes, seguindo a mentalidade benfiquista inchada de autoestima e egocentrismo, vêm vitórias e conquistas. 

O senhor Victorino D'Almeida é bem o exemplo, mesmo que na sua pequena dimensão, desta forma de ser, desta mentalidade sempre enfatuada de grandezas injustificados mas, ao mesmo tempo, de gamela estendida... «qual cigarra cantadora utilizou-se do seu prestígio junto da formiga, o secretário Francisco José Viegas que, ao contrário da outra, lhe abriu as portas da despensa e que se mostra absolutamente ignorante e completamente alheado da realidade» como refere o referido crítico.

9 comentários:

  1. Excelente post. Este é mais um lampião que é um pequenisssímo, mas com a mania que é um grande compositor. Tem um ego enorme...Só podia ser lampião ou PMAG do Sporting, eh,eh,eh! SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim...é verdade que também lá temos muitos egos sempre prontos a "botar a boca no trombone", como o PMAG.
      SL

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Mas ó Sr. Ardina, não esqueça, se faz favor, que as Medeiros foram as melhores composições do maestro e isso porque teve ajuda.
      Ab

      Eliminar
  3. Mais um excelente post e mais uma pérola que nos é oferecida por gente que não consegue tirar os óculos encarnados.

    Enfim, as semelhanças entre o país e o Sporting são muitas, mas quanto mais comparo mais noto que o Sporting está afinal muito melhor que o país. Por exemplo:
    - Para o Sporting a justiça funciona: os Ministros (Relvas & Co.) fazem o que querem e nada acontece; os Vice-Presidentes do Sporting mesmo assim ainda sofrem umas (mais que justificadas) cócegas da Justiça;
    - Tal como Cavaco, o nosso Presidente da AG não faz nada, mas pelo menos sempre manda umas bocas a mostrar que existe (desmedidas, mas manda);
    - Parecendo que não, lá conseguimos ter o Santana Lopes mais tempo à frente do Clube e já passaram mais anos desde esse momento e mesmo assim ainda não entrámos em falência; neste aspecto estamos aí uma década à frente de Portugal...
    - Ao contrário de Portugal, cujo líder vai à Bélgica receber recados sobre o que tem de fazer para dirigir o país, nós temos um Belga em Lisboa a receber recados de um Português sobre como dirigir a equipa.

    Votos de um excelente 2013.
    SL,
    João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João
      Obrigado pelos votos e pelos excelentes acrescentos. Bem observado em especial o caso do Santana Lopes...não é qualquer um que sobrevive ao homem.
      SL

      Eliminar
  4. A questão, no meio disto tudo, é que o homem até tem ra~zão.

    ResponderEliminar
  5. Disse alguma mentira? Rio Ave 3 Sporting 0

    ResponderEliminar
  6. O AZARADO

    - um amigo encontra outro que não via há muito tempo e, com simpatia, inicia a conversa:

    - como vai, Taxeira da Cunha, tudo bem?

    - péssimo... - responde o outro.

    - péssimo?! como assim, só aquele 'porche' que você tem...

    - foi perda total num acidente... e o pior é que o seguro tinha caducado

    - bem, como diz o 'zé povinho', vão-se os anéis e ficam os dedos. e o seu inteligentíssimo filho?

    - conduzia o Porche ... morreu.

    fugindo a tão trágico assunto, questiona:

    - e a sua tão bonita filha que mais parecia um modelo?

    - pois é.. estava junto com o irmão. só a minha mulher não estava no carro.

    - é de ficar grato a 'deus'! como vai ela?

    - fugiu com o meu sócio

    - bem ... pelo menos ficou sozinho com a empresa

    - ela fugiu com ele porque me roubaram tudo

    - deixaram a firma falida e estou a dever milhões!

    - porra que azar ... vamos mudar de assunto, e sua equipa?

    - SOU DO SPORTING !!!

    - pelo amor de 'deus', Taxeira da Cunha, você não tem nada de positivo ?

    - sim...HIV !!!

    ResponderEliminar