sábado, 31 de março de 2012

Tudo por tudo contra a História…

Sou, confesso, um veterano politraumatizado das dramáticas noites europeias do Sporting ao longo dos últimos 25 anos, como…

 

… 86/87 UEFA, contra o Barcelona, com o golo de Roberto nos últimos dez minutos a salvar o Barça, numa eliminatória que o Sporting podia ter resolvido momentos antes num chapéu falhado de Fernando Mendes que nos daria o 3-0…


... 89/90 UEFA, contra o grande Nápoles de Maradona, empatando os dois jogos a zero e perdendo nos penalties, depois de Ivkovic ter ganho a aposta de 100 dólares ao génio argentino por defender o seu penalty...


… 94/95 UEFA, contra o Real Madrid, em que, depois de perdermos 1-0 em Madrid acertando 3 bolas nos postes (!), ganhamos 2-1 em Alvalade com Juskowiak nos minutos finais a atirar ao poste, rolando a bola cruelmente pela linha de baliza com Cadete a assistir (isto, claro, além de dois penalties indiscutíveis por assinalar contra os blancos)…


… 95/96 UEFA, contra o Rapid de Viena, com o golo dos austríacos que ditou o prolongamento a surgir nos últimos segundos do jogo, num remate de meio campo - o sempre científico Professor Queiroz decidiu, então, proceder a rigorosos testes de visão a Costinha, o que, como se sabe, melhorou bastante o seu desempenho…


… 2001/02 UEFA, contra o Partizan. Depois de perder em Alvalade por 3-1, o Sporting ganhava por 3-1 em Belgrado, quando Nicolae, já nos descontos, atirou ao poste, naquele que poderia ter sido o golo decisivo da eliminatória (depois, no prolongamento, foi o que se sabe…);


… 2005/06 UEFA, contra o Halmstad, em que, nos descontos e na sequência de uma saída suicida de Nélson, sofremos o golo que nos conduziu a mais um prolongamento de pesadelo, onde conseguimos estar em vantagem na eliminatória, para, quase no fim, acabarmos por perder ...


… 2007/08 Liga dos Campeões, contra a Roma, na fase de grupos, com o empate que ditou praticamente a nossa eliminação a surgir nos descontos na sequência de um remate de longe que tabelou em Polga, após um banho de bola leonino e um golo mal anulado a Liedson que nos daria o 3-1;


… 2009/10, Liga dos Campeões e UEFA, contra a Fiorentina e o Atlético de Madrid, empatando os 4 jogos, em eliminatórias equilibradas decididas por detalhes – nomeadamente, arbitrais, como as expulsões de Tonel ou de Vukcevic…


… 2010/11, UEFA, contra o Glasgow Rangers, empatando igualmente os dois jogos, com o golo dos escoceses que ditou o nosso afastamento a surgir nos descontos…


Do lado positivo da balança, recordo os golos decisivos de Djáló e "de" Rui Patrício nos segundos finais dos jogos contra o Brongby e Twente e... claro, sobretudo aquele momento único do Miguel Garcia no inesquecível desafio de Alkmaar… Tudo para depois perdermos a final em casa contra o CSKA, onde, num minuto que parecia ter saído de um argumento de um filme não sei se dramático, de comédia, ou de terror, …. o Nicolae e o Rogério, a meio metro da linha de golo, em vez de empatarem o jogo (seria na altura o 2-2), se empataram mutuamente acabando por acertar no poste, com a bola a deslizar na linha até ao guarda redes russo que, não satisfeito, lançou de imediato o contra-ataque fatal onde sofremos o definitivo 3-1…


O lastro negativo é enorme, mas, na longínqua Ucrânia, Sá Pinto e um punhado de leões tentarão desafiar o destino, provando que, como dizia Henry Ford, "A única história que vale alguma coisa é a história que fazemos hoje."

6 comentários:

  1. FÉ MUITA FÉ...
    Desta vez não vamos falhar!

    ResponderEliminar
  2. Lindo mas doloroso poste.
    Espero de facto que as coisas mudem e, quanto à História, que o Tocquevlle não tenha razão quando diz que "A história é uma galeria de quadros onde há poucos originais e muitas cópias."
    Quinta queremos um quadro original!
    SL

    ResponderEliminar
  3. Não esquecer o casino salzburg, com 2-0 em lisboa e o 0-2 lá após o pacheco acertar no poste... No prolongamento, o costume!
    Enfim, e cá um karma de leão!
    Parabens pelo resumo... Muitas tristezas e algumas alegrias... Pode ser que este ano seja diferente.

    ResponderEliminar
  4. e o bastia, meu primeiro trauma
    http://www.sporting.footballhome.net/index.php?option=com_seyret&task=videodirectlink&Itemid=29&id=203

    ResponderEliminar
  5. Não vou teimar. Nunca o faço por norma. Mas o chapéu contra o Barça não foi protagonizado pelo grande internacional (pelo menos até vir para o Sporting) Negrete?

    ResponderEliminar
  6. Hi, nice post. Would you please consider adding a link to my website on your page. Please email me back and I would be happy to give you our link.

    Thanks!

    Frank
    frank641w@gmail.com

    ResponderEliminar