quinta-feira, 22 de março de 2012

No final perde o Sporting

Há três tipos de sportinguistas. Os que consideram que se jogarmos melhor ganhamos e que os árbitros são uma desculpa. Os que consideram que não ganhamos por causa dos árbitros. Os que consideram que temos que jogar melhor, mas com a arbitragem como está não é possível ganhar o campeonato.

Os primeiro são os que acreditam que os bebés vêm de Paris transportados por uma cegonha. Mas dão ares de grande “fair play” e superioridade moral. Os segundos estão tão preocupados com os árbitros que nem prestam atenção ao jogo. Irritam-se o tempo todo.

Estou entre os terceiros, mas se tivesse que escolher entre os dois anteriores, estava nos segundos.

Temos que ser melhores. Se não formos os melhores não ganhamos. O Porto e o Benfica, sobretudo o Porto, não precisam disso para nada. O Poto ganha, seja lá como for, e por isso é melhor. Sendo melhores, ganhamos mais vezes. Sendo melhores, disporemos do apoio da opinião pública. Sem esse apoio, dificilmente se muda a atitude dos árbitros.

Agora, temos que resolver o problema da arbitragem. Sem isso nada feito. Não interessa se temos os melhores jogadores ou treinadores do mundo. As profecias dos árbitros, transformadas em boicotes, cumprem-se: a bola é redonda, são onze de cada lado e no final perde o Sporting.

15 comentários:

  1. Perfeitamente de acordo. Temos que ser melhores, mas mesmo que o sejamos...com árbitros destes nunca chegaremos a ganhar, seja o que fôr (e atenção já...à Final da Taça...)...
    Querem que vos lembre um boa equipa que me parece apenas ganhou uma final da Taça...? - Lembram-se daquela onde actuavam entre outros Balakov e Figo...? - Não havia melhor em Portugal ao tempo e que ganhámos com isso...? - Mesmo muito pouco...!!
    Agora passa-se o mesmo...: podemos ter os melhores jogadores e começar a jogar logo a partir do 1º apito do árbitro (em vez de acordar só mais tarde...), que se o tipo do apito quiser (e muitas vezes quer...), nunca chegaremos à vitória...!!

    Força Sporting...!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MaximinoMartins

      Esse é o meu ponto. Não ganhámos campeonatos que nunca os merecemos ganhar. Mas também já perdemos campeonatos que nunca os merecemos perder.

      SL

      Eliminar
  2. O teu tipo de sportinguista está bem patente no cabeçalho do blogue:
    "Falaremos do Sporting, mais mal do que bem. Falaremos também do Benfica, sempre mal. Falaremos do Porto, conformados"
    Ou seja, quando o Paulo Bento saiu de alvalade e disse que os sportinguistas deviam acabar com os complexos em relação ao Benfica estava a pensar em ti! Que pena não teres seguido a sugestão dele...
    Por outro lado o "conformismos" em relaço ao clube corrupto mostra bem como há sportinguistas submissos e que não se importam que o scp seja o satélite dos corruptos em Lisboa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Burro Paixão, não está lá nada disso. És tão mau a ler como a arbitrar jogos.

      Eliminar
  3. Caro Rui, eis uma contribuição humanista que poderá fazer alguma luz sobre a actuação dos árbitros e da opinião pública

    «Pai faz queixa de "Viva o Benfica"

    «A inclusão da expressão 'viva ao Benfica' na cantilena "atirei o pau ao gato" de um jardim-de-infância da Ericeira, Mafra, motivou a queixa de um pai ao Ministério da Educação, por desrespeitar a pluralidade de gostos.»

    http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/pai-faz-queixa-de-viva-o-benfica

    Se é verdade, como diz o povo, que «de pequenino se torce o pepino» também não convém esquecer que mesmo os árbitros foram um dia crianças e, provavelmente, também eles sujeitos a este “desrespeito pela pluralidade de gostos”. O que faz deles, e de grande parte da opinião pública, uns inocentes salivadores condicionados desde a infância...é uma mera hipótese académica que não desagradaria a Pavlov!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro A Trindade,

      A vencer essa tese os professores foram, não sei se ainda são, todos ou do Porto ou do Benfica e, como sempre, os que eram do sporting não impuseram as suas convicções.

      SL

      Eliminar
  4. Grande post Rui! Muito bem explicado! Eu também me incluíu no terceiro grupo! Sem resolver o problema com as arbitragens, dificilmente o Sporting será campeão; se não há respeito em jogos contra o Setúbal e Gil Vicente, imaginem se o SCP estiver a jogar contra os galináceos ou os corruptos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Karl,

      O maior problema das arbitragens é que não conseguimos ver descansados os jogos. O que queremos ver é futebol. Não vou ao estádios ou não ligo a televisão para ver o Bruno Paixão. Será que é assim tão difícil de perceber?

      SL

      Eliminar
  5. Concordo em absoluto e posso dizer que já pensei como pensam os do segundo grupo, mas se tivesse de escolher, escolheria o do terceiro grupo. Agora, isto é uma pescadinha de rabo na boca; se queremos respeito (opinião pública primeiro, seguido dos árbitros), temos de ganhar; para ganhar (nesta Liga Zon), temos de ter árbitros que nos respeitem, mas se não nos respeitam, como poderemos ganhar??

    Já tentámos de tudo o que é legal, seja fazer lutos pela arbitragem, "pressão" dos adeptos, black-outs, exposições ap Ministério, etc, mas como se vê, não só resultou como pareceu que ainda piorou. O que fazer??

    Sinceramente, não vejo solução. Se pararmos de olhar para a àrvore (Paixão), vemos uma floresta imensa de eucapliptos a secar o sportinguismo que resta. Benficas tv, jornais, Porto Canal, rádios, facebooks, a crescente dualidade/rivalidade benfica-porto e ainda porc cima, os poucos que restam de nós, menosprezam-nos (Ribeiro-oxalá-o-sporting-não-humilhe-o-futebol-português-Cristovão) em programas de televisão com uma leveza assustadora. Por ex, a notícia que o A. Trindade colocou no post acima é sintomática (11 em 13 crianças da turma são benfiquistas)...

    Enfim, receio o pior.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 11 em 13 disse a educadora de infância

      Eliminar
    2. Cara Ana,

      A educador de infância é benfiquista ou foi a mesma que descobriu que existiam 6 milhões de benfiquistas.

      SL

      Eliminar
    3. Caro Captomente,

      Nós somos mas do que parecemos. Quando ganhámos o título com o Inácio ou depois com o Bolloni a aparecemos nas ruas e, o país, percebeu com espanto que somos mesmo muitos e estamos espalhados por todo o território nacional.

      Precisamos de uma Direção que nos mobilize e que faça com que esta grande expressão de adeptos do Sporting seja cada vez mais visível. quando os adversários começarem a sentir a nossa força, algumas coisas deixam de nos acontecer.

      SL

      Eliminar
  6. Isto não se faz Rui, ando eu há dias (e 373 posts) a tentar dizer isto e tu, de uma penada, pimba!

    Pronto, é isto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro JL Martins,

      Não acredito. Seguramente disse isto e muito mais.

      SL

      Eliminar
  7. Excelente post, como de costume neste Blog.
    A questão da profecia é muito bem vista já que uma greve de árbitros à 2a jornada vai resultar em pleno na pior classificação do Sporting nos últimos anos sendo que não é a pior prestação futebolística da equipa (às vezes parece, mas na verdade... nem por sombras!).
    Estou mesmo desejoso de ver uma greve depois de termos os outros dois grandes todas as semanas a dizer bem mais das arbitragens do que se ouviu à 2a jornada, e com menos razões de queixa. Onde será que anda a APAF???

    ResponderEliminar