domingo, 11 de março de 2012

Descobrir o óbvio

Às vezes, descobrir o óbvio torna-se num exercício muito difícil. Com a lesão do Rinaudo, optou-se por andar à descoberta de um trinco que fizesse as vezes dele, quando a solução mais simples seria a de fazer recuar o Elias e o Schaars. Nós dissemo-lo. Muitos outros também.

Hoje viu-se a diferença. Aquilo que parecia um problema inultrapassável, transformou-se num falso problema. Deixámos, simplesmente, de ter problemas na saída da bola; saímos em transições rápidas quando foi o caso; outras vezes saímos em jogo mais planeado. Como o Elias, ainda por cima, é um jogador rápido pode adiantar-se mais e com isso ajudar a jogar a equipa a trocar a bola em zonas mais avançadas.

Com algumas equipas, esta táctica pode ser arriscada. Com a maior parte das equipa do campeonato, jogar de outra forma é dar tempo e confiança ao adversário (o Guimarães só teve duas oportunidades: uma oferecida pelo Polga – o Incrível – e outra pelo árbitro). Mais, com três matraquilhos a trocar a bola atrás, mais fácil se torna pressionar-nos e, assim, mais fácil se torna oferecermos uma ou outra balda.

Enfim, quando se deixa de complicar o resto até parece fácil. Duas notas finais. Primeiro para o Jéffren. Se não fossem as lesões podia ser, porventura, a nossa melhor aquisição deste ano e uma das melhores de sempre. A segunda para o Sá Pinto. Continuo a olhar para ele desconfiado. Detesto aquele ar beto de suspensórios. Mas parece que começa a ver o que sempre foi evidente. O Sporting tem bons jogadores e é uma boa equipa.   

14 comentários:

  1. depois destes 5-0 e da boa exibição, ainda fico mais irritado como se perdeu um jogo com o zé mota/setúbal !
    joaocardoso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João Cardoso,

      Depois deste resultado e dos resultados dos nossos principais adversários, o que me custa é não estarmos a lutar pelo título. Podíamos e deviamos.

      SL

      Eliminar
  2. afinal eu tinha razão, e finalmente o grande Sá Pinto abriu os olhos! Matias tem de ser sempre titular! nem que jogue 70 minutos, mas enquanto ele está em campo o futebol do Sporting jimbra como deve ser! já agora hoje defintivamente fiquei fã do nosso Sá! mandar ismailov marcar o penalty é de génio (marat merecia isso!), tirar Matias, Ismailov e Ricky para os aplausos é de mestre, abraçar Jeffren antes de entrar (assim se ganha um balneário) o nosso Sá, ou muito me engano ou estamos na presença de um novo Mourinho, excelente!! Já agora não posso deixar de dizer para certos otários sportinguistas, que centralão é o Xandão! não tenho duvidas é o melhor que lá temos, convenceu-me definitivamente! na próxima época Xandão; Oguchi, fds ui ui!
    SL e viva o Sporting

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro liedshow,

      O que mudou foi, sobretudo, a táctica. Com o Elias a 6 e o recuo do Schaars a equipa apresenou logo outra dinâmica. Sendo assim, todos jogaram melhor. O futebol é um jogo de equipa.

      SL

      Eliminar
  3. O Xandão (observei-o todo o jogo) não perdeu um lance aéreo ou de bola no solo. Grande central! Tenho que ser justo até o Evaldo e o Polga fizeram um grande jogo! Só falo destes pois são os mais criticados (e às vezes com razão). Os 14 que entraram merecem um elogio. Já se joga à Sá Pinto, grande posse de bola, mas sempre para a área, para a baliza, os jogadores já entenderam o que ele quer! Uma última nota para a sua coragem ao não colocar em campo um jogador que tem feito grandes jogos: Daniel Carriço , mas para este jogo sobrava!S.Leoninas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo,

      Não podemos estar mais de acordo. Depois do resultado com o Manchester era perfeitamente expectável que colocasse a jogar o Daniel Carriço. Como o Guimarães não é o Manchester teriamos mais um jogo empstelado, que era o que estva à espera. O Sá pinto revelou inteligência é um facto.

      SL

      Eliminar
  4. caro Rui
    desconfias do Sá? dá-lhe mais tempo, até agora tem feito quase tudo bem, mas concordo que depois do que temos passado não se deve passar "cheques em branco" a ninguem...

    eu neste momento desconfio é das reais capacidades/vontade/motivação do Domingos á frente do SCP, pois não me sai da cabeça que a "queda" do SCP esta época, é coincidente com a entrevista/recado do A. Oliveira a prometer-lhe o cargo das antas...

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Balakov10,

      Não partilho da mesma teoria da conspiração. Agora, nunca percebi o discurso do Domingos. Esra um discursos que o desresponsabilizava e aos jogadores. O Sporting tem uma boa equipa e condições para fazer melhor. Não se pode, enquanto treinador, dizer o contrário. Nenhuma equipa confia em si própria quando o treinador é o primeiro a desconfiar.

      SL

      Eliminar
  5. Isto tem sido uma época aos altos e baixos, parece uma montanha russa.
    Ainda me lembro bem, da euforia que vivemos durante a sequencia vitoriosa com o Domingos. Aqueles 6-1 ao Gil, a forma injusta como perdemos na Luz.....

    Espero que finalmente tenhamos atingido alguma estabilidade, e que até final do ano, sejamos capaz de manter o bom nível. Se ainda formos um nadinha mais longe na Liga Europa, se encavarmos o benfica em Alvalade e ganharmos a taça de portugal, podemos dizer que foi uma boa epoca!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro NPR,

      Tem sido uma época de altos e baixos. Apesar de tudo, melhor do que a anterior. Na anterior só houve baixos. Temos melhores jogadores e melhor equipa. Ainda há muito a jogar. Só tenho pena que por culpa própria também não estejamos a lutar pelo título.

      SL

      Eliminar
  6. Muito já escrevemos desde o inicio do ano. E se passarmos os comentários em revista não nos arrependemos do que escrevemos.
    Só que se formos a fazer o balanço daquilo que dissemos e o que foi posto em prática o balanço ainda é claramente desfavorável. Pode-se dizer que depois das coisas acontecerem é facil fazer juizos de valor. mas nem sempre pensamos assim.Criticamos sempre o que achamos que não está bem e elogiamos aquilo que deu certo e que foi e será sempre o melhor caminho para o nosso clube.Doia a quem doer.
    Queria que o Sporting este ano estivesse na corrida. Mas houve desaires que ninguem conseguiu ainda explicar.Tirando os "velhos" 7 pontos que nos foram desviados no inicio da época e o desaire no Funchal que não está bem explicado e que levou á saida de Domingos (teria sido ele o único culpado?) para já não falar do de Setubal, já na era Sá Pinto, estariamos agora encostados aos da frente. Como eles estão juntos e a mais de dez pontos, não temos hipotese agora de lá chegar. Então que ganhemos no Jamor e tambem ao Benfica e Braga em Alvalade. Se juntarmos a isso um bom reultado no Dragão e chegarmos lá mais à frente na Liga Europa podemos considerar que se safou a época, pelo menos saramos as feridas do nosso orgulho.
    Mas é preciso dinheiro. Não vendam ao desbarato nem comprem gato por lebre.
    Para o ano que vem há-de ser melhor.Fiquemos com os melhores e dispensemos os que não estão á altura. Se precisarem de conselheiro estou disponivel.
    Vamos agurdar com calma os proximos episódios.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Fernando Sousa,

      Nunca conseguirei perceber como é que nos deixámos ir abaixo. Mesmo com as roubalheiras da arbitragem podiamos estar, nas calmas, a lutar pelo título.

      Começo a acreditar que vamos acabar em grande a época. Depois é preciso ter cuidado. Temos uma boa equipa. Não é preciso inventar. Não vale a pena andar a dispensar e vender uma camião de jogadores para comprar outro camião deles.

      SL

      Eliminar
  7. E que tal abrirem as porta do estádio na 5ª feira?

    https://www.facebook.com/events/400727899953822/

    ResponderEliminar
  8. Tenho a sensação que se passarmos frente ao City, vai ser dificil parar o Sporting até ao final da temporada.

    Ainda vamos a tempo de 2 objectivos, e é preciso assegurar o 4 lugar, que os outros são uma miragem, sejamos realistas. Mas fugindo um pouco ao realismo e acreditando com o coração, nunca mais é quinta. Acredito que vamos conseguir!!

    http://espiritoleonino.blogspot.com/

    ResponderEliminar