quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Conduzindo a olhar pelo espelho retrovisor

Somos o único ser vivo que tem a noção do tempo. Por isso nos preocupamos muito com o futuro. Agora, tendemos a encontrar padrões no comportamento passado para, a partir deles, prevermos o futuro. É como se conduzíssemos sempre a olhar pelo espelho retrovisor.

É por essa razão que é importante ganhar ao Porto no próximo fim-de-semana. Nesse jogo estão em causa mais do que os três habituais pontos. Depois dele, passaremos a encontrar no passado mais uma boa razão para acreditarmos no futuro.

6 comentários:

  1. Amanhã estaremos perante a curva.
    Veremos então se temos arte para ir mais além e ver o que está para lá da curva...ou se, mais uma vez, vamos ficar apeados a sonhar com o que está depois da curva e com o que poderia ser a nossa estrada...
    SL

    Para Além da Curva da Estrada

    «Para além da curva da estrada
    Talvez haja um poço, e talvez um castelo,
    E talvez apenas a continuação da estrada.
    Não sei nem pergunto.
    Enquanto vou na estrada antes da curva
    Só olho para a estrada antes da curva,
    Porque não posso ver senão a estrada antes da curva.
    De nada me serviria estar olhando para outro lado
    E para aquilo que não vejo.
    Importemo-nos apenas com o lugar onde estamos.
    Há beleza bastante em estar aqui e não noutra parte qualquer.
    Se há alguém para além da curva da estrada,
    Esses que se preocupem com o que há para além da curva da estrada.
    Essa é que é a estrada para eles.
    Se nós tivermos que chegar lá, quando lá chegarmos saberemos.
    Por ora só sabemos que lá não estamos.
    Aqui há só a estrada antes da curva, e antes da curva
    Há a estrada sem curva nenhuma.

    Alberto Caeiro, in "Poemas Inconjuntos"

    ResponderEliminar
  2. Realmente a vida ensina-nos muito. Ninguem diga que os anos acumulados e a experiência, apesar de nos tornarem um pouco mais esquesitos, doridos e carrancudos, tem o grande dom de nos tornar mais sábios. Aprender até morrer, mas a partir de uma certa altura da vida sentimos que podemos dar o testemunho a alguem mais novo do que nós e sempre mais imaturo.
    O que virá tudo isto a proposito? Sobre o grande jogo de sabado e sobre a juventude da nossa equipe há alguns pontos que convirá reflectir:
    1- O Sporting sempre se pautou por ser um clube de muita gente boa que quer o melhor para os milhares de socios e apoiantes ao longo de todo o Pais. E por isso nos orgulhamos de termos uma conduta elogiosa, sem atropelos, de cabeça erguida e com personalidade firme . Foi sempre assim e há-de continuar a ser ao longo dos tempos. Muitos sacrificios já passsamos, inumeros anos a correrem mal, continuadas decepções, mas uma grande força que nos faz ter esperança sempre que sentimos, outra vez, os tempos vitoriosos estarem mais proximos.
    2-Concordo inteiramente com o Rui quando diz que o passado nos pode e bem projectar para o futuro. É tão simples incutir nos jogadores muito jovens (quase todos) esse espirito vitorioso que sempre levou o Sporting a momentos de gloria. E precisavamos que sabado fosse um deles. Domingos e equipe técnica têm um papel importantissimo em trabalhar e incutir esse lado paradigmático na cabeça dos nossos jovens jogadores. Felizmente que futebol não é só dinheiro e actividade pronta para atingir objectivos a qualquer custo e doendo a quem doer. Não é esse o nosso espirito. Amanhã em Alvalade vamos ver uma mole humana intensa, responsavel, que gosta de futebol e apoia até ao fim a nossa equipa.
    Antes de chegar á curva (como diz o nosso amigo A. Trindade) devemos procurar conhecer o percurso nem que seja através do reconhecimento das épocas anteriores. Pode ser curva e a seguir nova curva ou recta , com lomba ou sem ela. Seja o que for é necessario abordá-la muito bem, para que o restante trajecto seja feito nas melhores condições e na peugada do final da viagem.
    3- Nos tempos que correm os "fait- divers" sucedem-se e os nossos adversarios são eximios nas escolhas. Melhor do que o elogio de P.Costa a Pedro Proeça só o anuncio da contratação de Jaló e a noticia do Publico com fotos "nazis" nos corredores dos nossos balnearios. O que irão colocar mais no dia de amanhã?
    4- Não nos intimidam. Temos de estar (e não entrar) à Rinauldo durante os 90'. não podemos dar a ideia de que estamos ou podemos vir a estar adormecidos. Temos gente de valia, de garra e que pode muito bem ganhar o jogo.
    Domingos só precisará de lhes incutir a sua experiencia de ganhador porque cabeça e pés têm eles. A ver vamos mas uma enorme alegria seria a nossa vitoria para que toda aquela gente jovem podesse sentir que a seguir á curva dificil estará um percurso que poderá levar à chegada vitoriosa.

    ResponderEliminar
  3. Caro Paulo Reixa,

    Os clubes mais pequenos já começam a ter algum medo cénico de virem a Alvalade. É preciso que o Porto e o Benfica comecem a perceber também que Alvalade é um pesadelo.

    SL

    ResponderEliminar
  4. Caro A. Trindade,

    Grande e inspirador poema para amanhã.

    SL

    ResponderEliminar
  5. Caro Fernando Sousa,

    Pode ser que o jogo de amanhã seja como um que realizámos há muitos anos nas Antas. Era treinador na altura o Octávio Machado. Há anos que lá não ganhávamos. Ganhámos 2 a 1. O primeiro golo foi do Beto na sequência de um canto. O segundo foi do Pedro Barbosa depois de uma biqueirada do Pedrosa do nosso meio campo para a área do Porto. O De Wilde ainda deu uma frangada para tornar a coisa mais emocionante.

    Foi assim que se quebou um tabú. As Antas deixaram de ser o que foram.

    O futuro parce uma repetição do passado. Até que num determinado momento, as coisas mudam e o futuro passa-se a construir de outra forma, com base num outro passado.

    SL

    ResponderEliminar