sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Um certo sabor a sangue

Ser seleccionador nacional não é tarefa fácil. É o único que persegue o seu interesse próprio, tendo que convencer ao mesmo tempo os jogadores do contrário, isto é, que estão a jogar em defesa dos superiores interesses da nação e, mesmo, deles próprios. A ele pagam-lhe; aos jogadores, para além de uns trocos, a pátria agradece.

Enquanto os jogadores são novos e têm grandes aspirações e desejos de conquista, esta patranha ainda pode pegar. Quando já têm uma certa idade e estão mais próximos do fim da carreira, percebem o logro em que estão metidos.

É preciso compreender este contexto para se perceber a reacção do Ricardo Carvalho. Ninguém, no seu juízo perfeito, admite que as coisas foram tão simples como nos querem fazer crer: o Ricardo Carvalho sabendo que não ia ser titular decidiu pura e simplesmente vir-se embora sem dar explicações a ninguém. Até pode ser assim, mas é assim com muita conversa (ou falta dela) pelo meio. Que o Ricardo Carvalho tem culpas, disso também ninguém tem dúvidas. Só que esta explicação, por si só, é curta. Até porque na hierarquia de uma equipa de futebol, os treinadores e jogadores não estão ao mesmo nível.

O que mete alguma confusão é a conferência de imprensa onde o Paulo Bento foi explicando toda esta trapalhada com especial deleite, não percebendo que é o único que persegue o seu interesse próprio e que, ainda para mais, está a envolver directamente o clube e o treinador que lhe cedem os quatro, agora três, principais jogadores. Quando perder, porque todos acabam por perder, este caso vai-o assombrar.

Os problemas deste tipo não se resolvem; evitam-se. Estive sempre do lado do Paulo Bento quando estes episódios se sucederam no Sporting. Mas começam a ser casos a mais e nos mais diversos contextos. Dá ideia que promove estes conflitos e o extremar de posições para afirmar a sua autoridade.

(Declaração de interesses: O Ricardo Carvalho é o melhor central português de sempre. Ainda é hoje, para mim, o melhor central do Mundo)

18 comentários:

  1. Atenção que o Ricardo de Carvalho, apesar de ter todo aquele ar de quem não faz mal a ninguém, não é virgem neste tipo de situações:

    "José Mourinho não apreciou as declarações de Ricardo Carvalho, publicadas ontem em “A Bola”, que causaram profundo mal-estar em todos os sectores do Chelsea.

    Mourinho, contactado por Record, não quis alongar-se nos comentários aos lamentos do central português do Chelsea e apenas observou: “Ricardo Carvalho trabalha comigo há quatro anos e não me compreende? Bom, então temos que testar o seu quociente de inteligência”.

    Recorde-se que Ricardo Carvalho manifestou o seu desagrado por não ser actualmente primeira opção no Chelsea. “Não dá para compreender (…) É totalmente incompreensível o que me está a acontecer”, afirmou o jogador, que estranha o facto de Mourinho ter dito que “teria de esperar por uma oportunidade para jogar nesta temporada”. Ricardo recusa ser terceira opção mas lembrou nunca ter tido vida fácil com Mourinho. Recordou que tinha estatuto de titular (com Octávio Machado) quando Mourinho chegou ao FC Porto e que “só com o tempo fui recuperando a confiança e acabei em grande”."

    Uma atitude estupida de um jogador em conjunto com um treinador que nunca soube gerir conflitos, dá numa derrota.... para todos nós.

    ResponderEliminar
  2. Caro NPR,

    Estou de acordo consigo. Não desculpo o Ricardo Carvalho. Agora o Paulo Bento está lá para evitar estes problemas e é pago para isso.

    A diferença entre ele e o José Mourinho é que, depois de tudo isso, o Ricardo Carvalho é titular no Real Madrid. A grandeza dos líderes vê-se aí.

    SL

    ResponderEliminar
  3. "Evitar esse tipo de conflitos", as in "o Ricardo Carvalho tem que jogar sempre"?

    Não.

    Eu sempre apoiei as posições de Paulo Bento no Sporting, por achar que os jogadores jogam, os treinadores escolhem a tática e os jogadores e os agentes dos jogadores a falarem pelos jogadores que nem sempre são hábeis a fazê-lo ou a pensar.

    E não os agentes a escolher quem joga, os jogadores a falar e o treinador calado, como por vezes alguns gostavam que acontecesse.

    Neste caso, Paulo Bento escolhe os que acha que devem jogar, ponto final. Ricardo Carvalho está velho, mas devia ter conferenciado com o agente e retirado da selecção tranquilamente, ponto final.

    Lançar o ónus da má atitude do jogador sobre Paulo Bento parece-me um erro. É um homem fácil de atacar desde os tempos do Sporting, porque numa indústria de cobardes, lombrigas escorregadias e sem espinha dorsal, tipo os presidentes, da Federação a alguns clubes, os jornalistas que querem é casos, e por vezes dão as notícias com interesses por trás, quem tem tomates para aparecer é o homem do risco ao meio. Ele não se esconde nem abandona, não rejeita culpas quando perde. Quando ganha, são os jogadores.

    É um homem que admiro. Mas já sei que não tem a imprensa do professor de ginástica, por exemplo...

    ResponderEliminar
  4. Caro Valdemar,

    Até estava de acordo com tudo o que disse se não fosse a conferência de imprensa de ontem. Estar quase uma hora a falar do assunto e a atacar o jogador não é infelicidade é ausência de sentido de liderança. Mais, vi-o fazer isso de forma prazenteira e com grande deleite.

    Como é que os outros jogadores vão encarar isto? Quando meterem uma argolada, porque todos metem, incluivé o Paulo Bento, vão merecer o mesmo tratamento? Se não tiram garndes vantagens da ida à selecção faz sentido continuar a virem e a jogar?

    A um líder não basta ter razão. Neste caso, deve evitar até ter razão.

    SL

    ResponderEliminar
  5. Ser selecionador é difícil porque se tem todos contra e ninguém a favor. Basicamente esta é que é a realidade!
    Aos 32/33 anos já custa andar a treinar e viajar de um lado para o outro. Principalmente quando não se é titular onde não se ganha dinheiro.
    Esta é para mim a principal razão!

    Sou sportinguista e sei bem o que ia acontecer se ele em vez de um passado ou presente azul ou vermelho, tivesse tido um passado ou presente verde. Há outros exemplos disso.
    Queria ver o que diriam os adeptos se no porto o Otamendi fizesse isso, ou o Luisão no benfica ou o Polga no Sporting.

    A qualidade não trás tratamento diferenciado. Esta é a minha opinião.

    ResponderEliminar
  6. Caro xapac,

    Goste-se ou não do personagem, o Scolari reuniu um largo consenso.

    O que eu digo é não que não se compreende a história. Mais, o Paulo Bento é pago para evitar também estas histórias. Não sei se o Ricardo Carvalho quis ter tramento diferenciado e em que termos o quis ter. Há várias maneiras de dizer a um jogador que não é titular.

    Depois não se percebe o gosto em se estar cerca de uma hora a malhar num jogador na véspera d um jogo decisivo. Se há uma questão de indisciplina, esta é para ser reolvida por outros e não por ele.

    Começo a achar que o Paulo Bento tem demasiado gosto em se envolver nestas situações. Nestas situações ninguém sai a ganhar.

    SL

    ResponderEliminar
  7. Amigo, há vídeos do treino da manhã desse dia, em que o ambiente estava fantástico.
    À tarde, o Paulo Bento distribuiu os coletes pelos jogadores e Ricardo Carvalho viu que não ia ser titular e aconteceu o que todos sabemos. O jogador é "useiro e vezeiro" neste tipo de atitudes, até com Mourinho. O que querias que Paulo Bento fizesse?!... Como poderia evitar a situação?!...
    Depois Paulo Bento remeteu-se ao silêncio. Não meteu prego nem estopa e foi para Chipre, onde, na conferência de imprensa, se limitou a responder às perguntas dos jornalistas. Durou uma hora a conferência?!... Pois durou, mas que culpa tem Paulo Bento da infeliz incompetência dos jornalistas portugueses, que passaram uma hora a "abrir a ferida" e dois ou três minutos a perspectivar o jogo?!...
    Respeito a tua opinião, naturalmente, mas não sou capaz de colocar o ónus da culpa em Paulo Bento. O único culpado de tudo isto é Ricardo Carvalho, que armado em virgem ofendida e com as costas quentes de uma fortuna de milhôes que ganhou à custa do futebol, se esqueceu de ser humilde e respeitador.
    Só tenho pena que tenhamos os dirigentes federativos que temos actualmente. De outra maneira, a participação disciplinar junta da FIFA já estaria elaborada e entregue e o Real talvez ficasse sem central durante uma série de meses.
    Paulo Bento, sabemos todos nós sportinguistas, tem uma criação de ódios de estimação lá em casa. É um facto, que aceito, por ser verdade. Mas neste particular caso, não será sério inverter os papeis. Por muito superficial que seja a inversão...
    SL

    ResponderEliminar
  8. Caro Álamo,

    Não tenho dúvidas sobre as responsabilidades do Ricardo Carvalho. Agora o que considero é que estas coisas se evitam. O Paulo Bento também é pago para as evitar. Aliás, este foi o tipo de problemas que o Queiroz nunca soube resolver. Goste-se ou não do Scolari, com ele elas não aconteceram ou não tiveram este impacto.

    Há várias maneiras e vários "timings" de dizer a um jogador que não vai ser titular. Mais uma vez, compete ao treinador saber lidar com estas situações. É que depois de eleas acontecerem não têm remédio. Causam sempre dano.

    Quanto à conferência de imprensa, só tens em parte razão. O Paulo Bento prontificou-se a estar ali horas a falar sobre o mesmo assunto. Até achei que o fez com particular prazer. Foi mesmo o assessor de imprensa da FPF que teve que acabar com aquela conversa, coisa que o Paulo Bento podia ter feito a partir da primeira resposta.

    Quanto à FPF, já sabemos que dali não sai nada. Se sair um processo disciplinar vão ter o Real Madrid e o Mourinho à perna. Atendedendo que a selecção depende mais do Real Madrid do que qualquer outro clube, talvez tivesse sido inteligente, como disse, que esta situação tivesse sido evitada.

    SL

    ResponderEliminar
  9. Consigo adivinhar sem custo que a malta que viu deleite no seleccionador por ter perdido um dos melhores defesas centrais do mundo horas antes do jogo,

    não são do Sporting.

    Porque se fosse um ex-treinador do Porto ou Benfica, talvez já não vissem deleite.

    Se eu for funcionário de uma empresa, e me mandarem trabalhar num projecto que tem que ficar pronto daí a horas, se eu não me apetecer e me for embora sem justificação e deixar a equipa de trabalho,

    não me parece que tenha que levar a mal se quando forem pedir referências minhas ao patrão, este diga umas verdades e uns desafabos acerca da minha falha como profissional...

    ResponderEliminar
  10. Caro Valdemar,

    As coisas são mais complicadas do que afirma e os seu argumentos são revertíveis.

    Eu, em nenhum momento, isentei de responsabilidades do Ricardo Carvalho. O que considero é que um dirigente, que é o caso do Paulo Bento, tem que evitar estes problemas.

    Se estiver a dirigir uma equipa, como acontece tantas vezes na nossa vida profissional, se um trabalhador se recusar a trabalhar num projecto que tem que ser concluido com urgência, não tenha dúvidas que o primeiro a ser responsabilizado é o dirigente. Depois, o trabalhador também o será. Mas o dirigente é o primeiro a ser responsabilizado. Mais, se esse tipo de situações se repetir, tenho muitas dúvidas que um dirigente possa manter o seu lugar.

    Por outro lado e também andamos todos nesta vida há muitos anos, imagine o que é um dirigente falar mal de um seu trabalhador em público durante quase uma hora. Também não auguro grande futuro a quem o faça. Quem o faz, simplesmente, não serve.

    Isto nada tem a ver com o Benfica, Sporting ou o Porto. Tem a ver com opiniões. Sem esta conversa do Porto, do Benfica ou do Sporting, como é evidente, respeito a sua.

    SL

    ResponderEliminar
  11. Rui,

    também respeito a sua, ou não estaria aqui a dar-me ao trabalho.

    Não estou a tentar converter ninguém. Estou a colocar a minha impressão acerca do assunto.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  12. Caro Valdemar,

    Vamos então aproveitar outra oportunidade para divergirmos democraticamente. É que eu próprio já não consigo ouvir tanta gente na televisão a falar do Ricardo Carvalho. Ganhámos 4-0 e ninguém fala de outra coisa.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  13. No Sporting os jogadores eram conflituosos. Já o tinham sido antes, e foram-no novamente. Eram os senhores Stojkovic e Vukcevic, não é difícil esquecer.

    Sempre admirei o Paulo Bento, desde que jogava no Guimarães, e conhecendo o carácter dele não é difícil perceber que ele faça "finca-pé" em algumas situações. Ele sempre foi um profissional exemplar ao longo da sua carreira. Sempre cumpriu com tudo o que lhe era pedido, jogava sempre com uma precisão e dedicação notáveis, e nunca levantou ondas. Mesmo quando o Rochemback o relegou para o banco, nunca se lhe ouviu uma crítica ou uma boca.

    Posto isto, é perfeitamente normal e compreensível que exija dos jogadores a mesma dedicação e profissionalismo. E um jogador ser suplente nunca é motivo para protestos, nunca! Se é bom profissional, se não é egoísta nem quer desestabilizar o balneário, acata a opção do treinador, porque ele não é mais que os outros.
    Um jogador que tem atitudes destas, obviamente gera desconfiança por parte do treinador, pois qualquer treinador gosta de saber que conta com os jogadores que tem em campo E no banco.

    Mas pronto, o Paulo Bento é um personagem suis generis, no qual é muito fácil "malhar". Mas já provou que, apesar de teimoso, não é orgulhoso e sabe voltar atrás: ele voltou a convocar o Varela e o Carlos Martins, com quem tinha tido problemas.
    É profissional, e exige essa mesma dedicação dos jogadores. Não vejo onde é que isto é mau.

    ResponderEliminar
  14. Caro Mus,

    Também não vejo nenhum mal nisso. Muito pelo contrário. O que não compreendo é a necessidade de estar a desancar num jogador que cometeu um erro durante uma hora numa conferência de imprensa. Mais, também não percebo que ele não compreenda que não está ao mesmo nível dos jogadores. A resposta aos jogadores não pode ser efectuada nos mesmos termos deles.

    Exige-se-lhe mais. Exige-se-lhe que evite estas situações e que não venha, ainda para mais, alimentá-las em público. É que parece que gosta.

    Estive quase sempre de acordo com a sua atitude no Sporting. Mas mesmo no Sporting também errou. O Stojkovic é um anormal e todos sabemos isso. O que nunca compreendi foi a crítica dele quando do golo contra o Porto. Em vez de o defender e atacar o árbitro, mais um videirinho do costume, veio fazer exactamente o contrário.

    Ele, como o Ricardo Carvalho e todos nós, erramos. A pose de impoluto a partir de certa altura enjoa.

    ResponderEliminar
  15. Percebo esse ponto de vista, apesar de não concordar com ele.

    E o Ricardo Carvalho, com esta entrevista ridícula, ainda se veio enterrar mais, na minha opinião. Aquela do mercenário foi completamente descabida, porque acho que se ele se retractasse, ainda teria hipóteses de regressar.

    ResponderEliminar
  16. Caro Mus,

    Agora estamos ao nível do esgoto. A entrevista, ainda por cima encomendada, foi um nojo. Quando se começa a descer o nível, nunca mais se pára. Pelos vistos, o Paulo Bento prepara-se para lhe responder também.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  17. Boa noite.

    Sendo a primeira vez que vejo este blog, aproveito para deixar a minha opinião:
    - ainda não se sabia porque motivo o Ricardo Carvalho tinha abandonado o estágio e eu pensei imediatamente que poderia ser por motivos de ser suplente. Não é difícil, um jogador que treina e joga com os melhores do mundo e que é titular das melhores equipas do mundo há quase uma década, sendo um dos melhores na actualidade, nunca poderia encarar ser suplente de modo normal. É natural que as rotinas psicológicas de ser titular entre os melhores lhe tornassem mais difícil a aceitaçao do facto de ser preterido por outros na selecção. Esta é a tolerância que dou a Ricardo Carvalho. Mas o Ricardo Carvalho fez uma coisa muito má: insatisfeito com a sua situação, abandonou o estágio e não disse nada a ninguém, quando apareceram notícias dele foi por intermédio de um comunicado!!! Isto não acontece nem nas distritais...
    Pode-se dizer que o paulo Bento, afim de evitar esta situação, podia tê-lo chamado à parte e avisado que ia ser suplente, seria até um gesto compreensível do treinador, mas ele não é obrigado a tal, e fazer isso por Ricardo Carvalho poderia ser considerado tratamento preferencial pelos outros suplentes e originar outros focos de desestabilização...
    O deleite ou satisfação com que Paulo Bento comenta a situação só pode ser o de alguém que apenas fez o seu trabalho e a quem não podem ser assacadas quaisquer tipo de culpas no cartório. O Ricardo Carvalho fez a cama em que se deita e só a ele se pode responsabilizar. Se o Paulo Bento estivesse na história com algum espírito de "vendetta", jamais apelaria para que o castigo se cumprisse apenas na Selecção, desbloqueando a utilização do jogador no Real.
    E a última entrevista do Ricardo Carvalho destrói a imagem de um jogador que se tinha como inatacável.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  18. Caro Joel Ferreira,

    Dou-lhe grande parte de razão. Vistas em prespectiva, as flahas do ricardo Carvlho são muito mais graves do que as do Paulo Bento.

    Agora, para mim, o Paulo Bento não é o Prof. Queiroz. Isto com o Prof. Queiroz era mato. Esperava mais dele e esperava mais dele porque o apreciei sempre muito. Um bom líder trata toda a gente de forma justa, que não é a mesma coisa que tratar todos por igual. Um líder trata de maneira diferente o que é diferente e, sobretudo, evita que estas coisas aconteçam. Quando elas acontecem, a primeira coisa que deve perguntar é de que forma o poderia ter evitado. Não fica bem com a sua consciência considerando que o outro errou e, portanto, o problema não é dele mas de quem errou.

    ResponderEliminar