quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Há pessoas que não devem ser contrariadas

Nada me descansa mais do que ir ao Flávio ao fim do jantar ler a imprensa diária. Leio sempre o Diário do Minho e o Correio do Minho. Afinal, sempre vivo em Braga, embora ainda me custe a acreditar. Quando estou muito cansado, às vezes, também leio “A Bola”. Ontem foi um dia desses.

Sousa Tavares afirma que o Sporting ganhou ao Paços de Ferreira, ao Zurique, ao Rio Ave e ao Setúbal por sorte. Sendo assim, pergunta-se, legitimamente (segundo ele), o que acontecerá ao Sporting quando deixar de ter sorte. Há pessoas que em certas circunstâncias não devem ser contrariadas. Ainda hoje a minha mãe afirma que sempre fui muito estudioso. Nunca lhe disse a verdade, para ela não me ver com os olhos que nunca me viu. É melhor assim, para os dois.

Cruz dos Santos também é daqueles que não devem ser contrariados. Afirma que o Cardozo viu bem o amarelo porque “esperneou, tal como o Fucile”. Espernear é um verbo a que não recorro muito, mas vou ter que o usar mais vezes. Pelos vistos, as tecnicidades do futebol assim o obrigam.

Fui ao dicionário ler o seu significado. Significa o mesmo que “agitar muito as pernas” ou “pernear”. De “pernear” é que não me lembrava de todo. Continuei a pesquisa no dicionário. Pernear é o mesmo que “mover violentamente as pernas, saltar ou dar pulos”. Assim, o Cardozo “agitou muito as pernas”, “moveu violentamente as pernas”, “saltou” ou “pulou”. Como “agitar muito as pernas”, “saltar” ou pular” não são motivo de falta, então, o Cruz dos Santos considera que o Cardozo “moveu violentamente as pernas”. Ora, foi mais ou menos isso que vi também. Não percebo é porque conclui pelo amarelo.

A situação do Fucile é mais intrigante. O que vi foi o Fucile a levar as mãos à cabeça. Quanto muito, poderá ter esbracejado; esperneado é que não.

15 comentários:

  1. só para deixar a nota que não é o único sportinguista em braga

    ResponderEliminar
  2. Eu gostava de perguntar (legitimamente) ao Sousa Tavares o que é que acontecerá ao Porto quando, um dia, tiver que jogar com as mesmas regras que os outros (nem todos, mas a maioria).

    ResponderEliminar
  3. O Sousa Tavares adopta propositamente um tom de escrita polémico para captar as atenções.

    Da mesma forma que um escritor talentoso, brilha pela forma inteligente como escreve e nos deixa agarrado a um livro, Sousa Tavares mantém-nos interessados devido á nossa natureza "mesquinha" constantemente fascinada pelas discussões, pelas atitudes arrogantes de desprezar o próximo.

    Foi esse o campo escolhido pelo MST, e temos que admitir, é um dos melhores na area.

    ResponderEliminar
  4. O Sousa Tavares tem umas palas de tamanho suficiente pra forrar a ponte do infante (Sportinguista no Porto, sim) como tal, o que ele diz tem de ser levado com alguma compreensão.

    ResponderEliminar
  5. A baixesa vende.
    E curiosamente é o estilo adoptado pela maior parte dos comentadeiros alinhados com o poder do norte, vide por exemplo Manuel Serrão. A única excepção de que me lembro agora é o Miguel Guedes, que aposta mais num estilo réptil e manipulador, mas baixo apenas a um nível intelectual.

    ResponderEliminar
  6. Pinto da Costa queria muito perder com o Zenith. Diz ele que era para devolver a emotividade à Liga portuguesa!...
    Porque se há-de contrariar o homem ?!...
    SL

    ResponderEliminar
  7. Caro Luís,

    Ainda bem. É que não somos muitos.

    SL

    ResponderEliminar
  8. Caro Cantinho do Morais,

    Acho que o Zenith lhe deu a resposta.

    SL

    ResponderEliminar
  9. Caro NPR,

    O Miguel Sousa Tavares é um grande jornalista e escreve excelentes crónicas políticas. Os livros de viagens já são um pouco deprimentes. Os romances são medíocres. As crónicas de futebol são uma chatice. Ninguém consegue ler aquilo do princípio ao fim. Leio umas coisas soltas para apanhar uma ou outra afirmação para a partir delas escrever estes disparates.

    Mas repito, é um grande jornalista e escrve excelentes crónicas políticas. Admiro-o muito por isso, mas só por isso. Como sempre, opiniões não se discutem

    SL

    ResponderEliminar
  10. Marcos "Isaac" Sousa,

    De facto não lembra a ninguém dizer que ganhámos os últimos quatro jogos por sorte.

    SL

    ResponderEliminar
  11. reflexivoleonino,

    Colocá-lo ao nível do Manuel Serrão diz tudo. Porque de facto é verdade e manifestamente, como se costuma dizer, não havia necessidade.

    SL

    ResponderEliminar
  12. Caro Álamo,

    Não só queria perder com o Zenith como o Zenith lhes queria ganhar. Como se costuma dizer, juntou-se a fome com a vontade de comer e vieram de lá com três no bucho.

    SL

    ResponderEliminar
  13. Sou outro sportinguista de Braga, sendo que nado e criado na cidade e, porque a conheço melhor, digo-lhe que não somos assim tão poucos. Estava cá quando o Sporting foi campeão em 2000?

    Domingo há um almoço de sportinguistas no Sameiro, já está esgotado, cerca de 300, ao que julgo saber. Vou tentar passar por lá para ver o ambiente. Apareça tb!

    Saudações leoninas e parabéns pelo blog,

    GS

    ResponderEliminar
  14. Caro Rui Monteiro,

    Desde já o convido para vir a Guimarães no domingo. Com oportunidade de acompanhar o Pedro Varela, do Bancada de Leão.
    Que tal? :)

    ResponderEliminar
  15. Quando o MST fizer declarações sem bafo a whisky, talvez me mereça alguma atenção. Até lá, continua a ser um personagem que, trocado por merda, daria prejuízo.
    A única vez que gostei de o ouvir foi quando se engalfinhou com a Moura Guedes, hehehe!

    ResponderEliminar