segunda-feira, 19 de setembro de 2011

À bruta

Quando cheguei ao Flávio já estávamos a ganhar dois a zero. Ainda fui a tempo de ver um fora-de-jogo mal marcado ao Wolfswinkel, que partia isolado para a baliza. Depois voltámos ao costume: o meio-campo a dar baldas sobre baldas. Ninguém pressiona, ninguém defende. Os extremos encostam-se às laterais quando perdemos a bola e fica um campo de ninguém onde o adversário anda com a bola como quer.

Como o Rio Ave também não dava uma para a caixa, acabei por ler todos os jornais e revistas disponíveis. Li “A Bola”, o “Diário de Notícias”, o “Correio do Minho”, o “Diário do Minho”, a “Nova Gente”, a TV Mais” e a “TV 7 Dias”. Fiquei bastante esclarecido quanto à imprensa escrita portuguesa.

Na segunda parte, saí deste torpor pelas piores razões. O João Pereira, em mais uma balda, perdeu a bola e o Patrício deu um frango. Aliás, o Patrício esteve numa tremedeira permanente. Deve ser dos livres indirectos e do parvalhão do Domingos, que, em vez de efectuar as críticas que tem de fazer em privado, vem-nas fazer para as conferências de imprensa. Para a comédia se transformar em farsa, levámos o dois a dois, em mais uma jogada em que a nossa ala direita, o João Pereira aditivado pelo Pereirinha, estava a dormir.

Depois foi o que se viu. Quem não tinha percebido a utilidade do Onyewu, deve ter ficado esclarecido. Em situações desesperadas, os jogos ganham-se à bruta; não se ganham com meninos e boas intenções.

Em conclusão, se a máquina de calcular não me atraiçoa, estamos a cinco pontos do Benfica e do Porto. Se ganharmos o próximo jogo, ficamos a menos pontos ainda do Benfica, do Porto ou de ambos. Tal como ao Mark Twain, também me parece que as notícias sobre a nossa morte são manifestamente exageradas.

19 comentários:

  1. ...ainda estou demasiado trémulo para comentar, talvez lá para sexta-feira!

    ResponderEliminar
  2. 'Tal como ao Mark Twain, também me parece que as notícias sobre a nossa morte são manifestamente exageradas' - dixit

    - é por estas e por outras stikadas que aqui volto recorrentemente ;)
    Grande Abraço Rui

    ResponderEliminar
  3. Muito Bom! Só não percebi porque não existiu uma referência ao penteado do Kelvin.

    ResponderEliminar
  4. Essa é que é essa, estamos a 5 pontos , não é bom, mas recuperamos pontos.

    Aí vão 8 golos sem Postiga !!!

    E a jogar sem banco á altura.

    ResponderEliminar
  5. Caro anónimo,

    Eu não fico trémulo. Dá-me uma fúria que só me aptece ir lá dentro dar um par de estalos no João Pereira e no Pererinha.

    SL

    ResponderEliminar
  6. Caro joaomiguel,

    Como se dizia quando era miúdo, ganhámos com uma certa "mija". Mas o que interessa é que ganhámos e estamos mais próximo dos outros. Não confundir o acessório com o essencial.

    SL

    ResponderEliminar
  7. Caro LGLM,

    Nós já tivemos o Djaló. Percebemos o que os outros sofrem. Somos solidários.

    SL

    ResponderEliminar
  8. Paulo Reixa,

    Essa é que é essa. Agora não podemos continuar a dar baldas sobre baldas. Os extremos têm que ser mais agressivos na saída de bola do adversário e o meio-campo tem que pressionar mais. Acrecsnte-se que não podem ser só o Onyewu e o Rinaudo a darem pau. Têm que ser todos. Alguns parecem meninas.

    SL

    ResponderEliminar
  9. E finalmente temos um ponta de lança que se preocupa em pelo menos tentar pôr a bola na baliza. Não raras foram as vezes em que vem fazer o apoio e entrega logo a um lateral ou ao extremo, correndo de imediato para a área onde é suposto estar para finalizar. Pormenores...

    ResponderEliminar
  10. Caro João,

    Já somos pelo menos dois a ver o óbvio. Acho que mais gente começa a perceber isto. Com tanto comentador a dizer que o Postiga é que era óptimo, porque tinha umas movimentações marivalhosas, e que isso dos pontas-de-lança marcarem golos estava fora de moda, a malta precisa de mais algum tempo para voltar ao normal.

    SL

    ResponderEliminar
  11. Acho que ganhamos bem. Não era preciso sofrer. Quando é que os jogadores percebem isso? Depois do empate vimos que carregando um bocado no pedal a diferença era abismal.Fomos rapidamente dar a volta ao resultado. Tinha de ser feito e foi.
    O Sporting não pode cometer os mesmos erros defensivos. O que se estará a passar com Rui Patricio? Até nas reposições de bola esteve mal. É altura para se falar a serio com o rapaz e po-lo a treinar no duro com os pés.
    O Sporting como qualquer equipe quando quer comandar o jogo tem de ter posse de bola. E o mal depois da meia hora foi que os jogadores (mais os do meio campo) decidiram desistir da posse de bola. Bem sei que é fisicamente mais dificil porque tecnica há para dar e vender e não está ai o problema. É preciso maior capacidade fisica e para isso há que dar atenção a essa componente no treino . O Sporting quando abranda parece cansado. Ainda é cedo para isso. Vem aí muita competição . Por isso não se pode abrandar mesmo que canse. O meio campo tem de ter o Elias a funcionar. Logo que ele falha é o que se vê. Izmailov vai fazer muita falta mas rapidamente é preciso procurar alternativa.
    Vem aí mais jogos importantes e queremos ver a equipa em crescendo (e não em agonia e sofrimento) porque precisamos rapidamente de esquecer os erros do passado mais recente.
    Queremos rapidamente muitas e mais alegrias.

    ResponderEliminar
  12. Já vi por aqui mts comentarios a não reconhecer o obvio, o n/ GR fora da baliza não dá uma para a caixa, dps da limpeza quase completa que foi feita, algo deverá ser feito na baliza, ate pq um GR que raramente desfaz cruzamentos não ajuda em nada a defesa a ganhar confiança e automatismos.

    De qq modo mesmo com este GR temos um onze base mt razoavel pena é que não tenhamos no "banco" já nem digo bons suplentes mas sim craques como o Duarte Gomis ou Ruy Sylva ou Vasco Santis

    Abraço

    ResponderEliminar
  13. Ganhamos com todo o merecimento, num jogo em que não era necessário sofrer tanto, tal a diferença de valores.

    Uma equipa grande a ganhar 2-0, tem que saber circular a bola, pautar os ritmos de jogo, algo que nunca aconteceu, reflexo da falta de entrosamento que só virá com tempo e paciencia.

    Mais preocupante para mim, são as incompreensíveis falhas de concentração em momentos críticos. Neste jogo foi o João Pereira e o Rui Patricio.

    Finalmente uma palavara para o Onyewu. Um excelente golo, conseguido não só pela altura, mas também pela forma muito inteligente como atacou a bola e se impulsionou. Não apaga no entanto aquela imagem de lentidão exasperante, bem patente no lance em que levou amarelo.

    ResponderEliminar
  14. Caro Fernando Sousa,

    Os erros em minha opinião são mais da atitute defensiva da equipa, sobretudo do meio-campo,do que propriamente da defesa. Para se ter posse de bola é preciso também pressionar o adversário e recuperar a bola rapidamente. Sem isso também não há posse de bola.

    SL

    ResponderEliminar
  15. Caro Anónimo,

    Não estou muito certo do que diz. O Patrício esta época, que já vai longa, tem culpa num golo, que foi o de ontem. O Artur e o Helton já mandaram pelos menos uma frangada cada um.

    Ontem, de facto, parceu-me muito nervoso, sobretudo nos lances com os pés. Agora, fizeram sobre ele uma pressão imensa, inclusivamente o próprio treinador que, em público, em vez de o defender veio-o criticar também.

    SL

    ResponderEliminar
  16. Caro NPR,

    O Onyewu não é um génio. Aliás, como diz é de uma lentidão exasperante. Agora, deixámo-nos de bandalheiras nos lances de bola parada. Ao primeiro poste é tudo dele. Aliás, já ninguém se atrve sequer a lá ir disputar a bola com ele. Nos cantos do outro lado, viu-se a utilidade. Há quanto tempo, mas há quanto tempo mesmo, não marcávamos um golo assim?

    Com excepção de uma ou outra equipa, os jogos do nosso campeonato perdem-se ou ganham-se nas bolas paradas.

    SL

    ResponderEliminar
  17. Estimado Rui

    Não estou a julgar o Rui Patricio por um golo ou outro. Nada disso, qq bom GR falha e por vezes em momentos dificeis.

    A minha observação vai no sentido e esteja atento aos jogos de que raramente sai a cruzamentos e quando saí falha imenso, e tal como já referiu em posts anteriores, os lances de bola parada, que muitas vezes originam cruzamentos, decidem cada vez mais. Esta é na minha optica uma importante deficiencia no jogo do Rui e só contribui para a falta de confiança dos centrais ...

    Entre postes, apesar do erro de ontem, estou convencido que o Rui é dos melhores GR do mundo, para ser completo tem de trabalhar e muito as saidas, este problema como é obvio não é só desta época já na anterior esta deficiencia era gritante e mesmo assim pudemos afirmar que o RP foi dos melhores no ano passado, com o plantel que tinhamos, também não seria muito dificil obter esta distinçao.

    Numa outra analise, de treinador de bancada que sou, parece-me que alguns jogadores não estão "ainda, espero" adequados ao sistema do treinador.

    Vejamos os defesas laterais pensam que são extremos, a compensação nas subidas normalmente apenas é feita pelo trinco que apesar de excelente, joga por limitações proprias do seu futebol, ja visiveis no inicio de época, num espaço muito curto, isto sem colocar em causa o seu valor que é muito, talvez não seja um trinco de raiz...

    Sempre que isto acontece aparece uma auto-estrado no meio que é aproveitada pelo adversario que normalmente só para quando esbarra no enorme Capitão America.

    Por outro lado, quando o Rinaudo não consegue ocorrer as todas as compensações laterais, sobra para o centrais que todos sabemos não são rapidos.

    No meio de todo isto o que sobra, o Elias e o Schaars defenderem mais, retirando alguma capacidade ofensiva e obrigando a que as linhas estejam mais proximas, talvez ... é um problema para o Treinador resolver mas para mim é obvio que com o esquema actual muita coisa terá de mudar, senão o problema de ontem e de outros jogos vai continuar, marcamos muito mas tb sofremos muito ..

    Parabens por este excelente espaço de opinião

    Antonio Alves

    ResponderEliminar
  18. há quanto tempo não tinhamos um central que partisse a tromba ao avançado adversário e ainda mandasse uma cornada lá para dentro no mesmo jogo?
    bem haja ao ogushi!
    espero ansiosamente pelo aguiar para compor aquele meio campo, para ajudar a dar pau nos outros!
    como diz o rui monteiro ainda temos muita menina na equipa, começando pelo pereirinha que parece aqueles putos em idade de começar a bater punhetas...

    ResponderEliminar
  19. So para complementar a minha apreciação ao Patricio, faz-me muito lembrar o conhecidissimo Julio Iglesias aqui da terrinha, era um verdadeiro terror ouvi-lo a gritar com voz de Tenor TOOOOUUUUUU e tava, tava a bola dentro da baliza.

    Cupts
    A Alves

    ResponderEliminar