terça-feira, 27 de outubro de 2020

Para não esquecer

Há coisas que é importante dizê-las antes que passe a oportunidade e não se aproveite para aprender alguma coisa. No Sporting, Jorge Jesus foi a pior contratação de sempre. Não nos lembrávamos mas ele, ontem, recordou-nos. Numa conferência de imprensa, como treinador principal da equipa de futebol, decidiu participar na campanha eleitoral para os órgãos sociais do Benfica. Fê-lo com o apoiante mais fanático da atual direção, de forma desembestada e destratando um adepto e sócio do Benfica. Destratou-o não só como adepto e sócio mas também na qualidade de jogador e profissional de futebol, como se essa qualidade estivesse em causa (o Bernardo Silva foi, repito, foi jogador do Benfica e não, não foi jogador deste ou de qualquer outro presidente do Benfica). 

Não sei se o Bernardo Silva tem ou não razão, nem me interessa. Não é essa razão que defendo. O que defendo é o seu direito a exprimi-la com liberdade sem ameaças e revelações de um qualquer funcionário de uma instituição associativa com estatuto de utilidade pública da qual ele é adepto ou sócio. Estas coisas precisam de ser bem explicadas para ver se se percebe. Admitamos que um cidadão, um deputado, um político da oposição faz uma crítica política ao atual ou de outro qualquer governo. Acharíamos normal que um Diretor-geral do Estado português nas instalações do seu serviço e do Estado português fizesse uma intervenção naquele tom e com aquele conteúdo em resposta a essa crítica? Como as coisas vão, um dia também acharemos normal que as democracias e o estado de direito democrático funcionem assim, sobretudo quando se tem uma imprensa que não cumpre a sua função e também acha tudo normal. 

A revelação de conversas diz-nos mais de quem as revela do que das conversas propriamente ditas. A calhandrice esconde sempre o contexto da conversa e esse contexto é fundamental para se compreender plenamente o que foi dito. Naquela altura, Jorge Jesus era o treinador principal da equipa do Benfica e Bernardo Silva um ex-júnior recém-chegado à equipa sénior. A assimetria de poder, pela idade e pela hierarquia, permite-nos perceber a inverosimilhança se não da conversa pelo menos do seu tom. A conversa decorreu naquele tom? Num género “quero ser titular ou vou-me embora ganhar mais dinheiro”? A conversa também revela bem as legítimas opções do Jorge Jesus. Entre o Sálvio daquele presente e o Bernardo Silva do futuro naquele momento e do atual presente, um dos melhores jogadores do mundo, preferiu o Sálvio. Estamos conversados quanto ao perfil de treinador e à sua capacidade para trabalhar com a formação dos clubes por onde passa. 

No Sporting, não foi diferente. Considerou-se sempre maior do que o clube que devia servir e era pago e bem pago para servir, como se nos estivesse a fazer um favor; e sim, também participou na campanha eleitoral. Para aqueles que criticam a atual equipa e o Rúben Amorim, relembro a equipa titular da malfadada última época: Rui Patrício, Piccini, Mathieu, Coates, Fábio Coentrão, William Carvalho, Battaglia, Bruno Fernandes, Gelson Martins, Acuña e Bas Dost; todos internacionais pelas seleções dos seus países. Uma equipa que se arrastou durante uma época, sem honra nem glória, jogando um futebol empastelado, sofrível, que desabou com estrondo no famoso jogo contra o Marítimo da última jornada, levando quase à refundação do nosso clube. 

22 comentários:

  1. Rui Monteiro.
    Excelente texto.Quando o Bruno de Carvalho contratou este sujeito para o Sporting, levei as mãos à cabeça. É um treinador que faz excelentes performances na primeira época e depois, caso não haja reforços, as equipas estouram.Lembro-me de ele ser treinador do Felgueiras, clube que na primeira volta chegou a estar no primeiro lugar e, na segunda, volta desceu de divisão...com os mesmos jogadores.
    Aconteceu no Braga, no Guimarães, no Sporting. No benfica não aconteceu por duas razões: o investimento constante com o apoio do Jorge Mendes e o caso dos padres dos emails.
    Aliás, o problema do benfica com a ida dele para o Sporting, foi o medo dele em divulgar as falcatruas daquele clube. Lembra-se da história do computador?
    E ele sabia que no primeiro ano que andou pelo Sporting ganhou o campeonato. Porque não denunciou? E a história do jantar com o presidente do benfica antes do jogo como Sporting?
    Concluindo:o maior erro do Bruno de Carvalho foi a contratação deste sujeito.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Já aqui escrevei sobre isso. O maior erro de longe, mas de muito longe de Bruno de Carvalho foi a contratação de Jorge Jesus. Uma das maiores desgraças do Sporting foi a contratação do Jorge Jesus e a sucessão dos factos e ocorrências demonstram-no. Não estou a dizer que é culpado de nada. Estou a dizer que ele foi o elemento central à volta do qual se construiu uma tempestade perfeita. Não tenho dúvidas que, na última época depois do jogo contra o Braga, os jogadores já tinham atirado a toalha ao chão e não acreditavam mais no treinador. Veio a seguir o jogo de Madrid e foi uma sucessão de disparates do Bruno de Carvalho, que o devia ter despedido logo ali.

      Um abraço

      Eliminar
  2. Todo o discurso de Jesus neste caso é lamentável, como é lamentável que mais um vez Vieira mande alguém falar por ele.

    Bernardo Silva até pode ter feito o que foi relatado, não porque foi mal-agradecido, mas porque estava bem a ver que enquanto Jesus estivesse ao leme, dificilmente seria aposta. Assim de cor, nos 10 anos em que treinou Sporting e Benfica, só me lembro de 2 jogadores da formação que tenham sido efectivamente apostas regulares dele: André Gomes e Gelson Martins.

    Ele que se gaba muito dos jogadores que faz evoluir, esquece-se que na grande maioria da vezes os vai buscar já jogadores feitos, por largos milhões de euros, com especial predilecção por Sul-americanos e da Europa de Leste, e especial repúdio por jogadores da formação( "Têm de nascer 10 vezes").

    E também viu que Luís Filipe Vieira, que já na altura como agora, gostava todos os anos de gabar os "craques" da Academia do Seixal tanto como gostava de os vender rapidamente aos clubes do costume, pelos preços do costume, também não ia fazer grande finca-pé para que o Bernardo ficasse e fosse aposta. Se calhar até fez um grande finca-pé para que ele fosse para o Mónaco, pelo 15 milhões da praxe.

    Que estas 2 aves raras tenham vindo criticar o Bernardo Silva, que a meu ver é o melhor jogador da formação do Benfica desde Rui Costa, que é educado, bem-formado, que que se vê que ama pelo seu clube do coração( coisa que estes 2 não podem dizer), acusando-o de ingrato, é de uma hipocrisia tão grande que nem dá para quantificar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Vítor Hugo Vieira,

      As pessoas confundem-se com as instituições. O Jorge Jesus acha que é o Benfica. O Filipe Vieira acha ainda mais. Nenhum deles enxerga sequer que o clube é dos sócios e que numa associação vigora uma democracia: há os que são a favor e há os que são contra. São tão legítimos uns como outros. O Bernardo Silva é um adepto e sócio do Benfica. Não é sócio e adepto do Jorge Jesus ou do Filipe Vieira. Nessa sua qualidade, tem direito a emitir as opiniões que entender sobre a atual direcção sem com isso cometer qualquer delito ou merecer o tratamento que lhe foi dado como jogador de futebol.

      SL

      Eliminar
  3. Caro Rui,

    JJ está algures a caminho entre o Zé Povinho e o Conselheiro Acácio ( Eça de Queirós, "Primo Basílio"). Trata-se, portanto, de uma lateralização evolutiva. Bem portuguesa, todavia.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Gabriel,

      O Jorge Jesus é um cromo da bola. A maior parte dos treinadores e jogadores nunca deixaram de ser cromos. Dantes colavam-se nas cadernetas, agora aparecem nas televisões. Mas de uma forma ou de outra nuca deixam de ser cromos. Como cromos que são, trocam-se uns pelos outros.

      Abraço

      Eliminar
  4. JJ revelou-se uma entidade algures entre o cavalo de tróia e o icebergue do Titanic. Direta e indirectamente, muito do que se passou (e dos que se passaram) e deu origem à sucessão de acontecimentos que nos trouxe até às estritezas dos dias que correm, foi por sua responsabilidade. O BdC pensou que tinha ido buscar asas para voar, acabou agrilhoado a uma bola de ferro que o levou ao fundo. Mas é preciso que se diga: a maioria de nós, tal como o então presidente, só percebeu depois.

    O Bernardo Silva? Grande jogador! O que diz vale o que vale, enquanto não for connosco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Tem razão. Esgrimi argumento idêntico numa resposta atrás. ainda escrevi uma coisa ou outra nessa altura. Mas, a nós, adeptos, cumpre-nos confiar, acreditar. Para nós, o futebol não é racionalidade. Para a racionalidade temos o resto da vida. Que tudo girou à volta dele e de Bruno de Carvalho, não tenho a mais pequena dúvida.

      SL

      Eliminar
  5. O pior sim ! E um dos grandes ( senão o maior) responsáveis pela debandada de jogadores do nosso clube a seguir a Alcochete. Venenoso, conflituoso, e rancoroso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Basta nos lembrarmos que foi ele que trouxe de novo o Otávio Machado de novo e está tudo dito!

      SL

      Eliminar
  6. A pior contratação de sempre? O único treinador com quem estivemos próximos de ser campeões nos últimos 15 anos? Que conseguiu valorizar a sério jogadores nossos? Num clube que nos últimos 10 anos teve no banco cromos como Paulo Sério, Vercautern, Domingos, Marcel Keizer ou Silas ou que pagou 10 milhões por um tipo com meia dúzia de jogos na primeira divisão? Por causa de uma troca de bocas de campanha? A sério?!

    Jesus tem os seus defeitos. Mas, bolas, foi, com o Leonardo Jardim, o único treinador a sério que tivemos em muito tempo! E, ao contrário do Leonardo, não cavou daqui logo que pôde....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro Pedro,

      Confunde propaganda com realidade. Nos últimos quinze anos, o técnico que mais títulos conquistou, que melhores classificações obteve, que mais vezes classificou o Sporting para a Liga dos Campeões e que mais próximo esteve de ser campeão chama-se Paulo Bento. Também não quer comparar o salário do Jorge Jesus com o salário do Leonardo Jardim no Sporting, por não?!

      Que não se lembre de nada disto, revela muito do que faz o excesso de exposição à propaganda.

      SL

      Eliminar
  7. O mal foi BdC, pensar que estava a dar uma bicada a SLB. E é verdade que eles acusaram o toque. Mas, ao contratá-lo colou o seu destino ao dele. Ambos saíram do Sporting. Depois de muitos milhões estourados em jogadores bons, pagos principescamente - assim como o treinador - e dezenas de jogadores contratados quase todos flopes. Foi um fartote, foram muitos, mas muitos mesmos, milhões gastos inutilmente, pois o resultado final, foi zero campeonatos.

    O (E)Vidente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      É (e)vidente. O BdC fez fuga em frente depois de toda a controvérsia ao longo da época com o Marco Silva ao longo da época e da vitória na Taça de Portugal. Para o despedir, precisava de um nome que mobilasse os adeptos e fizesse esquecer Marco Silva. Conseguiu o que queria. Fez esquecer o Marco Silva. O dano colateral é nunca mais nos esquecermos dele e do Jorge Jesus.

      SL

      Eliminar
  8. JJ não gosta da formação, gosta de "jogadores feitos". O que se passa hoje no Sporting: Matheus Nunes, Quaresma, TT e sobretudo Nuno Mendes(sublinho), com JJ era impossível. Nunca percebeu que a Academia que formou 10 jogadores Campeões Europeus é a joia da coroa. E é sócio do Sporting!

    João Balaia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,

      O Jorge Jesus vive para si. Ganhou o dinheiro que quis. Pediu e deram-lhe os jogadores que quis. Entregou uma mão cheia de nada de resultados. E saiu tranquilamente como se nada tivesse que ver com ele. Quanto à formação, nem vale a pena falar.

      SL

      Eliminar
  9. Caro Rui,

    É mesmo para não esquecer. Há dirigentes e funcionários dos clubes que se pensam maiores do que os próprios clubes e que com isso pensam que podem desrespeitar os sócios e adeptos, que são no fundo o maior ativo de qualquer clube. Neste caso aconteceu no clube vizinho, mas já aconteceu no passado no nosso clube, e infelizmente continua a acontecer.

    Vejo nos comentários que se revisitou o tema Jorge Jesus no Sporting. Penso que Jorge Jesus é um bom treinador. O Sporting precisava de treinador e não critico a opção. O que critico é ter deixado que o treinador 'moldasse' o modelo do clube à sua abordagem. Não funcionou. Quanto mais tempo ele lá ficasse pior funcionava. Não funciona. Já tínhamos visto o cheque e a vassoura de Duque e Godinho Lopes. Vimos a revolução milionário do Jorge Jesus. O ADN do Sporting é ser um clube formador. É isso que os sócios e adeptos querem. E são eles que mandam, não o treinador ou presidente, por muito que assim possa parecer.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,

      O modelo Jorge Jesus não ia funcionar nunca. O modelo Jorge Jesus funciona no Benfica onde o dinheiro roda como se não houvesse amanhã e onde existe colinho. Sem colinho, o Jorge Jesus ganha bola. Saiu o Jorge Jesus e o Rui Vitória veio a seguir e ganhou e o Lage logo a seguir e ganhou também. Como nos bons velhos tempos do PdC, mesmo que contratasse o treinador errado porque lhes trocava o nome ganhava sempre.

      SL

      Eliminar
  10. O JJ é o que sempre foi: um pavão sem noção.
    Só que agora é um pavão com uma Libertadores (troféu brutalmente sobre-avaliado pela nossa "imprensa"), um presidente que armou um circo com a sua contratação e uma série de tipos na TV que passam o tempo a bajular um gajo que, de si , já tem enormes problemas de autoconfiança. Para acabar em beleza tem um presidente que terá que lhe satisfazer os caprichos e rivais enfraquecidos.

    A situação é perfeita para um crescimento descontrolado da bazófia que, em condições normais, já atinge níveis estratosfericos.

    Outro PAOK virá. O Karma não lhe tem perdoado.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Na Libertadores jogou contra uma única equipa em condições e foi na final. Um milagre permitiu-lhe ganhar o jogo nos dois minutos finais sem saber como. O campeonato brasileiro é de rir. É ver um jogo e ver que os jogadores não estão preparados fisicamente, não fazem a mínima ideia do que andam a fazer em campo. Joga-se melhor na nossa segunda divisão. O Jorge Jesus na Europa, mesmo em Portugal que se joga como se joga, sem colinho ganha bola.

      SL

      Eliminar