quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Mais é mais e não menos

Anda-se a jogar um género de campeonato de jogos-treino de seleções. Nesse campeonato do Mundo e da Europa, em particular, após o jogo contra a Croácia, afirmava-se que a seleção nacional era mais do que o Cristiano Ronaldo. Contra a Suécia, ontem, tive a oportunidade de o confirmar. Vi o Cristiano Ronaldo e vi mais uns tantos: mais dez pelas minhas contas. Sim, é verdade, a seleção nacional é mais do que o Cristiano Ronaldo enquanto o Cristiano Ronaldo estiver na seleção nacional. 


[No primeiro golo, o António Tadeia concluiu que o remate do Cristiano Ronaldo não tinha sido nem especialmente bem colocado nem especialmente forte. Foi evidente o seu desfastio na marcação desse golo e do seguinte. Imagino-o a falar consigo próprio: “Vou só por a bola lá dentro e mais nada: nem com especial precisão, nem com especial força. Quando até o Félix marca um golo, isto passou a ser para qualquer um e não dá pica nenhuma!”]. 

11 comentários:

  1. Caro Rui,

    A teimosia do Ronaldo em mostrar a toda a gente que é, de longe, o melhor jogador Português de sempre começa a enervar (talvez até o melhor jogador de sempre). Também notei esse brilhante comentário, só não sabia quem era o artista dos comentários. Só faltou dizer que foi um frango.

    Vai haver uma seleção antes e uma depois do Ronaldo. Tal como houve um ManUtd antes e um depois, um Real Madrid antes e um depois. Com Ronaldo tudo é diferente. Independentemente dos outros 10 que lá andarem, pode ganhar-se a qualquer equipa.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,

      O Cristiano Ronaldo insiste e uma certa imprensa não desiste. À viva força tem de arranjar outro herói, desvalorizando o único herói nacional que dispomos. O Cristiano Ronaldo também tem o defeito de contrariar as narrativas do futebolês nacional sobre transições ofensivas e defensivas, blocos baixos e alto, posse de bola, esquecendo-se que no futebol o que conta são os golos. Confundem o instrumental com o objetivo, o estratégico com o tático.

      O Cristiano Ronaldo é um jogador fenomenal e faz aquilo que mais ninguém faz ou fez: excelência na finalização. Veja-se o segundo golo de ontem. Antes, tinha havido três bolas naquela posição rematadas para lugar nenhum. O Cristiano Ronaldo teve uma bola idêntica e explicou como é que se faz.

      SL

      Eliminar
  2. Melhores goleadores da selecção:
    1º Eusébio - 41
    2º Félix - 1
    3º Cristiano Ronaldo - 101
    4º Pauleta - 47
    5º Figo - 32
    6º Nuno Gomes - 32
    Menção honrosa para aquele rapaz, o novo coiso, futuro tri-bola de ouro, o das rastas. Agora esquece-me o nome. Ex-aequo com o Felix, ali.
    (recordo aquele puto gordo que um dia invadiu o campo para abraçar este último, tendo um CR7 em campo. É como ter a Gisele Bundchen ao lado e dar um beijinho na Maria Leal.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Não se ofende gratuitamente a Maria Leal. A comparação deve ser outra e envolver um perdigueiro, por exemplo.

      SL

      Eliminar
  3. Vá lá que o foi feita justiça: o Eusébio em primeiro, depois o Felix e o tal das rastas, Pauleta, Figo, Nuno Gomes e lá para o fundo da tabela o CR7, mais nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      A finalizar, o Félix consegue ser pior do que o Postiga ou o Nuno Gomes. E sim, não tenho grande opinião sobre qualquer um deles.

      SL

      Eliminar
  4. Caro Rui Monteiro:
    Parafraseando Lenine: o benfiquismo é a doença infantil do portugusismo.
    Deu-me um gozo extraordinário ao comparar os comentários do das televisões a começar por aqueles Tadeias, Borges e companhia do Canal um, de Sábado à noite com o de Terça Feira à noite. Um deles ( acho que foi o David Borges), não podendo desdizer o que disse da célebre selecção do João Félix contra a Croácia, dizendo que a selecção jogava melhor sem o Ronaldo, para vir dizer o contrário no final do jogo da da Suécia. E afirmava " estou bipolar ". Isso mesmo. Gente bipolar. O problema é que para além do Covid temos de ter de aturar esta gente e ter pagar por cima.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro:

      "O benfiquismo é a doença infantil do portuguesismo". O que gostava de ter dito isto. Merece um "post".

      Abraço,

      Eliminar
  5. O melhor jogador português de todos os tempos e provavelmente o melhor do mundo de sempre (consultem as estatísticas) fará mais falta à selecção com 40 anos do que Félix agora.
    Quando Ronaldo acabar, voltaremos aos tempos de Eusébio (sem ser culpa dele, visto ser um excelente jogador em Portugal) que é sermos apurados para competições internacionais de 20 em vinte anos, e ganhar uma prova europeia de selecções nem daqui a 100 anos!
    Sl
    O (e)vidente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      P Cristiano Ronaldo é tão, mas tão grande que tudo tem permitido na Federação Portuguesa de Futebol. Os treinadores mudam e os resultados continuam a acontecer. O Fernando Santos um treinador assim-assim até já é considerado o melhor do Mundo.

      SL

      Eliminar
  6. Fernando Santos não é burro, disse: CR7 joga....até de canadianas.
    Um jogador manter-se no TOP durante 15 anos enerva até a Madona, a Mama Mia, a Mama tua. Até o David Borges, O mourinho e o prof Queiroz.

    Cristiano Ronaldo percebeu desde muito cedo que futebol é bola lá dentro e trabalhou sempre com essa finalidade, já em idade júnior tinha sempre a baliza na mira, mesmo no tempo dos rodriguinhos.
    Pelé disse recentemente : CR7 é o maior concretizador de todos os tempos.
    SL

    João Balaia

    ResponderEliminar