quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Academia, sempre!

O Silas tem algo de Fernando Santos. Não tem tudo, ainda não determina completamente o seu destino e, com ele, o destino do mundo. Mas as suas ações estão recheadas de intenções subliminares, têm um propósito, mesmo que o ultrapasse, resultando de combinações có(s)micas. Quem criticou a tática e a constituição da equipa contra o Lask, que vá buscar a pedra de volta para a arremessar aos seus próprios telhados de vidro. Contra o Santa Clara, tínhamos uma final e, como qualquer final, o que importava era ganhar. Ganhámos com direito a brinde, com goleada e nota artística. 

Nunca sabemos se o que vemos resulta de intenção do treinador e da equipa ou da nossa propensão para encontrar racionalidade, mesmo, no acaso. Vamos admitir a primeira possibilidade porque se as coisas acontecem devem ter uma boa razão para acontecer. A melhoria da qualidade de jogo deve-se, finalmente, à projeção ofensiva dos dois laterais. Para esse efeito, a substituição do Borja pelo Acuña e a do Rosier pelo Ristovski foram fundamentais. Para assegurar adequada cobertura da zona central e dobra dos laterais, o Doumbia e, especialmente, o Wendell jogaram mais recuados. O recuo e a compensação do Doumbia permitiam ainda que o Mathieu avançasse e se encostasse mais do lado esquerdo, servindo de apoio ao Acuña e participando na construção do ataque. 

Pela primeira vez esta época, o Sporting dispôs de toda a largura de campo para atacar, obrigando a defesa e o meio-campo do Santa Clara a bascular para um e outro lado permanentemente. A possibilidade de atacar com os laterais deixou também a zona central mais descongestionada, embora o Bolasie e o Vietto fizessem movimentos interiores e, assim, garantissem mais presença na área no momento de meter a bola para a molhada. A jogar desta forma, sentimos falta do Bas Dost. O Bolasie e o Luiz Phellype fizeram o que puderam, mas não são a mesma coisa. 

Aproxima-se janeiro, o mês de todos os perigos. É evitar fazer asneiras e, para isso, o melhor é não fazer nada. É preferível não contratar ninguém, sobretudo para não se ter de vender os poucos que sabem jogar à bola, como o Acuña, o Bruno Fernandes ou o Coates. Bom, bom, seria vermo-nos livres de uns tantos, como o Borja, o Fernando, o Jesé ou o Ilori. A Academia sempre resolve o resto quando é preciso.

17 comentários:

  1. Com melhores(ou menos maus)jogadores, a prestação da equipa só podia melhorar. Claro que, com tantas decepções, desde que a época começou, fica difícil de acreditar que a táctica de Silas resultou ou que foi tudo um acaso. Com uma vitória de 4-0 tem que se dar o benefício da dúvida a Silas. Bem, há coisas que mudaram claramente pois o Bolasie continuou a falhar golos de frente para a baliza mas já marcou de costas. O Coates continuou a fazer cortes de alto risco mas não fez penalties nem marcou na própria baliza. No entanto há coisas que não mudam já que Jesé e Eduardo continuam a ser eles mesmos. Imagino que a Direcção vá fazer algumas contratações em Janeiro e tentar acertar, desta vez mas, como diz o Rui Monteiro deveria dar-se guia de marcha a alguns dos jogadores do plantel, não aqueles que sabem jogar á bola, mas aqueles que se atrapalham com a bola e só lá estão a tapar a oprtunidade aos da Academia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que se acredite que uma coisa quando está muito mal só pode melhorar. Acredito que se acredite nisso mas não acredito nisso. Por exemplo, não acredito que a actual direcção, desta vez e contra o seu normal, tenha um bambúrrio e acerte em eventuais novas contratações. Nem eu nem ninguém!

      Eliminar
    2. Meus caros,

      Há um fenómeno estatístico, se assim se pode chamar, que é inelutável: a convergência para a média. É aquela coisa popular do "Não há mal que sempre dure, nem bem que se não acabe".

      Pela experiência, não acredito que vamos acertar nas eventuais contratações de janeiro. Para além disso, contratar pressupõe vender também, pois não há dinheiro para tudo. Na dúvida, prefiro que deixem estar como está, procurem ver-se livres de uns tantos e promovam alguns emprestados e da Academia.

      SL

      Eliminar
  2. Rui Monteiro sempre! Para pior ...já basta assim! A Janela de Janeiro devia servir para arejar. SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado meu caro. Em janeiro é estar quietinho. De preferência que se recambiem uns tantos. A sua expressão é genial: a janela de janeiro só para arejar.

      SL

      Eliminar
  3. Deveria haver um estatuto no Sporting, que qualquer transferência acima de 2 milhões de euros, teria que passar por um escrutinio apertado onde se teria que justificar a mais valia do novo reforço face aquilo que o Sporting já tem nos seus quadros ou em Alcochete.
    Ir buscar um Borja, de tudo semelhante a um Lumor que já nos tinha 2.5Meuros sem quase ter oportunidade de jogar.
    Ir buscar o Eduardo por 3Meuros, quando para a posição já tinhamos M.Oliveira e Misic que juntos nos custaram 5M, já para nem falar no Bragança
    etc etc etc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando o Borja começou a jogar no Sporting, pareceu um reforço mas talvez por comparação com Jefferson. Agora que este se foi, já todos percebemos que o Borja é fraquinho. A contratação de Eduardo é incompreensível. Há muito tempo que não se contratava um jogador tão medíocre, talvez ao nível de Douglas, o defesa central, que JJ tanto quiz. Quem contratou estes e outros que por lá andam, ou se enganou ou foi enganado. Vai dar ao mesmo, é incompetente.

      Eliminar
    2. Meus caros,

      Há contratações incompreensíveis. Contratamos jogadores medianos. Quando percebemos quão medianos são, contratamos outros que o não são menos. O ciclo autoalimenta-se, formando um ciclo vicioso com a acumulação de despesas com salários e aumento do endividamento. Não se compreende a contratação do Borja, mas, manifestamente, o que não se compreende de todo é a contratação do Eduardo. Gostava de saber se foi elaborado algum relatório técnico que justificasse a sua contratação e, se foi, quais foram as análises efetuadas.

      SL

      Eliminar
  4. Caro Rui Monteiro,

    Desculpe o pedido por aqui, mas não encontro mail do blog a partir do qual o poderia fazer sem estardalhaço na zona de comentários. Seria possível facultar-me um endereço de mail para o contactar?

    Obrigado

    ResponderEliminar
  5. Dificilmente haverá compras em Janeiro. Não há "caroço". Silas ja disse que vão subir alguns dos sub 23.
    A Academia resolveu no tempo de Paulo Bento. Matheus Nunes, Pedro Mendes e Rodrigo vão estar na A em Janeiro.
    Comprar só se for o Cristiano Ronaldo(grande golo hoje, de cabeça , subindo ao 3º andar).

    João Balaia

    ResponderEliminar
  6. Caro João Balaia,

    O problema é se se lembram de vender alguém para irem às compras. De vez em quando, volta a conversa da venda do Acuña, do Coates ou do Bruno Fernandes.

    No tempo do Paulo Bento Fizeram-se autênticos milagres. No mínimo, devíamos ter vencido um campeonato. Eram os tempos da fruta e não foi possível. Custa-me que nem sempre se reconheça esse trabalho de Paulo Bento.

    SL

    ResponderEliminar
  7. Paulo Bento foi quatro vezes à Liga dos Campeões, coisa pouca, diziam na altura!
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim. Mas Paulo Bento beneficiou muito de o Benfica ser uma anedota nessa altura, o que fazia com que só tivesse de ser minimamente competente para assegurar o 2º lugar.

      Além disso, fosse o Benfica e não o Porto o crónico 1º nessa altura, Paulo Bento não duraria uma época. Aliás, bastaram alguns meses de regresso do Benfica 1º lugar (o 1º ano de JJ) para o Paulo Bento ir de vela.

      Eliminar
  8. Permita-me que o felicite pelas suas brilhantes crónicas, alusivas ao nosso Sporting, as quais nunca perco e com as quais estou quase sempre de acordo.
    Boas Festas e Saudações leininas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado meu caro.
      Feliz Natal para si e para os seus.
      Um abraço

      Eliminar
  9. Caro Rui,

    Parabéns por este e muitos outros artigos ao longo de 2019. Escrevi pouco por aqui mas fui sempre lendo os excelentes posts que aqui vão aparecendo.

    Não sei se foi por isso mas o Pai Natal brindou-me com poucas prendas. Depois de ler este post, tarde a más horas, percebi que isso pode ser bom, e só fiquei com pena que ele não tivesse levado alguns tarecos lá de casa. Agora para o Sporting é desejar o mesmo: poucas prendas e que leve algum do entulho...

    Saudações leoninas e votos de um excelente 2020! Seguramente não será difícil continuar a falar do Sporting, mais mal que bem!

    ResponderEliminar
  10. Caro João,

    Este espaço também é seu e está sempre à sua espera. Um excelente ano de 2020 para si. Quanto ao nosso Sporting, a ver vamos, como diz o cego.

    Um abraço
    Rui Monteiro

    ResponderEliminar